8 dicas para criar filhos responsáveis

organização

Na onda do tema desta semana – as tarefas – encontrei estas dicas que achei bastante interessantes e que queria partilhar convosco. Independentemente de termos um, dois ou quatro filhos, as tarefas são importantes não só para ajudar em casa, mas para transmitir os valores de entreajuda e de responsabilidade nos nossos filhos.

Aqui estão as 8 dicas para criar filhos responsáveis:

  1. Seja o modelo
  2. Peça que todos participem das tarefas do lar
  3. Ensine o seu filho a cuidar do que é dele
  4. Mostre que é importante cuidar do que é de todos
  5. Saiba quais as tarefas para cada idade
  6. Não faça pelo seu filho o que é tarefa dele
  7. Converse com o seu filho e estabeleça regras
  8. Prefira elogiar as atitudes do que as características natas

Creio que naturalmente temos seguido algumas destas dicas. Mas isto não é tarefa fácil. Haverá sempre dias piores, birras e gritos, mas no fim, o importante é que eles percebam agora e mais tarde – quando forem adultos, quando entrarem no mercado de trabalho, quando tiverem a sua própria família – a importância de terem valores fortes que os orientem na vida e os ajudem a serem felizes.

Gosto de pensar que estou a contribuir para tornar os meus filhos em pessoas com princípios fortes como o respeito, a humildade, a coragem, a gratidão, a lealdade, o amor ao próximo, o espírito de entreajuda, a confiança, a bondade, a perseverança, e tantos outros. Sem medos, porque não somos perfeitos. Pelo menos ficar descansada de saber que fiz o meu melhor.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply