6 coisas que devemos sempre fazer para manter a nossa casa em ordem

Li recentemente este artigo na Saber Viver de maio e queria partilhar as 6 tarefas básicas que deveríamos fazer diariamente para não chegar ao fim-de-semana com a casa de pernas para o ar. Pessoalmente já faço quase todas, e por achar que muita delas são regras de ouro da arrumação caseira, aqui vão elas.

  1. Faça a cama – Uma cama arrumada faz o quarto parecer em ordem e será menos provável que deixa outras coisas como roupas e documentos fora de lugar. Esta é a minha regra de ouro. Talvez algo que aprendi com a minha mãe e que não dispenso. Pelo menos nos dias que a empregada não vai a casa. E os miúdos também. Ninguém vai pra escola sem fazer a cama.
  2. Gira a desarrumação – Sempre que sair de uma assolhada certifique-se de que não deixou nada fora de lugar. Colocar as coisas nos locais onde pertencem e insistir que todos na família façam o mesmo evita acumulações desnecessárias e desarrumação. Muito fácil que aconteça lá em casa com tanta gente e principalmente com as crianças. Mas não há nada como ensinar desde pequeninos a colocar as coisas no lugar certo.
  3. Organize a correspondência – Abra, leia e organize a correspondência assim que a recebe. Evitará que assuntos importantes deixem de receber a atenção adequada – vencimentos de contas, aviso, promoções. Deite for e recicle tudo o que não interessar. Isto é pra mim obrigatório. Não há nada pior que acumular papel na mesa da entrada, e deixar passar coisas importantes porque não se leu um aviso. Para além de abrir logo o que chega, e que verdade seja dita, já é pouco graças às faturas digitais, tudo o que é importante fica em destaque no hall de entrada ou no calendário familiar.
  4. Limpe à medida que for cozinhando – Enquanto prepara uma refeição vá lavando os utensílios em vez de acumular pratos e panelas no lava louças. Este é um ponto que tenho de trabalhar, pois tenho a tendência de acumular tudo para depois arrumar no fim.
  5. Remova as manchas enquanto estão frescas – Manchas e sujidade no fogão, maquilhagem e cabelos na casa de banho, pasta de dentes no espelho: é mais rápido e fácil de limpar se for tudo removido no momento. Para mim isto é essencial se queremos ter a nossa casa limpa sempre: nada como pasta seca no lavatório ou comida seca no fogão para ficarmos logo com a sensação que a casa está suja.
  6. Limpe o chão da cozinha – Ao final do dia, quando terminar de lavar a louça do jantar, varra e limpe o chão da cozinha. Para quem tem crianças como eu, isto é obrigatório. Não há nada que me chateie mais do que migalhas de pão ou restos de comida no chão da cozinha.

Fonte: Saber Viver, maio 2017. Autor: Joana Brito – www.saberviver.pt

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply