Como escolher uma escola

Escolher a Escola para inscrever os nossos filhos pode ser um verdadeiro pesadelo. Ou não. Há cerca de ano e meio passamos por isto quando o nosso mais velho foi para o 1º Ciclo.

Para lhe facilitar a vida, partilho algumas dicas de como pode tornar esta tarefa mais fácil, e não ficar com as eternas dúvidas de se tomou ou não a decisão certa.

  1. Procure com tempo – Apesar de o ano letivo só começar em setembro, comece o mais cedo possível, até porque em alguns casos, existem Escolas com listas de espera. No nosso caso, começamos a procurar em novembro. Tendo em consideração que muitas Escolas abrem logo as inscrições em janeiro, consegue assim garantir a vaga o mais cedo possível.
  2. Defina o que valoriza numa Escola – É importante que defina o que procura numa Escola. Há quem se preocupe com as notas, outros que se preocupam com os horários, outros que só querem saber das instalações. O importante é que tome nota do que realmente valoriza, porque se não se focar nestes pontos, facilmente ficará perdido no processo.
  3. Faça uma “shortlist” – Há muitas opções de Escolas. Depois fazer uma primeira pesquisa, faça uma lista final de no máximo 5 escolas, que numa segunda fase deve ficar reduzida a duas Escolas.
  4. Visite – Não pode deixar de visitar e de conhecer a Escola pessoalmente. Não tome decisões só baseadas nas fotos do site ou em opiniões da internet. Fale com professores, fale com os diretores, conheça o projeto e veja com os seus próprios olhos o local onde possivelmente irá inscrever o seu filho.
  5. Avalie e Compare – é fundamental que depois de fazer a visita faça uma avaliação final de todas as Escolas. No nosso caso optamos por utilizar um Excel divididos em 3 partes: na primeira parte avaliávamos cada Escola de 1 a 4 em 6 parâmetros diferentes, na segunda parte fizemos uma avaliação e comparação de todos os custos, e por último, também olhamos para o ranking escolar como indicativo de performance escolar.
  6. Não ignore o seu instinto – por último, pode fazer todas as listas, fazer todas as perguntas e visitar 50 Escolas, mas se o seu instinto lhe dizer para escolher esta ou aquela, o mais certo é que esteja a tomar a decisão certa. Siga o seu instinto de mãe/pai, porque só nós sabemos o que pode ser melhor para os nossos filhos.

Photo Credit: Canva

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply