6 dicas para ajudar a escolher uma escola

organização kids

Escolher a Escola para os seus filhos pode ser um processo longo e stressante. Quando o nosso mais velho teve de mudar de Escola para começar o 1º ciclo, passamos pelo processo todo, desde a pesquisa, a comparar, a visitar algumas escolas. Atenção que estou a referir-me a escolas privadas.

Caso esteja a passar pelo mesmo e não sabe bem por onde começar ou os passos pelos que deve passar, ficam aqui 6 passos e dicas para dar uma ajuda:

  1. Procure com tempo – Apesar de o ano letivo só começar em setembro, comece a procurar o mais cedo possível, até porque existem Escolas com listas de espera de meses (ou anos!). Nós começamos a procurar em novembro. Sei que foi muito antes, mas muitas Escolas abrem logo as inscrições em janeiro, pelo que se quer garantir a sua vaga, terá de começar o mais cedo possível.
  2. Defina o que valoriza numa Escola – É importante que defina o que procura numa Escola. Seja pelo ranking nacional, ou por causa dos horários, ou até pelas instalações, o importante é que tome nota do que realmente valoriza, porque se não se focar nestes pontos, facilmente se perderá no processo. Ter claro o que procura, vai ajudar muito no ponto seguinte.
  3. Faça uma “shortlist” – Há muitas opções de Escolas. Pode começar falando com amigos ou familiares para procurar algumas referências. Depois faça uma pesquisa online e comece a fazer uma lista de todas as potenciais escolhas. Hoje em dia as Escolas têm bastante informação online, algumas até os preços praticados, o que pode ajudar desde o início a excluir algumas. A minha sugestão é que de todas, fique com uma lista de 5 Escolas finalistas e passe estas 5 para o passo seguinte.
  4. Visite – Não pode deixar de visitar e de conhecer a Escola pessoalmente. Não tome decisões só baseadas nas fotos do site ou em opiniões da internet. Fale com professores, fale com os diretores, conheça o projeto e veja com os seus próprios olhos o local onde possivelmente irá inscrever o seu filho.
  5. Avalie e Compare – Depois de visitar, e juntando à informação que recolheu inicialmente, está na hora de fazer uma avaliação e comprativo. No nosso caso optamos por utilizar um ficheiro simples em Excel para juntar diversa informação e fazer os comprativo.
  6. Não ignore o seu instinto – por último, pode fazer todas as listas, fazer todas as perguntas e visitar 50 Escolas, mas se o seu instinto lhe dizer para escolher esta ou aquela, o mais certo é que esteja a tomar a decisão certa. Siga o seu instinto de mãe/pai, e irá certamente tomar a melhor decisão para o seu filhos e para a sua logística e rotina familiar.

Para dar uma ajuda com este tema, disponibilizo para download gratuito o Excel que utilizamos para avaliar e escolher a Escola atual dos nossos filhos. Este ficheiro já traz uma série de campos pré-preenchidos, para está em formato editável, pelo que pode e deve adaptar aos seus parâmetros. Não se esqueça de consultar os outros downloads ligados à organização kids.

Para fazer download do ficheiro em Excel, basta clicar no botão do lado direito. Não tem a password de acesso? Veja mais abaixo como a pode obter.


6 dicas para ajudar a escolher uma escola

Para fazer download deste documento precisa de uma password que está disponível unicamente para um grupo seleto de seguidores da Comunidade Arrumadinha. Para fazer parte desta Comunidade basta preencher o seguinte formulário:

Caso já faça parte desta Comunidade, mas não se recorda da password, por favor envie-me um e-mail para conxitamariablog@gmail.com

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply