6 dicas para sobreviver ás compras de Natal

organização

Quem não começa a stressar só de pensar em passar horas a fio nos shoppings à procura da prenda ideal para oferecer? Planear e organizar as compras de Natal é um passo fundamental para manter a nossa sanidade e as nossas conta do banco a salvo. Não há nada pior que procurar prendas de última hora e acabar comprando algo caro e sem sentido. Por esse motivo, partilho as minhas dicas para organizar as suas compras de Natal e sobreviver!

  1. Faça uma lista – O primeiro passo é fazer uma lista de todas as pessoas a quem quer oferecer uma prenda: família, amigos, colegas de trabalho, professora do seu filho, etc. É fácil esquecer-se de alguém se não tomar nota. A lista ajuda a organizar a quem, o que, a que preço e onde comprar, e fica como registo ano após ano. Não há nada pior do que não nos lembrarmos o que oferecermos o ano passado e acabar oferecendo a mesma coisa. Se fizerem a lista com tempo, podem aproveitar as promoções de Black Friday e Cyber Monday que antecedem a época de natal. Eu utilizo o Excel ou a aplicação OneNote para fazer as minhas listas. Permite que possa andar sempre com a lista no telemóvel e é mais fácil consultar e atualizar de ano para ano. Se preferir pode fazer num caderno ou numa folha de papel. Ao fim e ao cabo o importante é fazer a lista.
    Nota para quem tem filhos: peça-lhes para fazer uma lista ao Pai Natal! Sempre ajuda 🙂
  2. Estabeleça um orçamento (e cumpra-o!) – É imprescindível que estabeleça o seu orçamento para gastar em prendas. Pode fazer um orçamento total, por prendas.  Evitem utilizar o cartão de crédito, e pague em dinheiro, assim consegue controlar os custos melhor. Ter um orçamento e cumpri-lo pode ser difícil, mas é um passo fundamental para poder controlar os gastos.
  3. Escolha o dia, a hora e o local para fazer as compras –  Depois de fazer a lista já sabe exatamente o que irá comprar e gastar, pelo que o próximo passo é organizar-se para ir às compras. Não espera pela última hora. Agrupe as prendas por loja para ser mais fácil. Provavelmente um shopping é uma boa opção, pois reúne muitas lojas que quer visitar. O objetivo é que não passe horas no shopping. Escolha fazer as compras durante a semana, mas se não for possível, escolha ir bem cedo no fim-de-semana ou às horas mais “tranquilas” como as do almoço e jantar. Quem o fizer online não tem este problema, pois só precisa de reservar tempo para poder estar focado nessa tarefa. Evita filas e andar a perder tempo à procura de um presente que já está esgotado.
  4. Embrulhe os presentes logo depois de os comprar – O ideal é sair da loja com a prenda já embrulhada, mas se isso não acontecer, faço-o assim que chegar a casa. Se não quiser perder muito tempo, aproveite o saco de papel da loja, coloque um laço e já está. Não junte os presentes todos para depois embrulhar.
  5. Atenção às prendas que vão ser enviadas por correio – Se enviar prendas pelo correio não espere pelo último minuto. Faça no máximo até ao início de dezembro. Este mês é crítico (e propenso a atrasos) e corre o risco da sua prenda não chegar a tempo.
  6. Tenha alguns presentes extra – Compre um ou outro presente genérico  – uma garrafa de vinho ou chocolates – que possa facilmente oferecer no caso de ser necessário. Não há nada pior do que não ter nada para oferecer em troca quando alguém nos oferece algo.DICA FINAL: Seja original nas prendas – Não precisa de gastar muito dinheiro em prendas. Pode oferecer prendas mais em conta (sim, podem dar mais trabalho a fazer) mas com mais significado. É conhecida pela sua famosa compota de abóbora e nóz? Faça um boião e ofereça a cada pessoa. Gosta de cozer e a sua especialidade é fazer porta-moedas? Ofereça um. Está com dificuldade em saber o que oferecer às Professoras do seu Filho? Ponha os miúdos a fazer algo criativo, um postal ou um desenho, e acompanhe com bolachas feitas por eles. Não sabe o que oferecer aos seus Colegas de trabalho? Optem por fazer “amigo secreto” com um tema específico – fica mais fácil e em conta! Ideias não faltam e pode tornar a prenda de Natal mais especial do que o “original” cartão presente (ah e evita as filas e o stress de natal no shopping!).

Boa Sorte e Boas Compras!

PhotoCredit: @gatherandfeast

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply