5 dicas para não se atrasar de manhã (ou pelo menos tentar)

Para muitos uma das resoluções de ano novo passa por cumprir horários, ser mais pontual, sair de casa a horas…

Para quem tem crianças pequenas, sabe perfeitamente como é difícil cumprir isto. Ainda mais em dias de escola, que as temos de acordar cedo, vestir ainda meio a dormir e dar-lhes o pequeno-almoço, tudo isto a contrarrelógio, para não nos atrasarmos.

Imaginem cá em casa quando somos os 6 a sair. Pois vou partilhar convosco, que, independentemente de sermos 4 ou 6, conseguimos em 90% das vezes sair a horas de casa. Ou seja, as 7h30 da manhã. Como conseguimos? Aqui vão 5 dicas:

1. Acordar antes dos miúdos – Cá em casa acordamos meia hora mais cedo do que eles. Em meia hora estamos vestidos e prontos para os acordar. Não há nada pior que acordar ao mesmo tempo e ter os miúdos a chamarem-nos ou a interromperem-nos enquanto tentamos colocar maquilhagem ou fazer a barba.

2. Deixar o máximo de tarefas/coisas prontas de véspera para não perder tempo de manhã: O ditado bem diz, não deixes para amanhã o que podes fazer hoje. E neste caso é mesmo isto. Não pode perder tempo de manhã com pequenas tarefas se quer garantir que sai a horas de casa:
Separar a roupa (e acessórios) que vai usar, de véspera – Quantas vezes não lhe aconteceu estar uns 5 a 10 minutos a olhar para o roupeiro sem saber o que escolher para vestir?  Se deixar a roupa separada, demora no máximo 5 minutos a estar pronto. E com tempo, escolhe melhor a roupa e tem tempo de escolher os acessórios 🙂 Este ponto também se aplica às crianças. Temos a sorte dos mais novos usarem farda, pelo que a questão da roupa fica muuuuito mais simplificada. Se tiver crianças que já se vestem sozinhos, deixe a roupa pronta e assim ela só tem de se vestir.
Deixar os lanches ou marmitas preparadas e prontas para levar – O Tiago leva lanche e deixamos pronto de véspera. Os mais velhos levam uma barrita ou uma peça de fruta. Eu normalmente levo lanches para o trabalho e tenho que deixar pronto de véspera: legumes cortados, fruta, bolachas e quando levo almoço, já fica tudo pronto de véspera. De manhã é só tirar do frigorífico e colocar na lancheira.
Tomar banho à noite – Se não se importar de tomar à noite (pois há quem precise de uma chuveirada para acordar) deixa de precisar acordar ainda mais cedo.
Tomar um pequeno almoço simples (mas tomar) – Não vai sair de casa a horas se estiver a espremer laranjas para fazer sumo e a fazer panquecas de raiz. Opte por pequenos almoços mais rápidos (o que não significa menos nutritivos) – cereais, leite, pão, batidos. Houve uma altura que comia papas de aveia e antes de me começar a vestir deixava a fazer na bimby. Quando chegava à cozinha, tinha as papas prontas a comer. Se por ventura estou atrasada, faço um batido de proteína para não sair com o estômago vazio.
Preparar as mochilas da escola ou a mala do trabalho – Isto tem que ficar de véspera tratado e arrumado à porta de casa. Não pode estar à procura do estojo nem do caderno de manhã.
Rever a logística familiar do dia – Para quem tem logísticas familiares complicadas como nós, é imprescindível rever toda a logística familiar na véspera. Saber quem vai levar quem, quem sai a que horas, se é preciso ter almoço pronto, deixar algo a descongelar para o jantar. Tudo organizado para não haver surpresas e evitar discussões logo pela manhã.

3. Deixar tudo à porta de casa – Depois de ter tudo preparado, e para garantir que não fica nada para trás, colocamos tudo à porta de casa. Mochilas da escola, sacos da ginástica, cesto da roupa para passar, computadores, etc. Assim, na hora de sair, o meu marido varre, literalmente, o hall de entrada e põe tudo no carro.

4. Deixar tudo arrumado – Sair de casa cedo e a horas, não significa deixar a casa de pernas para o ar. Tirando os dias que a nossa empregada vem a casa, deixamos sempre as camas feitas e a cozinha minimamente arrumada. Não há nada pior que chegar ao final do dia e ainda ter de estar a arrumar a loiça do pequeno almoço.

5. Encarar a pontualidade como algo sério – Cá em casa cumprimos horários. O respeito pelo tempo de todos é um fundamento familiar. Para mim é impensável que os miúdos cheguem atrasados à Escola e eles sabem disso. Como também sei que se tenho uma reunião e por ventura me atraso, porque apanhei uma acidente, ligo para avisar.

Ufa! E você? Tem alguma dica de como faz para se organizar todos os dias? Partilhe 🙂

Photo Credit: Newgate Clocks

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply