Como ser mais produtivo utilizando listas

Fazer listas pode ser algo muito útil para organizar o nosso dia-a-dia. No entanto, nem sempre sentimos que estamos a fazer progressos. Temos listas a mais: uma lista no frigorífico, outra na mala, outra numa app no telemóvel e outra no escritório. Juntamos assuntos da casa com projetos grandes, objetivos pessoais com objetivos do trabalho. Esquecemos-nos onde apontamos as coisas e os assuntos ficam por tratar ou esquecidos. Vamos juntando papéis e mais papéis e a certa altura já não sabemos qual é a lista certa, que tarefas foram concluídas ou quais as mais importantes.

Para quem como eu sofre do síndrome das listas, ou para quem simplesmente quer organizar-se para despachar assuntos, aqui ficam algumas dicas de como ser mais produtivo utilizando este método tão simples e eficaz: listas. As listas ajudam  a priorizar as coisas mais importantes ajudando-nos a atingir mais rapidamente os nossos objetivos, criam disciplina e poupam tempo, mesmo que inicialmente possa parecer que perdemos tempo a fazer a lista, mais o facto de termos a lista feita pode ajudar a evitar erros ou esquecimentos, que mais tarde vão-nos fazer gastar mais tempo.

Estas 4 dicas, vão ajuda-lo a ser mais produtivo na hora de construir as suas listas:

  1. Escolha o seu método – pode ser em papel, no Excel, ou numa app, o importante é que escolha o método certo para si. Escolha algo que seja simples e efetivo. Se escolheu utilizar uma app no telemóvel, não caia na tentação de apontar noutro sítio qualquer. Corre o risco de se esquecer do que tinha para fazer.
  2. Faça listas pequenas e simples – não faça listas gigantes, caso contrário vai sentir-se completamente desorientado e sem saber por onde começar. 10 a 15 itens na lista são suficientes.
  3. Faça listas diferentes para áreas/temas diferentes – separe os temas para poder encontrar mais foco. Não junte temas de trabalho na lista de supermercado, ficará confuso para si, e corre o risco de se esquecer do que tem para fazer porque não apontado no sítio certo. Faça por exemplo listas para coisas de trabalho, coisas pessoais e tarefas da casa.
  4. Priorize – Agora que construiu uma lista simples e com temas agrupados, está na hora de assinalar as prioridades. Não deixe passar datas importantes porque se esqueceu de dar prioridade a um tema.

Espero que com estas dicas possa tirar o maior partido das listas e se torne mais produtivo.

 

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    a mãe
    21 Março 2018 at 17:01

    Boas dicas, eu sou das que se perdia nas listas, agora uso apenas o google keep. Simples e eficaz e assim anda sempre comigo.

    • Reply
      Cristina Saraiva
      24 Março 2018 at 17:26

      Obrigada! Esse não conheço, tenho usado o one note, porque utilizo também no trabalho, mas é sempre bom ter outras opções! *

    Leave a Reply