6 dicas para começar as suas limpezas de primavera

Esta semana chegou a primavera. Altura perfeita para fazermos grande limpezas na casa, depois do inverno passar. O tempo ainda está um pouco fresco, mas deixo aqui 6 dicas para limpezas de primavera, que podem ir fazendo, mesmo com este tempo ranhoso!

  1. Elabore um plano de limpeza – liste as divisões ou as tarefas, com apontamentos do que é necessário fazer, inclusive pequenos arranjos. Se não tiver capacidade para fazer os arranjos todos, contacte uma empresa ou alguém para os fazer. Ter uma lista do que é preciso arranjar facilita na hora de orçamentar o serviço, assim como nos ajuda a não nos esquecermos da nada.
  2. Antes de começar verifique se tem todos os produtos de limpeza que precisa. Invista em boas luvas para não estragar as suas mãos e as suas unhas. Para ajudar, tenha um cesto para transportar tudo o que precisa. Assim evita ter de voltar atrás para ir buscar algo que se tenha esquecido.
  3. Tenha um método. Pode escolher limpar uma divisão de cada vez ou fazer por grandes temas, por exemplo, limpar as janelas ou lavar almofadas. Escolha o que escolher, mantenha o foco. Não há nada pior que a sensação de trabalho inacabado.  Utilize a lista que fez no início para não se perder e pode ir riscando à medida que for concluindo cada limpeza. Se estabelecer um tempo de limpeza para cada, isto vai ajudar a distribuir as tarefas pelo tempo disponível.
  4. Aproveite bem o tempo. Enquanto a roupa lava ou seca na máquina, aproveite para fazer outra coisa qualquer. Por isso é muito importante haver algum planeamento prévio do que vai arrumar e o que é preciso fazer.
  5. Vai precisar de caixas. Quando começar as arrumações vai precisar de ter 3 caixas à mão. Uma para colocar itens que não pertencem a aquela divisão, e que precisam de ser arrumados noutra. Outra para colocar as coisas que precisam de ser arranjadas. E uma terceira para objetivos que podem ser doados ou oferecidos.
  6. Trabalhe de cima para baixo, e de dentro para fora, para evitar sujar o que acabou de limpar. Por exemplo, limpe o pó antes de aspirar ou de limpar o chão. Assim evita sujar o que acabou de limpar.

    Gostaram destas dicas?

Photo Credit: www.marthastewart.com

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply