6 dicas para começar as suas limpezas de primavera

organização

A primavera é a altura perfeita para fazer grandes limpezas na casa depois do inverno passar. O tempo começa a aquecer, chove menos e dá gosto abrir as janelas para deixar entrar o sol e arejar a casa.

Quer começar a fazer as suas limpeza de primavera mas não sabe por onde começar?

Não se preocupe, aqui estão 6 dicas para que organize as suas limpezas de primavera e não lhe falte nada.

  1. Elabore uma checklist de limpeza. Liste as divisões ou as tarefas, com apontamentos do que é necessário fazer. Pode usar as Checklists que disponibilizo mais abaixo – uma versão com tarefas por divisão da casa e outra em branco para que possa personalizar à sua maneira.
  2. Prepare um cesto com todos os produtos que vai utilizar. Ter todos os produtos num cesto vai facilitar o seu transporte e evita ter de voltar atrás para ir buscar algo que se tenha esquecido. Não se esqueça de incluir um bom par de luvas para proteger as suas mãos e unhas.
  3. Estabeleça um plano. Pode escolher limpar uma divisão de cada vez ou fazer por grandes temas, por exemplo, limpar as janelas ou lavar almofadas. Escolha o que escolher, mantenha o foco. Não há nada pior que a sensação de trabalho inacabado.  Utilize a lista que fez no início para não se perder e pode ir riscando à medida que for concluindo cada limpeza. Se estabelecer um tempo de limpeza para cada, vai ajudar a distribuir as tarefas pelo tempo disponível.
  4. Rentabilize o tempo. Enquanto a roupa lava ou seca na máquina, aproveite para concluir outra tarefa da sua lista. Não há tempo a perder e há tarefas que podem fazer-se ao mesmo tempo. Por isso é tão importante haver algum planeamento.
  5. Vai precisar de 4 caixas. Quando começar as limpezas vai precisar de ter 4 caixas à mão:
    1. Para colocar itens que não pertencem a aquela divisão, e que precisam de ser arrumados noutro sítio ou devolvidos ao dono.
    2. Para objetos que podem ser doados ou oferecidos.
    3. Para colocar as coisas que precisam de ser arranjadas.
    4. Para colocar o lixo.
  6. Limpe de cima para baixo, e de dentro para fora, para evitar sujar o que acabou de limpar. Por exemplo, limpe o pó antes de aspirar ou de limpar o chão. Assim evita sujar o que acabou de limpar.

Para ajudar com esta tarefa, preparei uma Checklist Limpeza de Primavera com tarefas a realizar divisão a divisão da sua casa. Algumas das tarefas podem demorar mais do que um dia, mas não desespere. Faça ao seu ritmo e sinta no final o prazer de ter uma casa limpa e preparada para o verão.


Para fazer download das Checklists, basta clicar no botão de download por baixo de cada imagem. Não tem a password de acesso? Veja mais abaixo como a pode obter.


Para fazer download desta checklist precisa de uma password que está disponível unicamente para um grupo seleto de seguidores da Comunidade Arrumadinha. Para fazer parte desta Comunidade basta preencher o seguinte formulário:

Caso já faça parte desta Comunidade, mas não se recorda da password, por favor envie-me um e-mail para conxitamariablog@gmail.com


You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply