Organize o seu roupeiro para a nova estação

organização

Duas vezes por ano faço a troca da roupa do meu roupeiro. Sim, porque apesar de ter um roupeiro grande, 2 vezes por ano tenho que o ajustar às estações. Aliás, esta é uma das dicas que a Organizadora Profissional Vicky Silverthorn partilha no seu Livro Comece pela Gaveta das Meias, “Guardar roupa que não é usada na estação atual pode duplicar a quantidade de espaço no seu roupeiro. Dobre cuidadosamente todas as peças que estão fora de época e guarde-as em caixas de plástico”.

Hoje partilho algumas das minhas dicas para se organizar na  mudança de roupa de estação:

  1. Pode escolher fazer isto de forma faseada (por exemplo ao longo de uma semana) ou tirar um dia para o fazer. Eu normalmente tiro um dia. Prefiro estar 3 a 4 horas nisso, e deixar o tema despachado do que estar uma semana inteira a ver roupa espalhada por todo o lado. Pense num dia em que possa estar completamente focado nesta tarefa. Quanto mais concentrado estiver, mais rápido a vai concluir.
  2. Antes de começar organize o seu espaço. Eu tenho sempre a cama feita e o quarto arrumado antes de começar a fazer isto para poder aproveitar o espaço disponível. Vai precisar de espaço para dobrar, para separar itens que quer doar, itens que precisam de arranjo, etc. Se começar num espaço desarrumado, vai ser mais complicado manter a ordem quando começar a espalhar a roupa.
  3. Faça por secções. Não tire tudo o que vai guardar cá para fora de uma só vez. Vá por partes. Caso contrário vai ficar completamente perdido na(s) pilha(s) de roupa(s).
  4. Aproveite para fazer escolhas. Separe roupa que já não gosta ou que já não lhe serve. O mesmo se aplica ao contrário, não coloque dentro do seu roupeiro roupa que ficou guardada e que sabe que não vai usar. Dê a roupa a lojas de caridade ou então opte por colocá-las nos contentores específicos para roupa.
  5. Arranje caixas grandes (e transparentes) para guardar a roupa que não vai usar. Eu tenho duas caixas, uma de roupa e outra para sapatos. Pode também optar por guardar algumas peças em roupeiros na garagem ou numa arrecadação. Eu tenho os casacos de inverno todos guardados desta forma. Com o cuidado de os guardar num local sem humidade, alguns até protegidos por sacos e com os saquinhos anti traça. Não corra o risco de deixar um casaco guardado e quando o vestir estar cheio de buracos.
  6. Não deixe ficar a roupa que escolheu para dar muito tempo em casa. Coloque-a à porta de casa e na primeira ocasião desfasasse dela. Eu costumo colocar logo no carro, até porque odeio ter tralha à porta de casa.
  7. Por último, desfrute do seu novo roupeiro arrumado e feliz 🙂

Em resumo:

  1. Ganhe coragem.
  2. Escolha um dia para fazer isto.
  3. Organize o seu espaço.
  4. Faça por secções.
  5. Aproveite para fazer uma escolha na sua roupa e despache esta roupa o mais rápido possível.

Quais as suas dicas para fazer esta troca de roupa? Gostava de conhecer como faz com a sua roupa.

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply