Organize a sua casa de banho

A casa de banho é o local da casa que pede organização. Já imaginou abrir todas as manhãs o seu armário e não encontrar o que precisa? Ou estar a tomar banho e ter embalagens de shampoo a tombarem em cima umas das outras? Ter uma casa de banho organizada é mais do que simplesmente ter uma casa de banho bonita, é o primeiro passo para começar bem o dia.

Independentemente do seu tamanho, existem formas de a manter arrumada e funcional para toda a família. Cá em casa temos a sorte de ter várias casas de banhos, o que ajuda na hora da logística familiar, principalmente de manhã. Se pensa que já tem uma casa de banho arrumada, fique a conhecer como organizo a minha e como pode melhorar a organização da sua.

Passo 1 – O primeiro passo é fazer o chamado “destralhe”. Uma revisão geral nos produtos e objetos que tem na casa de banho. Tire tudo (das gavetas, dos móveis, das prateleiras, do chuveiro, etc.) aproveitando para limpar aqueles sítios que por norma não são limpos frequentemente. As casas de banho são locais húmidos, por isso, facilmente se formam humidades dentro ou atrás dos móveis, pelo que este passo é importante para fazer algumas limpezas mais profundas.

Passo 2 – Escolha os produtos que ficam, os que são para o lixo e os que são para arrumar noutra divisão. Sugiro começar por agrupar os produtos por categorias, juntar todos os cremes de mãos, todos os shampoos ou toda a maquilhagem. Assim ficará mais fácil na hora de perceber o que fica e o que sai. Verifique também todos os objetos que tem desde escovas de cabelo, secadores, alisadores, maquinas de barbear, etc. Esta seleção vai também ajudar a perceber o que precisa de comprar novo. Uma vez terminada a fase de “destralhe”, pode passar à fase da arrumação.

Dica: Para o passo 1 e 2 vai precisar de sacos do lixo/caixas e os seus produtos de limpeza habituais. Eu gosto de utilizar toalhitas de limpeza para dar uma primeira limpeza e depois secar com um pano.

Passo 3 – Uma vez que escolheu o que fica, é hora de perceber onde vai arrumar tudo. Se já tiver espaço de arrumação é meio caminho andado. Um armário de apoio ou gavetas de baixo do lavatório são ótimas opções. No entanto, se não tiver grande espaço de arrumação, talvez esteja na hora de ir às compras. Tudo depende do espaço que precisa. Se por exemplo guardar toalhas na casa de banho, vai precisar de ter armário maior, do que por exemplo, se só precisar guardar alguns produtos de higiene. Na nossa cada de banho temos um lavatório duplo com gavetas por baixo, o que é ótimo para guardar os produtos que são mais utilizados, e temos ainda um móvel de apoio para guardar algum stock ou produtos menos usados.

Dica: Se for às compras tenha em consideração o tipo de arrumação que precisa ou que prefere e faça compras de forma inteligente. Claro que é sempre bom comprar algo que fique bonito, mas pense no lado funcional também. O facto de ter feito um “destralhe” antes, ajuda a perceber o espaço que necessita, mas também tenha em consideração o espaço disponível (não se esqueça de tirar as medidas antes de compras os móveis!).

Passo 4 – Está na hora de guardar tudo no sítio. Pode optar por agrupar objetos por categoria ou por uso. Colocando os itens que usa diariamente à mão ou à frente e outros menos utilizados atrás. Mantenha os produtos arrumados no sítio certo. Por exemplo, o sabonete das mãos deverá estar junto ao lavatório e se utiliza algum produto para lavar a cara, faz sentido que esteja também num local mais acessível. (Neste dois casos, procuro escolher produtos com dispensador, pois facilita na hora de utilizar).

Seja como fôr, tem que fazer sentido para si. Imagine a sua rotina diária, a forma como a sua família usa este espaço e veja a melhor forma de tornar este espaço funcional para todos.

Para terminar:

  • Utilize cestos para guardar itens mais pequenos e suportes para criar camadas, aproveitando todo o espaço disponível.
  • Para gavetas opte por caixas mais pequenas ou divisórias e evite torná-las em depósitos de tralha.
  • Utilize cabides atrás da porta ou na parede para pendurar as toalhas que está a usar de momento.
  • Tente que as bancadas estejam o mais livres possíveis de produtos, optando por guardar objetos em gavetas ou em prateleiras (para quem gosta de expor os seus produtos). Uma bancada livre facilita na hora da limpeza e fica esteticamente melhor.
  • Manter este espaço vai dar trabalho, mas nada que não possa fazer diariamente. Imponha-se as regras básicas de: arrumar as coisas no seu sítio e não deixar acumular objetos que não são daqui.

Pode agora desfrutar da sua nova e funcional casa de banho!

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply