Vai viajar, organize-se

Está a chegar a altura das férias. Do sol, da praia, dos fins de tarde na esplanada. E também a altura de fazer as malas, de organizar itinerários, de verificar as passagens, etc. Viajar para muitos é uma situação stressante. Não sabe por onde começar? Fica sem saber o que levar? Quantas vezes não saiu de casa e ficou com a sensação de que se esqueceu de alguma coisa? Se existe altura em que devemos ser organizados, é na altura de viajar. Se vai viajar, organize-se com estas dicas, que o ajudarão a tornar este momento (antes, durante e depois) o  mais organizado possível.

  1. Faça uma lista de todas as tarefas que tem de fazer, seja ela pôr de parte os passaportes ou comprar algum item de última hora. Ao fazer a lista de tarefas, vai assegurar que não faltou nada por fazer, mas também vai permitir que possa organizar o seu tempo melhor. Se vai viajar para a praia e precisa de tirar tempo para fazer a depilação e as unhas, ter esta tarefa na lista vai permitir-lhe perceber quando deve tratar disso e não ficar esquecido para a última hora.
  2. Prepare uma pasta/bolsa  com o seu itinerário e toda a informação de que vai precisar durante a viagem. Confirmação do hotel, moradas e contactos do hotel, da agência ou da rent-a-car, bilhetes de avião, passaportes, contactos da seguradora, cartões das milhas, papel com check-in, etc. Tudo numa única pasta. Ter todo este material num único sítio, vai ajudar na hora de ter de procurar pela documentação, e em caso de emergência, ter todos os contactos disponíveis. Não se esqueça de deixar cópia do seu itinerário com alguém.
  3. Prepare um kit de entretenimento – Sim, é isso mesmo. Se o fazemos quando viajamos com crianças, porque não fazê-lo para os adultos? Prepare uma mochila ou saco com tudo o que precisa para se entreter: revistas, livros, telemóvel, tablet, filmes, vídeos, algo para comer e beber. Viajar tem de ser encarado com um momento de relax. Aproveite para fazer algo que gosta, e que nem sempre tem disponibilidade. Desligue do trabalho e da rotina diária. Sabia que é nas férias que as pessoas têm ideias e fazem planos? Pelo menos eu faço.
  4. Viaje “light” – quando falo em viajar light falo em levar o menos possível, seja roupa, artigos de higiene, tudo. Avalie bem antes de meter algo na mala, tente perceber o tempo que faz no destino para não levar a roupa errada, faça as contas as mudas de roupa que irá  necessitar e escolha peças neutras que possa misturar umas com as outras, não leve em duplicado e opte por produtos de higiene tamanho viagem. Um sem fim de opções que deve tomar para viajar light. Sem dúvida, tente viajar com só uma mala e de preferência de rodinhas (se possível, que possa levar dentro do avião consigo) e mais uma mala de mão.
  5. Deixe a sua casa preparada – se o deixa mais descansado saber que a sua casa está protegida na sua ausência, organize-se para que isso aconteça. Peça a alguém de confiança que passe pela casa para ver se está tudo ok, apanhar o correio, ligar ou desligar as luzes, abrir ou fechar os estores. Não tem quem faça isso? Deixe os estores a meio e programe luzes para acenderem a determinadas horas, dando a ideia de que está alguém em casa. Guarde as coisas de valor ou deixe-as com outra pessoa. Se não quer correr riscos, instale um sistema de alarme que o deixe descansado. A ideia é que aproveite as férias, não que fique preocupado com a sua casa!
  6. Aproveite para organizar a casa – fica preocupado porque a sua empregada vai ficar com menos coisas para fazer porque está fora? Deixe uma lista de tarefas que habitualmente não dá para fazer no dia-a-dia: lavar os vidros, fazer uma limpeza a fundo na despensa e frigorífico, lavar tapetes e capas de sofá ou passar cera no chão. Deixe uma lista de compras e quando voltar a casa tem o seu frigorífico pronto à sua espera! E não deixe de aproveitar para deixar coisas a fazer enquanto viaja: roupa na lavandaria ou na costureira, sapatos no sapateiro, assim quando regressar, já tem tudo pronto para levantar.

Regressei e agora?

  • Desfaza as malas assim que chegar a casa. Separe o que é para lavar e arrume a roupa no sítio. Volte a colocar todos os objetos de higiene e arrume as malas e sacos no seu lugar.
  • Trouxe lembranças? Entregue-as o mais rápido possível.
  • Recicle ou guarde todos os papéis da viagem.
  • Tenha uma caixa para recordações de viagens, assim não vai perder tanto tempo a guardar e organizar o que trouxer. Bastará “despejar” tudo na caixa, para mais tarde recordar.
  • E por último: tente não entrar em depressão pós-ferias!

Boas viagens!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply