Como organizar o roupeiro do seu filho

organização kids

Nas última semanas tive finalmente tempo para começar a fazer as alterações ao quarto do Gabriel. O primeiro passo foi reorganizar o roupeiro. Se bem se lembram, a maior parte da roupa estava guardada numa cómoda, que utilizávamos como troca fraldas. No entanto, não fazia sentido manter a cómoda no quarto novo, pelo que a roupa tinha de ser guardada noutro sítio.

Esse outro sítio seria o roupeiro, mas com só 4 gavetas e um varão para cabides, o espaço era pouco para a roupa toda. Continue a ler para perceber como tiramos partido do espaço disponível no roupeiro, com uma solução simples de organização. Resultado: mais espaço e rotinas diárias mais simples.

Assim estava o roupeiro antes

Como organizar o roupeiro do seu filho

O varão era utilizado para pendurar casacos e camisas. A parte intermédia, não tinha aproveitamento nenhum. Era utilizada como depósito de sacos ou objetos que já não serviam ao Gabriel ou que basicamente não tinham sido arrumados. As gavetas também estavam mal aproveitadas – guardávamos sapatos e roupa que ainda não lhe servia, disfarces, fatos de banho, etc. Tudo misturado, sem uma separação clara ou categorização. O que na prática traduzia-se em perda de tempo. Cada vez que queria encontrar algo, tinha de vasculhar saco a sacos, gaveta a gaveta.

E assim ficou depois

Que mudança! Estou tão feliz com o resultado final.

Como organizar o roupeiro do seu filho

O que mudamos?

A cómoda guardava muita roupa, pelo que olhando para o roupeiro assim como estava, era claro que não dava para arrumar tudo. Por isso, o primeiro passo foi encontrar uma solução para rentabilizar o espaço entre o varão e as gavetas para organizar roupa e calçado, deixando as gavetas para os objetos mais pequenos. A solução que encontramos foi  colocar um móvel aos cubos com 6 compartimentos.

Como organizamos?

Começamos pelo destralhe. Separamos a roupa que já não servia e outra que já estava muito usada. Dividimos a roupa em 4 pilhas: ficar, doar, lixo e vender. Com a roupa escolhida para ficar, fiz a categorização, juntando toda a roupa da mesma categoria e comecei a fazer as dobras de acordo com o espaço disponível. Este passo é importante, para não ter de repetir as dobras da roupa toda quando reparar que não cabe no sítio.

A roupa foi depois guardada no móvel, onde previamente defini a sua localização. Na prática, cada módulo está organizado por categoria: camisolas manga curta e manga comprida, calças, calções e a roupa da escola.

Os cabides já era todos padronizados, por isso foi uma questão de re-organizar a roupa. Camisas de um lado, casacos e camisolas no centro e casacos de inverno do lado direito. Para além das camisas e casacos, passamos também a pendurar sweats e camisolas.

Nas gavetas, utilizamos um sistema de caixas para organizar e separar as cuecas e as meias, assim como os chapéus e gorros, dos fatos de banho. A grande vantagem deste sistema é que mantêm a roupa no sítio, assim não anda de um lado para o outro cada vez que abro a gaveta. Utilizei as Caixas SKUBB da Ikea, conjunto de 6. Pode também usar uma caixa de sapatos ou cestos que já tem em casa.

Os sapatos estão agora à mão e não numa gaveta. De um lado os ténis e sapatos e do outro, sandálias e chinelos. Ficam virados para dentro porque é mais fácil pegar nos sapatos dessa forma.

Esta pequena mudança ajudou a simplificar a rotina diária de escolher a roupa e passamos a ter a visibilidade de toda a roupa, tornando mais fácil a gestão da mesma. Facilmente sabemos que roupa temos e a que é preciso comprar. É tão fácil que até o Gabriel consegue escolher a sua roupa sozinho!

Ter a roupa toda no mesmo sítio, arrumada e organizada por categorias ajuda muito na escolha da roupa no dia-a-dia, mas também permite ter uma visão do que se tem. Ainda ontem arrumava roupa lavada e foi tão mais fácil do que era anteriormente. Rapidamente sei o lugar de cada item o que torna a tarefa de arrumar a roupa – e mantê-la organizada – muito mais simples.


Como organizar o roupeiro do seu filho

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply