Faça um piquenique sem que lhe falte nada

Chegou finalmente o bom tempo. O sol e o calor pedem-nos que passemos mais tempo ao ar livre. Uma das atividades que os meus filhos mais gostam de fazer nesta altura do ano é um piquenique. Para quem tem família ou simplesmente a dois, um piquenique é uma atividade fantástica para juntar toda a gente num momento de descontração, onde a única preocupação é comer e descansar.

Hoje partilho as minhas 8 dicas para organizar um piquenique e que não lhe escape nada:

  • Local. Vamos começar pelo principio: onde? Pode escolher fazê-lo num parque, ou na praia. O essencial é que escolha um sítio que tenha alguma sombra. A sobra é essencial para conservar a comida, mas também porque num dia de calor, vai-lhe saber bem. Se escolher passar um dia num parque que tem mesas, convém chegar cedo para assegurar que consegue uma. Se não for um local com muita sombra, não se esqueça de levar guarda-sol ou uma pequena tenda. Em Portugal temos tantos sítios bonitos por onde escolher, e muitos já preparados para lhe proporcionar um dia perfeito ao ar livre.
  • Toalha ou manta. Um piquenique não é piquenique sem a toalha ou manta, bem grande, para poder estender no chão ou na mesa e colocar toda a comida e ainda ter espaço para pôr uma almofadas e descansar. Existem toalhas adequadas para piquenique, que são mais grossas e feitas de um material especial. Eu tenho uma linda do Lidl. Já não há desculpas para não ter uma toalha bonita.

  • Saco térmico. Eu sei que o cenário idílico puxa para um cesto de verga, mas se está a planear um piquenique num dia de calor, e passar todo o dia ao ar livre, tem de garantir que a comida e principalmente a bebida, vão ficar a uma boa temperatura de conservação. Não só para não estragar, mas porque ninguém quer beber uma cerveja quente ou uma comer uma melancia aceda, certo? Use e abuse dos cubos térmicos azuis.
  • Comida. Não há piquenique sem comida. Escolha comida que seja fácil de comer à mão e de transportar, e opte por levar comida fresca e leve, que possa ir comendo ao longo do dia. A preparação é essencial para que tudo corra bem:
    • Sandes ou wraps são sempre uma opção segura. Pode fazer de vários tipos, de salmão, de frango, de atum, carna assada, etc. Junte alface ou tomate para dar um toque de sabor. Prepare as sandes em casa e embrulhe-as em papel de alumínio ou em sacos individuas. Use uma caneta permanente para escrever o tipo de sandes na embalagem.
    • Pode também optar por levar saladas. Leve os ingredientes todos num recipiente e o molho à parte. Não tempere logo, pois ficará com a salada estragada.
    • Para quem decidir fazer churrasco no local. Leve a carne já temperada. E assegure-se de a conservar em condições para não se estragar.
    • As frutas devem estar lavadas e prontas a comer. No caso de frutas como a melancia ou melão, deverá ir já cortada.
    • Que tal uma tábua de queijos, frutos secos e fruta!? Fica linda e é super prática para um piquenique.
    • Outras opções: frango assado, quiches diversas, batatas fritas, sobremesas ou bolos, bolachas, salgadinhos. Opções não faltam, é só uma questão de escolher!

  • Bebidas. Água não pode faltar. Pode levar congelada, para estar fresquinha o dia todo. Sumos de fruta com pedaços. Sumos frescos com hortelã ou manjericão. Para quem tem crianças, pode optar or levar embalagens individuais de sumos. Se levar cervejas ou vinho não se esqueça de levar o abre garrafas (não seria a primeira vez que alguém se esqueceu disto!). Como o terreno pode ter desníveis e para evitar acidentes, opte por comprar daquelas garrafas de vidro ou plástico que já têm uma palhinha. Como as da foto. Fica bonito e é divertido!

  • Utensílios. Não podem faltar a loiça de plástico, os talheres, guardanapos, abre garrafa, etc. Misture loiça descartável com loiça “normal”, não só fica mais bonito, como também é mais amigo do ambiente. Não se esqueça de levar redes para proteger a comida dos bichos e sacos do lixo.
  • Entretenimento. Dependendo do sítio, pode escolher levar uma pequena coluna de som. Para quem tem crianças, leve brinquedos: bolas de futebol, raquetes, etc. Um livro ou revista para ler.
  • Para descansar. Para tornar o seu dia mais confortável, leve almofadas e cadeiras. Guarda-sol no caso de ser um espaço com pouca sombra. Há quem leve camas de rede 🙂

Por último:

  • Para quem fizer fogueiras para cozinhar, muito cuidado. Só pode fazê-las em sítio preparados para o efeito. Como zonas de piquenique com barbecues.
  • Não deixe lixo. É obrigatório deixar o local limpo e como o encontrou.
  • Não se esqueça de se proteger do sol: um bom chapéu e protetor solar.

Gostou destas dicas? Faça PIN para que não se esqueça delas!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply