12 dicas para manter organizado o seu frigorífico

Quantas vezes não descobriu no fundo do seu frigorífico algo que estava esquecido? Um tupperware com restos de comida que já nem sabe bem o que era inicialmente? Ou quis utilizar um molho e reparou que passou do prazo há mais de 6 meses? Manter o seu frigorífico organizado é meio caminho andado para evitar estas e outras situações. Hoje partilho 12 dicas muitos simples de como pode manter organizado o seu frigorífico e congelador.

  1. Limpe regularmente o seu frigorífico e congelador. Uma vez por semana ou pelo menos sempre que vai às compras, deverá dar uma vista de olhos em tudo o que tem no frigorífico e deitar fora tudo o que já está com mau aspeto ou fora de prazo. Fazer regularmente uma limpeza ao seu frigorífico vai evitar que tenha de fazer limpezas maiores com alguma regularidade.
  2. Quando congelar comida, escreva o conteúdo e data na embalagem. É fácil esquecer-se de algo que congelou há meses. Ao assinalar o que guarda, garante que sabe o que está a descongelar e também a controlar o que tem no congelador.
  3. Quando tiver de congelar itens mais pequenos, utilize as portas do congelador para os guardar. Itens pequenos podem ficar facilmente esquecidos no fundo do congelador.
  4. Organize o seu frigorífico ou congelador por tipos de comida. Por exemplo, no congelador, ter a carne numa gaveta, o peixe noutra e os legumes noutra. No caso do frigorífico, coloque os sumos juntos, os leites também, tudo o que é molhos agrupados e os lacticínios também. Manter tudo agrupado vai ajudar na hora de saber o que tem de comprar porque é mais fácil visualmente saber o que falta.
  5. Coloque os itens que menos usa no fundo ou na parte inferior do frigorífico. Tudo o que utilizar com mais regularidade deverá estar à mão e de fácil visualização. Eu gosto de guardar todos os molhos e as especiarias na porta do frigorífico em baixo.
  6. Para não ser apanhado de surpresa, não se esqueça de encher regularmente as covetes de gelo no frigorífico. Assim, nunca lhe vai faltar gelo na hora H.
  7. Utilize caixas para guardar a fruta e legumes nas gavetas. Não só ajuda a organizar e separar os itens, mas fica também mais fácil de limpar quando a fruta pingar. Eu utilizo estas caixas do Ikea
  8. Tenha sempre à mão onde apontar o que precisa de comprar. Pode optar por ter listas daquelas magnéticas (como esta) na porta do frigorífico. Assim nunca se vai esquecer do que precisa de comprar.
  9. Junte os produtos que estão quase a passar do prazo. Quando tiver produtos que estão quase a passar do prazo, junte-os num cantinho do seu frigorífico, assim já sabe que tem de os utilizar primeiro.
  10. Guarde a comida que pode “pingar” na parte de baixo do frigorífico, de preferência dentro de um tupperware ou num prato. Assim evita que pingue encima de tudo o resto.
  11. Maximize o espaço do seu frigorífico utilizando caixas organizadoras. Existem caixas especialmente desenhadas para o frigorífico que ajudam a separar e organizar a comida/itens por tipos, inclusive para organizar garrafas de vinhos e latas. Caixas compridas, podem ajudar a chegar mais facilmente a itens que estão guardados no fundo do frigorífico.
  12. Na hora de comprar um frigorífico ou congelador, escolha uma marca que já traga organizadores. Eu gosto muito da marca Samsung. Os seus frigoríficos têm várias características que potenciam a organização como prateleiras deslizantes (permitem encolher para criar mais espaço) a suportes para garrafas e gavetas de vários tamanhos.

Garanto-lhe que se seguir estas dicas vai manter o seu frigorífico e congelador organizado por mais tempo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply