10 dicas para passar menos tempo a tratar da roupa em casa

Existem tarefas que não podemos deixar de fazer em casa, uma delas é lavar roupa. E quando digo lavar a roupa, falo de todas as tarefas associadas a este processo: separar, estender, secar, dobrar, arrumar, etc. Parece uma tarefa sem fim e ainda mais em famílias numerosas. Como podem imaginar, numa família de 6 como a nossa, há sempre muita roupa para lavar. E não só roupa de vestir, também temos os lençóis e as toalhas de banho, toalhas de mesa, e muitas outras coisas que têm de ser lavadas com regularidade.

Já fez as contas ao tempo que demora por semana a tratar da roupa em casa?

Tendo em conta que esta é uma tarefa da qual não podemos fugir, deixo aqui algumas dicas que podem ajuda-lo a simplificar esta rotina:

  1. Ter um sistema organizado. Ter cestos para a roupa suja evita que a roupa fique espalhada pelos cantos. Nada pior do que entrar no quarto e ter roupa suja espalhada. Tenha cestos para a roupa no quarto ou casa de banho para poder mais facilmente recolher a roupa. Atenção que é importante que faça uma recolha regular desta roupa,  para não levar com a surpresa de descobrir que tem mais roupa do que pensava para lavar. Se tiver um espaço de lavandaria pode optar por ter um cesto grande nesta zona e toda a família utilizar um único. Cá em casa temos 4 pontos de depósito de roupa (cestos nas casa-de-banho). Destes pontos a roupa é depois transportada para a lavandaria, onde é separada em brancos e cores. Quando se vai lavar roupa, é mais fácil ir direto aos cestos e trazer a roupa, do que andar à procura de roupa espalhada pela casa.
  2. Racionalize a roupa que põe para lavar. Há peças de roupa que não precisam ser lavadas após cada utilização. Opte por ter mais cuidado com o que põe para lavar (e ensine os seus filhos a ter o mesmo cuidado). Óbvio que meias, roupa interior e de desporto precisam de ser lavadas depois de cada utilização. Mas existem peças que podem ser usadas, e depois guardadas. Camisolas, calças de ganga, sweats, etc.
  3. Utilize produtos que o podem ajudar a simplificar o vosso dia-a-dia. Já existem no mercado produtos que podem ajudar a simplificar a tarefa de lavar e secar a roupa. Vamos por exemplo pensar nas meias. Quanto tempo demora a tratar das meias? A estender individualmente, a procurar o par, etc. Para esta tarefa encontrei um produto que me ajuda muito. A MerrySocks veio salvar a minha vida! Outros produtos como o engoma fácil, podem também ajudar a que a tarefa de passar a roupa não seja tão penosa. As máquinas de lavar mais recentes têm programas que ajudam a adaptar o tempo de lavagem à quantidade de roupa, evitando assim, que utilize programas de lavagem muito longos e poupando tempo e dinheiro. Se está na hora de comprar uma máquina nova, invista numa bem eficiente.
  4. Não acumule roupa. Já falei várias vezes aqui no blog sobre a chamada “acumulação”. Se começar a juntar muita roupa, a tarefa vai parecer-lhe muito maior. Evite grandes períodos sem lavar roupa. O mesmo se aplica a passar e guardar. Não acumule. Vá tratando das coisas aos poucos e assim não lhe vai custar tanto.
  5. Aproveite o bi-horário para lavar e secar. Se for como nós que temos a tarifa bi-horária (altura do dia em que a tarifa da luz é mais barata) aproveite para lavar ou secar a roupa nestas alturas. A nossa tarifa é mais barata à noite durante a semana, ao sábados em determinados períodos e ao domingo todo o dia. São estes os períodos que aproveitamos para lavar e secar. Se o fizer durante a noite, só tem de ter cuidado de estender a roupa assim que acordar.
  6. Tenha um espaço de lavandaria limpo e organizado – Ter os produtos que precisa à mão como detergente, amaciador, é fundamental para tornar esta rotina mais simples. Não só é mais fácil, pois tem tudo à mão, mas irá ajudar quando precisar de comprar algum produto e não é apanhado de surpresa. Tenha as bancadas desimpedidas para poder utilizá-las para organizar e dobrar a roupa, ou colocar cestos com roupa por passar ou por arrumar. Espreite  este artigo sobre Como Organizar a sua Lavandaria e comece ainda hoje a simplificar a sua vida.
  7. Estenda a roupa assim que terminar de ser lavada e evite utilizar ciclos com centrifugação muito forte. Quanto mais amarrotada estiver a sua roupa mais difícil vai ser passá-la a ferro. Por isso, tente estender a roupa assim que sai da máquina ou evite utilizar ciclos muito fortes, que amarrotam muito a roupa. Roupa muito amarrotada é mais difícil de passar a ferro e se a ideia é simplificar a sua vida, esta é daquelas dicas obrigatórias.
  8. Dobre a roupa assim que sair da máquina de secar ou do estendal. Existem peças que se forem dobradas logo a seguir a saírem do estendal ou da máquina de secar, não precisam de ser passadas a ferro. Aproveite esta oportunidade para separar as peças que não têm de ir ao ferro. Se tiver um daqueles serviços de engomadoria contratado, vai dar-lhe jeito fazer esta separação.
  9. Arrume de imediato. Quando o processo estiver completo, não espere muito tempo para arrumar a roupa. Faça-o o mais rápido possível para evitar a acumulação de roupa.
  10. Partilhe a responsabilidade – Este é outro assunto que eu refiro muito no blog. Em imprescindível partilhar as responsabilidades da casa pela família. Não só por uma questão de dividir as tarefas e não ser sempre o mesmo a tratar, mas porque se o fizer, está a ensinar coisas importantes aos seus filhos. Neste tema não há diferença nenhuma. Ensine os seus filhos a separar a roupa. Os mais velhos podem aprender a usar a máquina de lavar. Os mais novos podem ajudar arrumando a roupa ou separando a suja. O meu filho de 3 anos já se despe sozinho e põe a roupa no cesto. Tornse as tarefas divertidas e vai ver que todos ficam a ganhar!

Espero que estas dicas o ajude a tornar esta tarefa tão chata, mas tão obrigatória, mais fácil. A vida é para se viver, e não para estar horas a tratar de roupa, certo?

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply