Como organizar e arrumar Legos: a solução cá de casa

Cá em casa temos alguns milhares de peças de Lego. E apesar deste brinquedo ser espetacular, também é o mais difícil de organizar e manter arrumado cá em casa. Pelo menos foi durante alguns anos, até que nos mudamos para a casa onde vivemos hoje e foi possível ter um espaço maior para eles terem os brinquedos todos juntos.

Não sei se sabe, mas os Legos compram-se para construir coisas. Naves, carros, casas… um mundo infinito de possibilidades. Para quem já experimentou a dor lancinante que é pisar numa peça de Lego estando descalço, sabe a importância de manter as peças guardadas. Sim, porque o Lego tem peças grandes, peças pequenas, peças de todas as cores e feitios. Algumas delas tão minúsculas, que aparecem nos lugares mais estranhos da casa. Mas não posso deixar de confessar que é um brinquedo muuuito fixe e que construir coisas, a partir da imaginação deles, é muito bom para eles. Os miúdos constroem a primeira vez o brinquedo da caixa, e depois de algum tempo, têm a tendência para desmanchar tudo e guardar as peças em caixas, ficando assim disponíveis para fazer todo o tipo de construções. Mais tarde, se houver interesse, podem voltar a construir a peça original, com a ajuda de um livrinho de instruções. Esta é a filosofia Lego. Usar a imaginação.

 

Como organizávamos o Lego no passado?

Já utilizamos várias formas de organizar os Legos, mas a maioria resumia-se a guardar todas as peças de Legos numa caixa grande. Quando tinham poucas peças, uma caixa era suficiente, mas à medida que começaram a ter mais, foi preciso fazer um upgrade. O problema de ter tudo misturado numa única caixa é que dificulta a procura de peças, e o resultado era sempre o mesmo: o lego todo espalhado pelo chão para poderem procurar melhor. Depois compramos uns organizadores em gavetas e os miúdos começaram a separar os Legos por cores. Isto ajudou a controlar a questão das peças soltas, porque o que espalhavam no chão eram as gavetas. Mas com o aumentar do numero de peças, as gavetas começaram a ser pequenas para tanto Lego.

Como estão organizados hoje em dia?

Quando nos mudamos para esta casa e finalmente tivemos oportunidade de remodelar a cave, umas das coisas que foi preciso pensar foi como íamos arrumar os Legos todos. Depois de várias pesquisas na Internet, a solução foi montar dois armários altos de gavetas para arrumar e separar todas as peças por cores. Os armários são da Gama Trofast da Ikea, têm 1m45 de altura e levam até 10 caixas cada um, dependendo do tamanhos das caixas que escolher.

 

As gavetas são de um tamanho razoável e para mim a grande vantagem é que facilmente se podem tirar para procurar a peça que necessitam e no final, fica tudo arrumado de forma rápida, porque é só voltar a guardar as gavetas no sítio.

 

Para as peças mais pequenas, como os bonecos e acessórios, utilizamos uma caixa com divisórias  (está ainda é da época da febre das pulseiras de elásticos, lembra-se?). Os bonecos ficam separados por cabeça, corpo (parte de baixo e de cima), cabelo, chapéu e os restantes acessórios. O ideal era ter os bonecos sempre montados, mas não tem piada nenhuma! O giro é arrancar as cabeças e fazer bonecos novos. Certo, meninos?

 

Utilizamos a parte de cima do móvel e uma prateleira para arrumar as construções maiores e principalmente, para ficarem longe das maõzinhas do pequenino. Muitas vezes, as que estão a “meio” também ficam aqui guardadas. O Gabriel adora Lego, mas ele ainda é um pouco destruidor! Muitas outras construções estão guardadas nos quartos, porque o Lego, para além de ser para brincar, fica bonito exposto.

 

Apesar da maioria das vezes o Lego ser montado no chão, têm uma mesa de apoio que serve para colocar as gavetas ou algumas peças que já estão montadas. A mesa também é ótima para brincar 🙂

 

As instruções são outra. Optamos por guardar num dossier em micas. Há quem deite fora e depois utilize os livros que estão disponíveis online.  Falta-lhe algum Manual? Pode encontrar os pdfs dos manuais AQUI. Mas eu prefiro a versão papel, até porque a certa altura os miúdos já nem se lembram de todos os brinquedos que têm e assim é mais fácil de relembrar.

Qual a melhor forma de arrumar os Legos? Existem várias formas, algumas já falei anteriormente mas existem outras e estão todas explicadas no artigo “7 Good Ways (and 3 Bad Ways) to Organize Your Lego” de John Baichtal no site makezine.com.

Sabe o melhor? É que em junho deste ano a Ikea e a Lego anunciaram uma parceria. Em breve a loja sueca vai vender mobiliário para arrumar peças. Curioso? Eu estou muito. Sem data anunciada para a comercialização destes móveis ou soluções de arrumação, só nos resta esperar.

Também sofre deste mal? Então conte-me tudo. Adorava ficar a conhecer as suas soluções de arrumação!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply