10 dicas para organizar o regresso às aulas

Regresso às aulas. As 3 palavras mais ouvidas na última semana. Se para muitos esta época é uma alegria (com o regresso dos miúdos para a escola), para muitos outros é uma altura de stress e correria. Para ajudar a sobreviver esta altura do ano, aqui ficam algumas dicas de como organizar o seu regresso às aulas.

  1. Afixe a rotina diária
    Ajude os mais pequenos a estabelecer uma rotina diária afixando uma lista ilustrada das tarefas que têm de fazer ao acordar e ao deitar. Vestir a roupa, lavar os dentes, fazer a cama, são algumas das tarefas que pode colocar. Para tornar isto divertido, utilize autocolantes, molas ou imans.
  2. Crie um centro de comando
    Escolha um espaço em casa e faça-o de “centro de comando”. Coloque um placard para escrever notas ou colocar recados da escola, pendure um calendário para anotar tudo o que não pode ser esquecido, tenha um gancho ou mola para cada membro da família e não se esqueça de ter sempre à vista a listas de tarefas. Um cesto para os telemóveis, chave do carro, chaves de casa. Tudo o que precisa para tornar a sua rotina diária mais simples e organizada e para que não falhe nada!

  3. Separe a roupa da semana
    Para que não perca tempo todas as manhãs a escolher a roupa do seu filho, separe e deixe pronta a roupa para toda a semana. Pode usar caixas, sacos ou cabides. A ideia é que o seu filho saiba exatamente o que vai vestir em cada dia da semana. Esta é umas das tarefas que pode  delegar no seu filho e até torna-la divertida. Deixe que o seu filho escolha o que vestir para evitar a indecisão de última hora – apenas não se esqueça de verificar o tempo!
  4. Separe o material da escola
    Aproveite enquanto a escola não começa para fazer as compras de todo o material escolar. Geralmente as escolas disponibilizam a lista antes do começo das aulas.  Escape ao frenesim dos supermercados cheios de crianças e pais com listas na mão. Encomende os livros assim que receber a lista e aproveite para plastificar e marcar todo o material aos poucos, para não passar uma tarde inteira a fazê-lo. A marca Tiketa tem soluções espetaculares para facilitar o regresso às aulas.

  5. Aproveite para fazer uma escolha na roupa
    Nada pior do que aperceber-se no 1º dia de aulas que metade da roupa que servia ao seu filho no final do ano escolar, já não lhe serve. Antes do começo das aulas faça uma revisão pela roupa toda e vá às compras (se for necessário). Deite fora as roupas gastas (com buracos ou sem cor)  e doe as que não servem. Sei que é chato pedir aos nossos filhos para experimentarem roupa, mas tente tornar a tarefa divertida inventando um jogo, um desfile de modelos, ou simplesmente escolher a roupa ao som da vossa música preferida.
  6. Tenha uma “gaveta” dos lanches
    Coloque tudo o que precisa para preparar os lanches da escola junto e acessível. Pode ser uma gaveta ou um cesto na despensa para os lanches que não precisam de frio (panquecas, muffins, bolachas, etc) e uma gaveta ou prateleira no frigorífico, com todos os lanches frios (iogurtes, queijos, sumos, etc). A ideia é que tudo esteja à mão e de fácil acesso para o seu filho. Não só a comida, mas também os tupperwares ou recipientes próprios para a transportar. Dica: prepare saquinhos com fruta lavada e cortada e depois o seu filho só precisa de colocar na lancheira. Mais uma tarefa que pode delegar no seu filho e tornar divertida.

  7. Deite-os  à hora certa
    As crianças pequenas precisam de 10 a 12 horas por noite para terem tempo de recarregar as energias para o dia seguinte. Isso significa que para que os meus filhos de 3 e 8 anos descansem o suficiente, tenho de os deitar no máximo às 9h da noite. Evite que acordem mal dispostos e ensonados, criando uma rotina de deitar. De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, estas são as horas recomendadas de sono para cada faixa etária:

    • Lactentes dos 4 aos 12 meses: 12 a 16 horas por 24 horas (incluindo sestas)
    • Crianças de 1 a 2 anos: 11 a 14 horas por 24 horas (incluindo sestas)
    • Crianças de 3 a 5 anos: 10 a 13 horas por 24 horas (incluindo sestas)
    • Crianças de 6 a 12 anos: 9 a 12 horas sono noturno por 24 horas
    • Adolescentes de 13 a 18 anos: 8 a 10 horas sono noturno por 24 horas
  8. Faça um plano das refeições semanais
    Afixe um plano das refeições para essa semana. Peça aos seus filhos para contribuírem, escolhendo o que gostariam de comer. Simplifique, escolhendo refeições fáceis de fazer. Com planificação, vai conseguir escolher refeições nutritivas e variadas. Faça uma lista de compras de acordo com as refeições dessa semana, não só evitará idas ao super durante a semana, como também vai poupar tempo.

  9. Prepare um cantinho do estudo 
    Tenha uma mesa adequada e uma cadeira confortável num sítio onde o seu filho possa concentrar-se. Pode ser no quarto ou num canto da sala. Prepare o espaço com canetas, lapises, réguas, cola, em fim, tudo o que pode ser preciso. Deixe tudo pronto para que o seu filho possa despachar os trabalhos e tenha ainda tempo de brincar antes de jantar!

  10. Prepare a foto do 1º dia de aulas
    Não se esqueça de carregar a máquina ou tenha à mão o telemóvel. Não pode perder a oportunidade de tirar a foto do 1º dia de aulas do seu filho. Seja criativo e utilize um painel  de ardósia para escrever o ano. Os miúdos podem não gostar, mas vão adorar ver as fotos quando forem crescidos!
Mais alguma ideia para simplificar este regresso às aulas? Partilhe comigo!

Main photo credit

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply