Despensa organizada

organização

Uma despensa organizada é meio caminho andado para saber o que temos em stock e o que é preciso comprar. Quando mudamos para a casa onde vivemos hoje, um dos primeiros projetos/obras que fizemos, foi remodelar a cozinha toda. E foi mesmo toda. Paredes, chão, tubagens, ligações eléctricas, até a parede da antiga despensa foi abaixo. Inserido no projeto, estava a idealização de uma zona de despensa com muita arrumação, mas também funcional o suficiente para nos ajudar a organizar o nosso dia-a-dia. O projeto acabou por correr tão bem, que hoje em dia guardo todo o stock de alimentos e enlatados na cozinha, e não preciso de guardar mais nada em qualquer outro sítio da casa.

A despensa ocupa os dois extremos dos armários do móvel de uma das paredes da cozinha. Os outros 4 espaços (2 gavetões por cima do side-by-side) e os armários por cima e por baixo do forno e do microondas, são para arrumar eletrodomésticos pequenos, e menos usados, e todos os utensílios e loiças do forno.

 

A  lógica da arrumação é simples: os produtos do mesmo tipo vão juntos –  ou produtos que fazem sentido estar juntos (por exemplo, alimentos e bebidas dos lanches) são arrumados em conjunto.  Os itens menos utilizados ficam arrumados na parte de cima (de mais difícil acesso, mas com visibilidade na mesma) e os mais utilizados nas prateleiras ou gavetas mais em baixo.

Na parte de cima, em ambos os lados, temos 4 prateleiras de arrumação.

Do lado esquerdo:

  • Na parte de cima arrumo os leites, águas e embalagens de massa e arroz por abrir.
  • Na terceira prateleira os pacotes de sumos e leites para os lanches, e embalagens menos usadas e que quando forem abertas vão sair daqui, por exemplo, para o frigorífico.
  • Na segunda prateleira tenho as conservas mais usadas. De um lado os salgados e do lado direito os doces. Ficam mais à mão para lanches e pequenos almoços. Para ganhar espaço e aproveitar a profundidade dos armários coloquei duas estantes de metal de cada lado e assim aproveitar a altura.
  • Na primeira prateleira arrumamos as massas, arrozes e outros alimentos secos dentro de recipientes de plástico da Ikea (sempre identificados com etiquetas de ardósia.

 

Do lado direito:

  • Na parte de cima arrumamos consumíveis de cozinha – papel de cozinha, guardanapos, o stock de sal, sacos de congelação e rolos de papel vegetal, película transparente e papel alumínio.
  • Na terceira prateleira todos os materiais para fazer bolos e coisas doces. Farinha, açúcar, gelatinas, chocolate em pó. Para guardar as farinhas e açúcar já abertos, é mesmo aconselhável utilizar algum recipiente, seja ele de plástico ou vidro, não só para evitar ganhar bicho como para manter a prateleira limpa.
  • Na segunda snacks como batatas fritas, pipocas, nachos e outros petiscos como bolachinhas salgadas.
  • Na primeira prateleira guardamos os cereais, da mesma forma como guardo os alimentos secos. Dentro de recipientes de plástico da Ikea (sempre identificados com etiquetas de ardósia. As embalagens por abrir ficam arrumadas na parte de trás. Estar logo na primeira faz sentido, para estar à mão da criançada e dar-lhes independência na hora de fazer o pequeno-almoço.

 

Na parte de baixo, nos dois lados, escolhemos colocar gavetas. Nunca imaginei que ter gavetas numa despensa desse tanto jeito. Na nossa antiga casa tínhamos uma despensa pequena, com 4 prateleiras. Quando desenhamos a nossa cozinha de raiz, soubemos logo que queiramos soluções práticas e funcionais, e uma dessas soluções foi colocar gavetas. E vale muito a pena para organizar alguns alimentos que em prateleiras ficariam empilhados,  sem visibilidade e em alguns casos até dificultar o seu acesso.

Do lado esquerdo:

  • Na primeira gaveta guardamos as bolachas. Dá para pôr as embalagens deitadas ou em pé porque a prateleira tem altura. Para as embalagens que estão abertas, utilizo molas para as fechar e manter as bolachas em condições.
  • Na segunda gaveta arrumamos os chás e cafés. No caso dos chás dá muito jeito guardar na gaveta porque temos visibilidade de todas as caixas e facilita na hora de escolher o chá que queremos.
  • Na última guardamos as batatas, cebolas e alhos em dois cestos de plástico Variera da Ikea. Inicialmente punha uma folha de alumínio para proteger de líquidos, mas quando trocava tinha que na mesma lavar o cesto, por isso, acabei por tirar. Fica mais bonito também.

Do lado direito:

  • Na primeira gaveta temos os lanches. Sumos, leites e snacks ficam à mão dos mais pequenos para lhes dar autonomia para prepararem os lanches (ou poderem tirar qualquer coisa para comer sem nos terem de pedir ajuda). Duas caixas ajudam a manter os produtos organizados.
  • Na segunda gaveta guardamos os chocolates ou aqueles doces ou bolachas mais especiais.
  • Na última gaveta frutos secos. Estas embalagens, em particular, são mais fáceis de arrumar deitadas ao alto, do que umas em cima das outras.

 

 

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Madalena
    16 Maio 2019 at 09:39

    Bom dia. Os rótulos pretos dos frascos imprime já assim? Ou escreve depois? Obrigada

  • Leave a Reply