Command center

O nosso Command Center e 4 simples passos para construir o seu

organização

Ao longo dos anos, em especial desde que temos os miúdos, sempre tivemos um cantinho em casa que usávamos para nos organizar, fosse para colocar recados, lista das compras, convites de festas, faturas ou papéis “a tratar”. A importância de ter um espaço onde pudéssemos gerir as nossas agendas e rotinas cresceu com a família.

Na casa anterior, usávamos um quadro em ardósia com umas molas na parte inferior. Escrevíamos no quadro e nas molas colocávamos os papéis. Algo muuuito simples. Quando mudamos para esta casa, começamos a usar o espelho do hall de entrada para colocar os papéis e recados, e no frigorífico da cozinha a lista de compras e as tarefas dos miúdos.

Claro que estava tudo disperso e eu não gostava nada de ver os papéis no hall, por isso, foi quando comecei a procurar uma solução de organização, que conheci os Command Centers no Pinterest e no Instagram.

Mas afinal o que é isto de um Command Center? É um lugar de casa onde são colocadas uma série de informações, com o propósito de organizar e coordenar a logística familiar. Todos os CC têm elementos diferentes, pois são construídos de acordo com as necessidades de cada família. Espreite por exemplo, os 20 CC que juntei neste artigo.

O nosso Command Center contínua muito simples. Tem 4 grandes áreas e está localizado na nossa cozinha. No hall de entrada não temos espaço suficiente de parede, e pareceu-em que atrás da porta da cozinha ficaria mesmo bem. Afinal, a cozinha é o centro da casa e este cantinho em especial tem acesso fácil e muita visibilidade.

Temos o quadro mágnetico SPONTAN da Ikea e umas molas mágneticas também da mesma loja. Por esse motivo, todos os elementos que utilizo no quadro têm de ser magnéticos – a lista de compras, o calendário e a lista de refeições. Mas hoje em dia existem muitas soluções magnéticas – lojas como a Primark, a Tiger e mesmo o Continente, têm soluções de organização com esta particularidade.

Calendário Mensal

O calendário mensal é o centro do nosso CC e é onde apontamos todos os compromissos, viagens, festas, aniversários, reuniões, atividades que vão acontecer no mês. Visualmente é o ideal para planear as nossas rotinas familiares com alguma antecedência. No início do mês temos uma visão geral e todos os fins-de-semana dou uma vista de olhos para a semana que vai começar para verificar que está tudo “controlado”. Estas informações também estão no meu Bullet Journal, onde é mais fácil de consultar quando estou fora de casa. O quadro é mágnetico e comprei-o na Flying Tiger. Adoro porque posso tirar e voltar a colar com muita facilidade.

Lista de Compras

Ter um bloco ou um caderno à mão na cozinha para apontar o que vai acabando é o primeiro passo para que não falte nada em casa. No nosso CC tenho um bloco magnético da Primark com suporte para caneta. Este bloco é utilizado por todos cá em casA para apontar o que é necessário comprar, até a Sra. que nos ajuda em casa usa para me pedir os detergentes ou materiais que estão a acabar. O facto de ter um suporte para caneta facilita ainda mais, porque não tenho de ir buscar uma caneta quando me lembro de apontar alguma coisa. É só escrever na hora!

Molas magnéticas para recados, convites e papeis “a tratar”

No nosso CC optamos por ter um conjunto de molas onde colocamos os recados da escola, os convites das festas ou qualquer papel que é necessário tratar. Também utilizamos para ter informações importantes como contactos, referência do bi-horário da EDP ou menús de takeaway de sítio onde costumamos encomendar.

Lista de refeições

Este bloco serve para escrever o que vamos comer na semana, quem prepara e o que necessitamos comprar. No geral é onde deixo os recados à Sra. que nos ajuda em casa das refeições a preparar.

Agora que já conhece o meu CC o que é que está à espera para construir o seu? Não sabe por onde começar? Siga estes 4 simples passos:

  1. Comece por escolher o sítio onde quer colocar – Qualquer cantinho de sua casa pode servir para montar o seu Command Center, mas o ideal é ser um local central de casa, normalmente num hall de entrada, num corredor ou na cozinha. O importante é que seja um local de fácil acesso e visibilidade para quem o vai usar.
  2. Escolha o que quer colocar – Cada CC é diferente. Adapte às necessidades da sua família. Algumas ideias do que pode colocar são:
    – Calendário mensal ou anual
    – Cestos, caixas ou clips para colocar papelada
    – Lista de compras
    – Plano de refeições (semanais ou mensais)
    – Tarefas familiares
    – Quadro de notas/mensagens
    – Canetas e marcadores
    – Porta-chaves
    – Um apontamento decorativo (opcional)
  3. Compre os materiais ou faça um diy – pode comprar os objetos que não tenha já em casa. Eu sou apologista da reutilização ou de um bom diy.
  4. Comece a utilizar, veja os resultados e adapte à medida que a sua família muda de hábitos – um ponto importante para o sucesso de qualquer método de organização é que seja revisto de vez em quando. Vá adaptando o seu às necessidades atuais da sua família. O CC que construir hoje, não é necessariamente o que vai utilizar em 5 anos. As famílias mudam e as rotinas também!

Agora já não tem desculpa para não construir o seu!!! Boas organizações!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply