Tenho de limpar isso quando? Organize as rotinas de limpeza da sua cozinha

organização

Manter uma casa limpa e arrumada requer organização e disciplina. Quantas vezes não lhe aconteceu aperceber-se de que já passou muito tempo desde que lavou determinado objeto ou cantinho da sua casa. Aliás, sabe sequer quando deve lavar ou limpar determinado objeto? A cada mês ou cada 6 meses? Hoje falamos de como organizar as rotinas de limpeza da sua cozinha.

O mais habitual é limparmos quando nos apercebamos que está sujo, o que em muitos casos já ultrapassou em muito o prazo de limpeza. A limpeza para além de ter efeito na saúde e na estética da sua casa, também ajuda a conservar os seus equipamentos. Ao fazermos a limpeza regular de alguns equipamentos da nossa casa, e neste caso da cozinha, prolongamos a sua vida.

No caso da cozinha, a limpeza e organização ainda é mais importante, uma vez que na maioria das casas a cozinha é o coração da cada e por isso, utilizada diariamente e por grande períodos do tempo.

Vou partilhar como faço com a minha cozinha, e como me tenho organizado aqui por casa. Para além das limpezas diárias às bancadas, chão e lava-loiças, existem 8 equipamentos que não precisam de ter uma limpeza tão regular, mas que obrigam a que pelo menos uma vez por mês, lhe demos um pouquinho de atenção. São eles:

FRIGORÍFICO – 1 VEZ POR MÊS
Apesar de fazer uma limpeza mais superficial todas as semanas quando faço as compras, uma vez por mês é necessário tirar todo o conteúdo e fazer uma limpeza um pouco mais a fundo. Retiro as prateleiras, caixas e cestos e lavo tudo com detergente da loiça. Antes de voltar a colocar, passo um pano húmido e papel de cozinha para secar antes de voltar a colocar tudo novamente. Aproveito para verificar todas as embalagens e deitar fora tudo o que já passou do prazo. Pelo menos uma vez por ano arrasto o frigorífico, para varrer e limpar atrás. Depois é uma questão de manter o frigorífico minimamente arrumado com estas 12 dicas.

CONGELADOR – 1 VEZ DE 6 EM 6 MESES
O congelador também não deve ser esquecido. Pelo menos 1 vez de 6 em 6 meses deveria desliga-lo e deixar descongelar, em especial se cria gelo com facilidade. A limpeza regular do congelador obrigada a que também demos uma vista de olhos ao conteúdo do mesmo. A maioria dos produtos não devem ficar congelados mais de 6 meses, pelo que é um ótima oportunidade para fazer limpeza e organizar o seu congelador. Cá por casa não é necessário descongelar o congelador porque não cria gelo, mas faço uma limpeza a cada semestre. Normalmente um mês antes começo a despachar toda a comida que tenho e evito comprar para não desperdiçar. Faço igual ao frigorífico, tiro as gavetas todas e lavo antes de voltar a colocar.

MÁQUINA DE LAVAR LOIÇA – 1 VEZ POR MÊS
Para evitar que a loiça comece a sair mal lavada da máquina, é necessário cuidar da sua máquina. Pelo menos uma vez por mês utilizo um produto para fazer uma limpeza a fundo. Também retiro o filtro e lavo com água quente, e passo um pano junto às dobras da máquina porque há tendência de ficar com resíduos de comida. Para terminar, coloco um ambientador para dar uma cheirinho agradável à máquina. Uma vez por ano, no mínimo, arrasto a máquina para limpar por baixo e por detrás.

MÓVEIS – 1 VEZ POR MÊS
Apesar de fazer uma limpeza a fundo nos armários da cozinha, pelo menos uma vez por ano (altura da primavera), se cozinha muito, é importante que uma vez por mês faça uma limpeza rápida aos móveis para que a gordura não se acumule. O interior das gavetas e armários não podem ser esquecidos. Por exemplo, gavetas com bolachas tendem a ganhar migalhas ou também as gavetas das cebolas ou batatas ficam com restos de cascas ou manchas. Aproveite as compras da semana para dar uma limpeza a determinadas zonas da cozinha e vai notar que não tem de gastar tanto tempo a fazer limpezas mais profundas. Aprenda a limpar armário com as 5 dicas da Casa & Festa

MÁQUINA DE CAFÉ – 1 VEZ POR ANO
Convém que faça uma limpeza e descalcificação da sua máquina com regularidade. Há quem aconselhe 1 vez por mês, algumas marcas referem apenas ser necessário 1 vez por ano. Muito depende do tipo de água da sua localidade e da utilização da própria máquina. Eu faço no mínimo 2 vezes por ano. Marcas como a Nespresso já têm kit de descalcificação, o que já dá uma ajudinha na tarefa. Não sabe como descalcificar a sua máquina? Veja este artigo da Cleanipedia onde explicam como fazê-lo passo a passo.

EXAUSTOR – 1 VEZ POR MÊS
Limpar o exaustor com regularidade, permite um melhor funcionamento do mesmo e também garante que o ar da sua cozinha fique limpo e respirável. Se utiliza o seu exaustor todos os dias, e nunca o limpou, não se admire que a casa toda fique a cheirar a comida cada vez que cozinha. Se tem filtros metálicos, pode retirar e lavar uma vez por mês. O resto só precisa de uma limpeza mais a fundo uma vez por ano. Neste artigo do Ekonomista.pt, aprende a limpar o exaustor em 4 simples passos.

FORNO – 1 VEZ POR MÊS
Convém dar uma limpeza depois de cada utilização com um pano, mas é imprescindível que o forno seja limpo mais a fundo pelo menos uma vez por mês. Eu tenho um forno da Ikea que faz pirolise, por isso, pelo menos 1 vez por mês tento fazer este procedimento. Se não sabe o que é, é um processo que utiliza temperaturas muito altas para eliminar a sujidade transformando-a em pó. É um pouco demorado, cerca de 2 horas e exige que retiremos do forno todas as peças metálicas. Se prefere uma limpeza mais convencional, espreite as dicas da Decorfácil para ter um forno sempre limpo.

AZULEJOS E PAREDES – 1 VEZ AO ANO
Quando renovamos a cozinha, decidimos retirar os azulejos e não voltar a colocar, ficou só parede. Utilizamos, obviamente, uma tinta lavável e quase 5 anos depois, as paredes estão impecáveis. O único cuidado, como com azulejos, é dar uma limpeza nas paredes. Eu faço regularmente, em especial junto ao fogão, para evitar que fique com gordura incrustada. Mas pelo menos uma vez por ano, é importante fazer uma limpeza mais a fundo. Aprenda a limpar os azulejos sem grande esforço com este artigo do Ekonomista.pt.

A limpeza da nossa casa não deve ser um bicho de 7 cabeças. Se está com dificuldade em se organizar, comece por fazer uma lista, para cada divisão da casa (cozinha, quarto, sala…). Depois decida a cadência da limpeza (bi-mensal, mensal, semestral ou anual). Por último, distribua num calendário anual para não ter alturas muito sobrecarregadas de limpeza.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply