4 razões para planear a ementa semanal e passo a passo por onde começar – download gratuito incluído

organização

O outro dia coloquei uma pergunta no Instagram sobre a preparação das refeições semanais, e mais de metade respondeu que não fazia nenhum planeamento. Fiquei surpreendida com a percentagem tão elevada, principalmente porque organizar as refeições semanais (e há quem o faça mensalmente) traz inúmeras vantagens a nível de poupança de tempo e de dinheiro, mas também a nível de saúde.

Aqui deixo 4 razões porque deve começar a planear as refeições:

📌Vai poupar dinheiro e reduzir o desperdício – ao planear as refeições, também vai decidir comprar unicamente o que necessita para preparar a comida. Como resultado, poupa na conta do supermercado e evita deitar comida fora.
📌Vai poupar tempo – se souber o que vai cozinhar, deixa de perder tempo a olhar para o frigorífico ou despensa a tentar “inventar” ou de correr ao super a comprar uns bifes à última da hora. Se sabe o que vai cozinhar pode pôr a descongelar, de molho ou temperar
📌Vai ter mais saúde – planear as refeições, permite criar menus variados e equilibrados
📌Vai reduzir o stress – nada pior que chegar a casa e andar a stressar com o jantar. Já temos coisas que cheguem para fazer no final do dia, como para também ter que nos preocupar com isto. Ao planear as refeições, tem menos uma coisa com que se preocupar


Por onde começar?

  1. Faça uma lista das refeições para a semana. Pode usar receitas de livros ou da internet para se inspirar. (ou pode espreitar as minhas 50 sugestões de receitas familiares). Considere um dia para restos e também algum dia de jantar fora ou encomendar, que não seja preciso planear alguma refeição. Dica importante: planeie sempre com a sua agenda da semana. Se sabe que vai ter dias mais complicados, com menos tempo, aposte em refeições mais fáceis e deixe as refeições mais trabalhosas para dias com mais tempo.
  2. Dê uma vista de olhos no seu frigorífico e despensa. Retire todos os tupperwares com restos do frigorífico e veja se tem produtos a expirar em breve na despensa. Isso vai ajudar a fazer a lista das compras e pode escolher fazer uma refeição com algum produto que vai em breve caducar.
  3. Faça uma lista de compras com tudo o que precisa para as refeições. Não se esqueça de espreitar os catálogos dos supermercados para aproveitar alguma promoção.
  4. Depois de chegar a casa, aproveite para preparar alguma comida. Por exemplo, deixe legumes e fruta já lavados e cortados, separe carne e peixe que vai congelar em doses de acordo com a sua lista de refeições da semana. Se tiver tempo, pode cozinhar algumas refeições e congelar. Bastará colocar no forno ou no tacho para terminar durante a semana.

Para ajudar na sua rotina, preparei uma ficha em branco que pode usar para planear as refeições da semana. Tem 2 opções: a cores e a preto&branco. Faça download GRATUITO da ficha e coloque-a na porta do seu frigorífico ou no seu Command Center.


Para fazer download das ementas gratuitas, basta clicar no botão de download por baixo de cada imagem. Não tem a password de acesso? Veja mais abaixo como a pode obter.


Para fazer download destes documentos precisa de uma password que está disponível unicamente para um grupo seleto de seguidores da Comunidade Arrumadinha. Para fazer parte desta Comunidade basta preencher o seguinte formulário:

Caso já faça parte desta Comunidade, mas não se recorda da password, por favor envie-me um e-mail para conxitamariablog@gmail.com


You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply