10 Dicas de ouro para preparar a chegada do seu bebé

organização baby

A chegada de um bebé a uma família muda por completo as suas rotinas e dinâmica. Depois de passar por duas gravidezes e pós-partos, e também de ouvir algumas das questões que as grávidas mais me colocam, decidi juntar 10 dicas de ouro para ajudar a se preparar para a chegada do seu bebé.

  1. Organize o seu tempo. Arranje uma agenda ou um planner para escrever todos os compromissos (consultas, exames) e tarefas que tem de fazer. Use e abuse das listas para verificar os artigos e produtos que tem de comprar. Organizar-se vai ajudar a manter a sua sanidade mental ao longo da gravidez e também a desfruta-la de forma calma e sem stress.
  2. Não encha o roupeiro do seu bebé com mil e umas peças de roupa. E sabe porquê? Porque o seu bebé vai crescer muito rápido e rapidamente vai deixar de usar as primeiras roupinhas. Antes de começar a fazer qualquer compra, a minha sugestão é que faça uma lista da roupa que vai precisar para os primeiros tempos. Que roupa comprar? Espreite as minhas sugestões de enxoval.
  3. Guarde todos os exames, ecografias e documentos da sua gravidez num único sítio. Compre um dossier e guarde todos os documentos organizados por trimestre ou por tipo de documentos. As vantagens de ter tudo junto são várias: por um lado facilita a sua consulta, não perde tempo à procura de documentos e também o seu transporte para consultas e finalmente para a maternidade.
  4. Registe a sua gravidez. Tire fotos à medida que a sua barriga cresce, escreva um diário com o que sente, faça uma sessão fotográfica de grávida, uma festa para revelar o sexo do bebé. A gravidez passa num instante e anos mais tarde vai achar bonito reviver alguns desses momentos através de fotografias. Junte tudo numa caixa e guarde-a para mais tarde recordar.
  5. Faça compras conscientemente. É possível que lhe apeteça comprar tudo e mais alguma coisa, principalmente se for mãe de primeira viagem. A ideia é que não sabendo o que vai precisar queira comprar pensando que pode ser útil. Vai aperceber-se que muitos dos produtos para bebé são de curta duração. Por isso, a minha sugestão é que faça compras conscientes. Pesquise, informe-se, fale com amigos. Não compre por impulso. E claro, escolha comprar artigos práticos, que ajudem a facilitar a sua rotina e que possam ser utilizados por mais tempo. Considere por exemplo pedir emprestado ou comprar em segunda mão. Eu já falei antes dos meus 25 essenciais. Espreite quais!
  6. Prepare ementas e encha a despensa de snacks saudáveis. Pode ser complicado gerir as rotinas nos primeiros dias depois de regressar a casa com o seu bebé. Algo tão simples como fazer o almoço ou jantar, pode ser mais difícil do que parece. Aproveite a gravidez para preparar algumas ementas, fazer compras e cozinhar algumas refeições e congelar. Aqui ficam 50 ideias de refeições para dar uma ajuda. Vai ver como vale a pena deixar este assunto tratado.
  7. Aproveite para descansar, passear, dormir, namorar… A chegada de um bebé muda a rotina de uma família por completo e vai exigir muito tempo de si. Na prática, vai passar a estar dedicada em exclusivo a tratar do seu bebé: alimenta-lo, dar-lhe banho, trocar-lhe a fralda e assim , vezes sem conta. Em especial no final da gravidez, aproveite para descansar e desfrutar do SEU tempo.
  8. Reserve um espaço para os artigos do seu bebé na cozinha, lavandaria e casa de banho. Não só ajuda na hora de encontrar as coisas, como também facilita na hora de preparar a comida do bebé, de lavar a roupa ou na hora de lhe dar banho. Pode ser uma gaveta, uma prateleira ou simplesmente um cesto. Tudo depende da quantidade de artigos que tem que guardar juntos.
  9. Prepare as malas de maternidade para si e para o seu bebé. Deixe tudo minimamente pronto a partir das 34 semanas de gravidez. Pode colocar os produtos de higiene pessoal no final, mas na prática, 90% da mala deve estar pronta com tudo o que precisa de levar para a maternidade. Não sabe o que colocar dentro da mala? Use a checklist que disponibilizo e não se esqueça de confirmar com o hospital ou clínica o que pode levar.
  10. Cuide do seu bem-estar mental – Não se compare com outras grávidas. Tem de perceber que todas as gravidezes e grávidas são diferentes. Concentre-se em como se está a sentir e procure sentir-se bem na sua pele, para que possa desfrutar da melhor forma este momento. Evite idealizações excessivas. Perceba que às vezes os planos podem não correr como esperamos e não é por isso que vamos deixar de viver o momento.

Se mesmo assim sente-se desorientada e sem saber por onde começar, adquira o meu Guia Prático: como organizar a chegada do meu bebé ou fale comigo para lhe apresentar os serviços que disponho de organização baby.

Posso ajudar a organizar cada etapa da sua gestação – da gravidez ao pós-parto – de maneira personalizada, para que não perca os momentos mais bonitos deste período, nem a sua saúde mental.


You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply