Como fazer um quadro de rotinas para o seu filho

organização kids

Criar rotinas para os meus filhos e para a nossa família é um dos segredos para manter a nossa harmonia e saúde familiar. Saber que há momentos para fazer determinadas coisas, é o primeiro passo para criar filhos independentes e autónomos. Como em todos os regressos às aulas, faço uma revisão e atualização das nossas rotinas e isso passa por criar rotinas para os mais novos.

Da mesma forma como criamos rotinas para organizar a nossa vida diária de adulto e evitar situações de stress, as crianças também precisam de rotinas para se sentirem seguras e calmas. O Gabriel, com 5 anos e meio, já consegue fazer muita coisa sozinho e estabelecer rotinas com ele foi o primeiro passo para incentivar a fazer mais sem a nossa ajuda.

Claro que com esta idade, temos de tornar tudo uma brincadeira e por isso, a melhor forma foi criar um quadro de tarefas, onde ele visualmente consegue ver as tarefas que tem de fazer e assinalar de forma divertida as que já foram feitas. Comecei com atividades bem simples, só para os momentos de deitar e acordar. E o certo é que este regresso às aulas tem sido fantástico. Faz muitas das atividades por iniciativa própria, nem temos de lhe dizer nada, e a sensação com que eu fico, é que ele gosta de mostrar que é autónomo e que consegue fazer as coisas sozinho.

O que precisa para fazer um quadro de rotinas?

  • Cartolina – eu usei folhas A4. De preferência coloridas e de cores diferentes para momentos diferentes. Para as tarefas da manhã usamos uma cor diferente das tarefas da noite.
  • Cola e tesouras
  • Marcador – de uma cor àescolha
  • Velcro, bostik ou folha mágnetica – para fechar as tarefas
  • Desenhos das atividades que quer colocar – no final deste artigo vai encontrar as que utilizamos para download gratuito!

Nota: usei desenhos porque o Gabriel ainda não sabe ler e porque visualmente fica melhor, no entanto também escrevi para ele se familiarizar com as letras. Se o seu filho é mais crescido, não precisa de colocar imagens, pode só escrever. Mas eu acho que fica sempre mais giro com imagens!


Como fazer o quadro?

Espreite este vídeo para ver como fazer o quadro.


Como utilizar o quadro?

Muitos simples! Basta fechar cada aba quando a tarefa ficar concluída. À noite, deixe as tarefas da manhã abertas e faça o mesmo de manhã. Abra as tarefas da noite, assim o seu filho fica logo a saber o que deve fazer.

Sugiro que escolha uma “recompensa” para premiar o seu filho no final da semana. Um incentivo extra para tornar as rotinas diárias ainda mais divertidas, não acha?

O Gabriel escolheu colocar na parede mesmo ao lado da cama, assim é a primeira coisa que vê quando acorda e a última antes de deitar. Colamos com bostik na parede.

Espero que tenha gostado desta ideia e por favor não deixe de partilhar comigo como correu, se o seu filho gostou e se ajudou a melhorar as rotinas com ele.

Pode encontrar mais ideias de quadros no meu Pinterest e lembre-se que criar rotinas desde criança ajuda no seu desenvolvimento pessoal e a criar crianças mais responsáveis e independentes.


Está com dificuldades em criar rotinas com o seu filho ou com a sua família?

Eu posso ajudar! Se gostava de ter melhores rotinas familiares, mas não sabe por onde começar, seja porque não tem a disponibilidade ou porque não o quer fazer sozinha, fale comigo para lhe apresentar os serviços que disponho de organização, que já ajudou uma série de pessoas a criar a casa e a vida com que sempre sonharam.


Para fazer download gratuito do pdf das tarefas, basta clicar no botão de download por baixo da imagem. Não tem a password de acesso? Veja mais abaixo como a pode obter.


Para fazer download destes documentos precisa de uma password que está disponível unicamente para um grupo seleto de seguidores da Comunidade Arrumadinha. Para fazer parte desta Comunidade basta preencher o seguinte formulário:

Caso já faça parte desta Comunidade, mas não se recorda da password, por favor envie-me um e-mail para conxitamariablog@gmail.com


You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply