Como organizar um roupeiro de adolescente

organização kids

Nas últimas semanas estive a melhorar o espaço de roupeiro do meu filho mais velho em preparação para o regresso às aulas. Já referi várias vezes aqui no blog e falo sempre á minhas Clientes, que um dos papéis da organização é ajudar a simplificar as rotinas diárias. E foi por causa da mudanças nas rotinas do meu filho que tive de re-organizar o roupeiro e adaptar-lo.

E porque é sempre um tema tão relevante para qualquer mãe, partilho o que mudou e assim, quem sabe, inspirar outras mães a tirar o máximo partido do roupeiro do seu filho.



O que mudou na rotina diária do meu filho?

No momento em que o meu filho terminou o 1º ciclo, deixou de usar uniforme na escola que frequenta. Isto muda por completo a rotina diária de escolher roupa. Com o uniforme, bastava ter uma prateleira do roupeiro e alguns cabides para organizar a roupa. E todas as noites deixava na cadeira da secretária a roupa separada. Agora vai começar a usar roupa “normal” todos os dias, ou seja, vai dar uso a toda a restante roupa do roupeiro. Isso fez-me perceber que a forma como o roupeiro estava organizado, não ia tornar o dia-a-dia do Tiago nada fácil.

Dediquei algum tempo a pensar na rotina diária do meu filho, e a forma como ele interage com a roupa, para definir um plano de ação. Resultado: uma mudança simples na disposição e a forma como a roupa é organizada, e a utilização de alguns produtos de organização.

Em qualquer processo de organização é fundamental fazer um bom levantamento de informação e um bom planeamento. Perceber as necessidades, os objetivos, a forma como a pessoa interage com esse espaço é importante para conseguir delinear um plano e encontrar a melhor solução para resolver um problema.


Que mudanças aconteceram:

  1. Toda a roupa, exceto acessórios, roupa interior e pijamas, passou a estar pendurada em cabides.
  2. Instalei mais um varão, e isso duplicou o espaço que já tinha. Por cima ficaram polos, camisolas manga comprida, sweats, polares e casacos. Na de baixo, tshirts, calções e calças. A roupa ficou organizada por categoria e depois por cor. Exemplo: t-shirts manga curta juntas.
  3. Coloquei dois armários de gavetas nas prateleiras do lado direito para organizar as peças mais pequenas: cuecas, meias, pijamas, cintos, fatos de banho, etc.
  4. Identifiquei todas as gavetas.
  5. Os sapatos ficaram na parte inferior do roupeiro e nas prateleiras as malas das atividades desportivas.

Outras coisas que tive em conta ao organizar: coloquei as peças de roupa que o meu filho usa com mais frequência ao seu nível e de fácil acesso. E outros acessórios que não precisa de usar tanto, menos acessível. As palavras de ordem foram: simplificar e facilitar.


Qual a vantagem de passar tudo para cabides?

  • Passa a ter a visibilidade de toda a roupa, o que facilita ao Tiago escolher a peça e fazer conjuntos, e com os cabides iguais, fica toda ao mesmo nível.
  • Facilita também tirar e voltar a guardar no mesmo sítio – o cabide fica livre, por isso, sabe onde devolver e o movimento de tirar a t-shirt de um cabide é mais fácil do que tirar uma t-shirt de uma pilha (numa pilha de roupa, o mas natural seria deixar cair tudo e depois deixar assim sem dobrar).
  • Facilita-me a mim a rotina da roupa, pois só preciso de passar e colocar logo no cabide. Acabam-se as dobras.

Qual foi o investimento final?

Para fazer esta mudança e melhorar as rotinas, tive de fazer um investimento em alguns produtos organizadores. No total, investi cerca de 45€ para fazer esta mudança.


Resultado final

Espreite as fotos seguintes para ver o resultado final da mudança e diga-me o que achou. Eu gostei, mas quem teve de aprovar foi mesmo o meu filho. E sabe o que: aprovadíssimo! O Tiago esteve envolvido em todo o processo, foi ele que fez a escolha da roupa inicial, organizou a roupa toda e ajudou a identificar as gavetas. Envolver os nossos filhos na mudança, também é importante e neste caso foi mesmo fundamental.


Também gostava de ter algo deste género em casa?

Eu posso ajudar! Se gostava de organizar o seu roupeiro ou do seu filho, mas não sabe por onde começar, seja porque não tem a disponibilidade ou porque não o quer fazer sozinha, fale comigo para lhe apresentar os serviços que disponho de organização, que já ajudou uma série de pessoas a criar a casa e a vida com que sempre sonharam.


You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply