
Passo-a-passo para contratar uma empregada doméstica
Por diversas vezes ficámos sem empregada doméstica e tivemos que passar pelo processo de recrutar uma nova. Encontrar “A” empregada doméstica não é tarefa fácil. Trata-se de escolher a pessoa a quem vamos entregar a chave da nossa casa e partilhar o nosso lar, quem irá interagir com os nossos filhos, mexer nas nossas gavetas e saber da nossa vida privada.
Por mais que eu faça tarefas diárias para manter a nossa casa arrumada, com a nossa vida familiar e o trabalho, precisamos mesmo de uma ajuda extra para manter a nossa sanidade mental. O processo de escolher uma empregada doméstica não é fácil, e pode ser demorado.
Por isso, e para si que está ou pode vir a passar pelo mesmo, partilho algumas dicas de como se pode organizar nesta importante e difícil tarefa de encontrar empregada doméstica.

6 passos para contratar uma empregada doméstica
- Faça uma lista dos requisitos que procura – O primeiro passo, antes de começar a procurar, é definir o que procura numa empregada doméstica. Quantas horas pretende, se quer com experiência, se tem de tratar de crianças, se tem que saber cozinhar, passar a ferro, se precisa de ter viatura própria, etc. Definir o perfil da pessoa que procura vai facilitar a preparação do anúncio de recrutamento e mais tarde a fazer a triagem das candidatas.
- Pergunte a amigos e familiares – Comece por falar com amigos, conhecidos ou familiares para saber se sabem de alguém, ou se sabem de alguém que conhece alguém que esteja disponível. Conseguir uma empregada doméstica através da recomendação de alguém conhecido, pode (ou não) significar a garantia de confiança que tanto procuramos. Nós não tivemos sucesso desta forma, por isso tivemos que passar para o Plano B.
- Coloque um anúncio ou contacte uma empresa especializada – Quando a 1ª parte falha, temos que recorrer a outros meios, como colocar um anúncio. Com a internet, temos a tarefa algo facilitada. Pode colocar na sua página pessoal das redes sociais, grupos fechados ou aproveitar plataformas de classificados como o OLX. Para quem não se sentir tão confortável com esta opção, existem empresas especializadas em encontrar empregadas domésticas e outras que oferecem o serviço. Claro que isto tem o seu custo, mas também traz as vantagens de segurança. A nossa escolha recaiu em colocar um anúncio dentro de um Grupo Fechado no Facebook. Criamos um post com os requisitos que procurávamos na pessoa e começamos logo a receber contactos. Tudo o resto foi tratado por mensagem privada com cada contacto.
- Faça uma 1ª triagem – Depois de começar a receber os contactos de pessoas interessadas, é imprescindível que comece a tomar nota dos vários contactos para poder organizá-los. Utilize um caderno ou um ficheiro em Excel para tomar notas das candidaturas e os seus perfis. Isto vai facilitar na hora de analisar toda a informação e tomar uma decisão.
- Faça entrevistas – Depois de sentir que já tínhamos pessoas suficientes (a certa altura já não aceitávamos mais contactos) analisamos todas as informações e foram agendadas 4 entrevistas. 4 pareceu-nos um número razoável. Esta é a fase mais importante, porque por mais perguntas que fiça, existem sempre comportamentos que só vai poder ver ou perceber cara a cara. Eis algumas questões que podem ser abordadas durante a entrevista:
- Questões Profissionais – Qual a sua experiência? Onde trabalha atualmente? (se trabalha) Há quanto tempo? Porque saiu do seu último trabalho? Tem referências? Se é para cozinhar, perguntar que tipo de comida sabe fazer. Se é para cuidar de crianças, falar um pouco sobre isso.
- Questões Pessoais – O objetivo é conhecer um pouco a pessoa. Algumas das perguntas que pode colocar são: idade e onde nasceu. Onde mora e com quem. Estado civil. Se tem filhos. Quantos e que idades. Quem fica com eles quando trabalha? O que gosta de fazer quando não está a trabalhar? Etc.
- Questões “Técnicas”/Logísticas – Horários disponíveis. Salário. Férias. Benefícios. Regras gerais da casa.
No final da entrevista pode terminar indicando os próximos passos, como por exemplo, quando será dado feedback em relação à entrevista.
- Tome uma decisão e comunique-a. Depois das entrevistas terminarem, não demore a tomar uma decisão e fale com a pessoa escolhida rapidamente para combinar próximos passos. Aliás, dê feedback a todos os candidatos, mesmo os que não passaram à fase final.
Depois de seguir todos os passos, e se ainda tiver dúvidas sobre a escolha a fazer, siga o seu instinto. Se nenhuma candidata lhe agradou, marque mais entrevistas. Tem que se sentir confortável com a escolha final.
Espero que estas dicas ajudem na hora de contratar uma empregada doméstica.
