
5 dicas para não se atrasar de manhã
Sair de casa a horas todos os dias pode ser uma dor de cabeça. Mais ainda para quem tem crianças pequenas…acordá-las cedo, vestir-las ainda meio a dormir e dar-lhes o pequeno almoço, tudo isto a contra-relógio, para não nos atrasarmos. Farta de se atrasar de manhã? Então tem de ler este artigo até ao fim e conhecer as minhas 5 dicas para não se atrasar de manhã.
Imagine cá em casa quando somos os 6 a sair. Pois vou partilhar consigo que, independentemente de sermos 4 ou 6, conseguimos em 90% das vezes sair a horas de casa. Ou seja, as 7h30 da manhã. Como conseguimos? Conto-lhe tudo mais à frente.
5 dicas para não se atrasar de manhã
1. Acorde antes dos miúdos – Todos os dias acordamos meia hora mais cedo do que eles. Em meia hora estamos vestidos e prontos para os acordar. Não há nada pior que acordar ao mesmo tempo e ter os miúdos a chamarem-nos ou a interromperem-nos enquanto tentamos colocar maquilhagem ou fazer a barba.
2. Deixe o máximo de tarefas/coisas prontas de véspera para não perder tempo de manhã: O ditado bem diz, não deixes para amanhã o que podes fazer hoje. E neste caso é mesmo isto. Não pode perder tempo de manhã com pequenas tarefas se quer garantir que sai a horas de casa:
- Separe a roupa (e acessórios) que vai usar, de véspera – Quantas vezes não lhe aconteceu estar uns 5 a 10 minutos a olhar para o roupeiro sem saber o que escolher para vestir? Se deixar a roupa separada, demora no máximo 5 minutos a estar pronta. E com tempo, escolhe melhor a roupa e tem tempo de escolher os acessórios. Este ponto também se aplica às crianças. Se tiver crianças que já se vestem sozinhos, deixe a roupa pronta e assim ela só tem de se vestir.
- Deixe os lanches ou marmitas preparadas e prontas para levar – Quem leva lanche, deixa pronto de véspera. Os mais velhos levam uma barrita ou uma peça de fruta. Eu normalmente levo lanches para o trabalho e tenho que deixar pronto de véspera: legumes cortados, fruta, bolachas e quando levo almoço, já fica tudo pronto de véspera. De manhã é só tirar do frigorífico e colocar na lancheira. Fazer uma ementa semanal também ajuda muito.
- Tome banho à noite – Se não se importar de tomar à noite (pois há quem precise de uma chuveirada para acordar) deixa de precisar acordar ainda mais cedo.
- Tome um pequeno almoço simples (mas tome) – Não vai sair de casa a horas se estiver a espremer laranjas para fazer sumo e a fazer panquecas de raiz. Opte por pequenos almoços mais rápidos (o que não significa menos nutritivos) – cereais, leite, pão, batidos. Houve uma altura que comia papas de aveia e antes de me começar a vestir deixava a fazer na Bimby. Quando chegava à cozinha, tinha as papas prontas a comer. Em dias mais complicados, faço um batido de proteína para não sair com o estômago vazio.
- Prepare as mochilas da escola ou a mala do trabalho – Isto tem que ficar de véspera tratado e à porta de casa. Evite andar à procura do estojo nem do caderno de manhã.
- Reveja a logística familiar do dia – Para quem tem logísticas familiares complicadas como nós, é imprescindível rever toda a logística familiar na véspera. Saber quem vai levar quem, quem sai a que horas, se é preciso ter almoço pronto, deixar algo a descongelar para o jantar. Tudo organizado para não haver surpresas e evitar discussões logo pela manhã. Um Command Center é uma excelente ferramenta para qualquer família. Centralize num único sítio toda a informação importante para gerir as suas rotinas diárias.
3. Deixe tudo à porta de casa – Depois de ter tudo preparado, e para garantir que não fica nada para trás, colocamos tudo à porta de casa. Mochilas da escola, sacos da ginástica, cesto da roupa para passar, computadores, etc. Assim, na hora de sair, o meu marido varre, literalmente, o hall de entrada e põe tudo no carro.
4. Deixe tudo arrumado – Sair de casa cedo e a horas, não significa deixar a casa de pernas para o ar. Tirando os dias que a nossa empregada vem a casa, deixamos sempre as camas feitas e a cozinha minimamente arrumada. Não há nada pior que chegar ao final do dia e ainda ter de estar a arrumar a loiça do pequeno almoço.
Conhece as 8 tarefas diárias que pode fazer para manter a sua casa em ordem?
5. Encare a pontualidade como algo sério – Cá em casa cumprimos horários. O respeito pelo tempo de todos é um fundamento familiar. Para mim é impensável que os miúdos cheguem atrasados à Escola e eles sabem disso. Como também sei que se tenho uma reunião e se me atraso, porque apanhei uma acidente, ligo para avisar.
Agora que já sabe o segredo para conseguirmos sair de casa a horas e não se atrasar de manhã, não tem mais desculpas! Comece por fazer pequenas alterações na sua rotina diária e veja como estas mudanças têm impactos positivos na sua vida. Escolha uma ou duas das dicas de que falo em cima e comece já a implementar. E depois não se esqueça de me contar como correu.

