
Como ser mais produtiva utilizando listas
Fazer listas pode ser algo muito útil para organizar o seu dia-a-dia. No entanto, nem sempre pode sentir que está a fazer progressos. Pode sentido, por exemplo que tem listas a mais: uma lista no frigorífico, outra na mala, outra numa app no telemóvel e outra no escritório. Junta assuntos da casa com projetos grandes, objetivos pessoais com objetivos do trabalho. Esquece-se onde aponta as coisas e os assuntos ficam por tratar ou esquecidos. Junta papéis e mais papéis e a certa altura já não sabe qual é a lista certa, que tarefas foram concluídas ou quais as mais importantes.
Se sofre, como eu, do síndrome das listas, ou se quer simplesmente organizar-se para despachar assuntos, aqui ficam algumas dicas de como ser mais produtiva utilizando este método tão simples e eficaz: listas.
As listas ajudam a priorizar as coisas mais importantes ajudando a atingir mais rapidamente objetivos, criam disciplina e poupam tempo. Mesmo que inicialmente possa parecer que perde tempo a fazer a lista, mais o facto de ter a lista feita pode ajudar a evitar erros ou esquecimentos, que mais tarde vai fazer-lhe gastar mais tempo.
4 dicas para ser mais produtiva com listas
Estas 4 dicas, vão ajuda-la a ser mais produtiva na hora de construir as suas listas:
- Escolha a ferramenta – pode ser em papel, no Excel, ou numa app, o importante é que escolha a ferramenta certa para si. Escolha algo que seja simples e efetivo. Se escolheu utilizar uma app no telemóvel, não caia na tentação de apontar noutro sítio qualquer. Corre o risco de se esquecer do que tinha para fazer.
- Faça listas pequenas e simples – não faça listas gigantes, caso contrário vai sentir-se completamente desorientado e sem saber por onde começar. 5 a 10 itens na lista são suficientes.
- Faça listas diferentes para áreas/temas diferentes – separe os temas para poder encontrar mais foco. Não junte temas de trabalho na lista de supermercado, ficará confuso para si, e corre o risco de se esquecer do que tem para fazer porque não apontado no sítio certo. Faça por
exemplo listas para coisas de trabalho, coisas pessoais e tarefas da casa. - Priorize – Agora que construiu uma lista simples e com temas agrupados, está na hora de assinalar as prioridades. Não deixe passar datas importantes porque se esqueceu de dar prioridade a um tema.
Espero que com estas dicas possa tirar o maior partido das listas e se torne mais produtiva no seu dia-a-dia. Se procura outras formas de se organizar, espreite como o faço com o meu Bullet Journal. Outra das minhas ferramentas favoritas!
