
5 dicas para cuidar plantas de interior
Agora que estou a começar a ter plantas dentro de casa, tenho andado a fazer algumas pesquisas sobre a melhor forma de cuidar plantas de interior. Nunca tive muito sucesso. As únicas plantas que têm sobrevivido comigo são as orquídeas.
Eu sei que se forem bem cuidadas, as plantas podem crescer de forma saudável e ter uma durabilidade bastante grande. Talvez o segredo seja mesmo esse, cuidar delas. Depois de ler vários artigos sobre o assunto e seguir algumas páginas nas redes sociais como por exemplo a da A Tripeirinha, e juntando também alguma (mesmo que pequena) experiência, reúno aqui as 5 dicas que ponho em prática para que as novas habitantes cá de casa tenham uma vida longa e feliz.
Já sabe que adoro a minha casa e cuidar dela e ter plantas é uma ótima forma de trazer a natureza para dentro de casa. Aliás, para mim, ter plantas e flores em casa é uma das formas de cuidar e amar o nosso lar.
5 dicas para cuidar plantas de interior
- Escolher bem o tipo de planta – Quando comprei as plantas cá para casa, escolhi plantas de interior. Estes são dois dos tipos de plantas que tenho em casa:
- Uma chrysalidocarpus lutescens, mais conhecida por areca-bambu ou palmeira de jardim. Sugerem colocar numa zona com luminosidade, sem luz solar direta, com temperaturas mínimas de 15°C e regar com moderação.
- Uma spathiphyllum, que é um género de plantas com flor pertencente à família Araceae. O género inclui as espécies conhecidas pelo nome comum de lírio-da-paz. Sugerem colocar à sombra, com temperaturas mínimas de 15°C e regar frequentemente.
- Escolher um bom local – Não basta só comprar a planta e colocá-la dentro de casa. Temos de perceber quais as suas necessidades de luz, calor e de espaço. Quando as coloquei dentro de casa, escolhi os locais de acordo com as necessidades de cada uma das plantas. Por exemplo, a Spathiphyllum foi colocada num local com menos luz, enquanto que a outra foi colocada num local com mais luminosidade. Também escolhi vasos de acordo com o tamanho da planta. O vaso não pode ficar apertado, impossibilitando a planta de crescer.
- Ter cuidado com a rega – Para que as plantas sobrevivam, temos que ter cuidado com a quantidade de água que lhe damos. Não podemos por de mais, nem de menos, correndo o risco de fazer apodrecer as raízes, ou deixa-la morrer à sede. Sempre que possível, tente colocar um prato por baixo do vaso. Li em vários sítios que uma forma de verificar se a planta precisa de ser regada é inserir o dedo ou um pau no solo. Se a terra ficar colada é por que ainda não é hora de regar a planta.
- Fertilize as plantas – em vários sítios li que é importante fertilizar as plantas. Eu tenho um fertilizante líquido que se mistura com água e se aplica uma vez por mês. O importante é escolhermos o fertilizante certo. Aconselhe-se quando comprar a planta.
- Mantenha a planta limpa e bem tratada – Ter plantas é como ter uma mascote. Temos de lhes dar carinho e cuidar. Não basta só regar e dar fertilizante. Também é importante cuidar delas, cortar e limpar as folhas secas, aplicar insecticida quando for preciso. Eu tenho um spray que limpa as folhas e lhes dá um aspeto luminoso.
Agora é pôr em prática estas dicas para que as minhas plantas cresçam felizes e saudáveis.
Tem dicas que usa para que as suas plantas estejam sempre lindas? Vou adorar ouvir as suas dicas e sugestões!
