
Organize o seu roupeiro para a nova estação
Duas vezes por ano faço a troca da roupa do meu roupeiro. Sim, porque apesar de ter um roupeiro grande, 2 vezes por ano tenho que o ajustar às estações. Aliás, esta é uma das dicas que a Organizadora Profissional Vicky Silverthorn partilha no seu Livro Comece pela Gaveta das Meias, “Guardar roupa que não é usada na estação atual pode duplicar a quantidade de espaço no seu roupeiro. Dobre cuidadosamente todas as peças que estão fora de época e guarde-as em caixas de plástico”.
Hoje partilho algumas das minhas dicas para se organizar na mudança de roupa de estação:
- Pode escolher fazer isto de forma faseada (por exemplo ao longo de uma semana) ou tirar um dia para o fazer. Eu normalmente tiro um dia. Prefiro estar 3 a 4 horas nisso, e deixar o tema despachado do que estar uma semana inteira a ver roupa espalhada por todo o lado. Pense num dia em que possa estar completamente focado nesta tarefa. Quanto mais concentrado estiver, mais rápido a vai concluir.
- Antes de começar organize o seu espaço. Eu tenho sempre a cama feita e o quarto arrumado antes de começar a fazer isto para poder aproveitar o espaço disponível. Vai precisar de espaço para dobrar, para separar itens que quer doar, itens que precisam de arranjo, etc. Se começar num espaço desarrumado, vai ser mais complicado manter a ordem quando começar a espalhar a roupa.
- Faça por secções. Não tire tudo o que vai guardar cá para fora de uma só vez. Vá por partes. Caso contrário vai ficar completamente perdido na(s) pilha(s) de roupa(s).
- Aproveite para fazer escolhas. Separe roupa que já não gosta ou que já não lhe serve. O mesmo se aplica ao contrário, não coloque dentro do seu roupeiro roupa que ficou guardada e que sabe que não vai usar. Dê a roupa a lojas de caridade ou então opte por colocá-las nos contentores específicos para roupa.
- Arranje caixas grandes (e transparentes) para guardar a roupa que não vai usar ou sacos a vácuo. Eu tenho duas caixas, uma de roupa e outra para sapatos. Pode também optar por guardar algumas peças em roupeiros na garagem ou numa arrecadação. Eu tenho os casacos de inverno todos guardados desta forma. Com o cuidado de os guardar num local sem humidade, alguns até protegidos por sacos e com os saquinhos anti traça. Não corra o risco de deixar um casaco guardado e quando o vestir estar cheio de buracos.
- Não deixe ficar a roupa que escolheu para dar muito tempo em casa. Coloque-a à porta de casa e na primeira ocasião desfazasse dela. Eu costumo colocar logo no carro, até porque odeio ter tralha à porta de casa.
- Por último, desfrute do seu novo roupeiro arrumado e feliz.
Em resumo:
- Ganhe coragem.
- Escolha um dia para fazer isto.
- Organize o seu espaço.
- Faça por secções.
- Aproveite para fazer uma escolha na sua roupa e despache esta roupa o mais rápido possível.
Se quer ir mais além, espreite como organizo o meu roupeiro e aproveite para fazer uma re-organização do seu.

