
Como organizar a sua lavandaria
Se tem dúvidas de como organizar a lavandaria para transformar a tarefa de lavar e secar numa tarefa fácil (e até divertida) leia o artigo que preparei com algumas dicas e sugestões.
Já vos disse que adoro a nossa lavandaria? O projeto principal de 2017 foi a remodelação da uma casa de banho que tínhamos na cave, para a transformar numa lavandaria. O resultado foi um espaço super prático, dedicado à lavagem (e secagem) e da roupa, à arrumação de todos os lençóis e toalhas e à organização dos detergentes e produtos de limpeza da casa.
Então, vamos lá a isto:
Os básicos numa lavandaria
Independentemente do tamanho da sua lavandaria, os produtos básicos para lavar a roupa são os seguintes:
- Máquina de lavar roupa – o item que não pode faltar numa lavandaria! Adquira uma máquina adequada ao seu agregado familiar e ao tipo de utilização que vai fazer. No nosso caso, temos uma de 9kg que ajuda imenso na hora de lavar a tonelada de roupa semanalmente.
- Máquina de secar – completamente opcional, mas a meu ver necessária. Optamos por comprar a máquina de secar em separado e foi a melhor coisa que fizemos. Também é de 9kg e já deu jeito muitas vezes quando o tempo não permite estender a roupa lá fora. O melhor: a roupa sai da máquina quentinha, e em muitos casos, é só dobrar, já não precisa ser passada a ferro.
- Detergente (para a máquina e para lavar à mão) – eu prefiro o detergente líquido para a máquina e o em pó para lavar à mão.
- Amaciador – para deixar aquele cheirinho na roupa. Como temos crianças com tendência a alergias na pele, escolhemos sempre um amaciador específico da marca Confort.
- Produtos de pré-lavagem – para aquelas nódoas mais difíceis de tirar como por exemplo de comida ou de suor. Usamos o Vanish.
- Cestos da roupa – para transportar a roupa lavada até ao estendal e depois para guardar a roupa passada e ajudar na arrumação da mesma.
Os extras a ter numa lavandaria
Se tem mais espaço e quer utilizá-lo para outras coisas que não só lavar, como é o nosso caso, a minha sugestão é ter os seguintes extras para organizar a lavandaria:
- Bancada – pode aproveitar para fazer uma bancada por cima das máquinas e aproveitar o espaço para colocar os cestos e dobrar a roupa.
- Lavatório – sempre dá jeito ter um lavatório onde se possa lavar uma ou outra peça à mão. Como a nossa lavandaria também é casa de banho, mantivemos o lavatório, mas com um tamanho maior que o normal para que seja possível deixar alguma peça de molho.
- Cabide – depois de passar a ferro, as camisas ou vestidos ficam pendurados no cabide até serem arrumadas no sítio.
- Cesto da roupa – ideal para guardar a roupa enquanto não é lavada. O nosso tem dois compartimentos que permitem separar a roupa clara da escura.
- Sacos/bolsas de lavagem – se tiver peças delicadas que precisam ser lavadas separadamente, opte por comprar sacos/bolsas de lavagem, que ajudam a proteger a sua roupa.
Outras sugestões
- Tábua de passar a ferro e ferro de engomar – no nosso caso não temos estes itens na lavandaria, mas sim na despensa que está ao lado por uma razão de espaço. Para quem quiser, existem soluções muitos práticas para, por exemplo, guardar a tábua sem ocupar espaço.
- Cantinho de costura – para quem aproveite para coser um botão ou dar um ponto numa peça de roupa, pode ter uma caixinha com os seus objetos de costura. Eu não tenho isto aqui, pois não me dá jeito costurar neste espaço.
- Estendal interior – para quem precise de lavar e deixar a peça a secar no interior, pode optar por ter um estendal interior. Existem excelente opções que ficam fechadas quando não estão em uso, e assim não incomodam no dia-a-dia.
Dicas de organização
- Mantenha o que precisa à mão – seja em cima da bancada ou num armário, o importante é que não perca tempo à procura do que precisa. Se é o detergente que utiliza mais, tenha isso sempre à mão. Existem excelentes opções de organização como frascos de vidro para o detergente em pó ou dispensadores de vidro para o detergente líquido. Ambos ficam lindos!
- Use e abuse dos cestos – sejam eles em plástico ou em verga, os cestos são excelentes acessórios na hora de ajudar a organizar qualquer espaço. Sou suspeita em dizer isto porque adoro cestos, mas um cesto em verga fica sempre lindo em qualquer espaço.
- Maximize o espaço disponível – se conseguir ter móveis, utilize-os para arrumar os produtos que não utiliza com tanta frequência ou o stock de produtos que ainda não estão a ser utilizados. Use ganchos para aproveitar as laterais dos móveis para pendurar coisas, como roupa passada e o interior das portas para guardar objetos. Se lhe falta espaço, tire o máximo partido das paredes, coloque prateleiras, placares e aproveite o espaço por cima das máquinas.
- Tenha onde guardar as tralhas perdidas – sejam elas botões, meias sem par, moedas. Uma caixa ou um recipiente para ir colocando este objetos perdidos é o suficiente.
- Cuidado com as crianças – Não se esqueça de colocar os produtos de limpeza fora do alcance das crianças.
Inspirada para dar uma organização na sua lavandaria? Não importa o espaço, mesmo que tenha só um cantinho pequenino, as regras básicas também se aplicam.
Aqui deixo algumas sugestões de produtos para a organizar a sua lavandaria:
Pode ver estes e outros produtos na minha Loja Amazon.


Este artigo contém links de Afiliados Amazon, o que significa que ao comprar algum produto através de um link recebo uma pequena comissão. Obrigada por apoiar o Blog Conxita Maria – A Arrumadinha.