
Dicas para passar menos tempo a tratar da roupa
Existem tarefas que não podemos deixar de fazer em casa, uma delas é lavar roupa. E quando digo lavar a roupa, falo de todas as tarefas associadas a este processo: separar, estender, secar, dobrar, arrumar, etc. Parece uma tarefa sem fim e ainda mais em famílias numerosas.
Como podem imaginar, numa família de 6 como a nossa, há sempre muita roupa para lavar. E não só roupa de vestir, também temos os lençóis e as toalhas de banho, toalhas de mesa, e muitas outras coisas que têm de ser lavadas com regularidade.
Já fez as contas ao tempo que demora por semana a tratar da roupa em casa?

Dicas para simplificar esta rotina
- Tenha um sistema organizado. Da mesma forma como cria um Cronograma de Limpeza da Casa, pode também instituir um Cronograma de Lavandaria. Crie um calendário e um sistema para gerir as lavagens da roupa e tratar da roupa. Defina os dias específicos para lavar e tratar da roupa, seja dobrar ou passar. E tenha um sistema que ajude a manter esse calendário. Algo bem simples é ter cestos para a roupa suja no quarto ou casa de banho para poder mais facilmente recolher a roupa. Coloque no calendário os dias de “recolha da roupa” e ponha toda a sua família a trazer a roupa para um único local. Desta forma poderá gerir melhor todo o processo, sabendo de antemão a quantidade de roupa a lavar. Se tiver um espaço de lavandaria pode optar por ter um cesto grande nesta zona e toda a família utilizar um único.
- Racionalize a roupa que põe para lavar. Há peças de roupa que não precisam ser lavadas após cada utilização. Opte por ter mais cuidado com o que põe para lavar (e ensine os seus filhos a ter o mesmo cuidado). Óbvio que meias, roupa interior e de desporto precisam de ser lavadas depois de cada utilização. Mas existem peças que podem ser usadas, e depois guardadas. Tais como camisolas, calças de ganga, sweats – a menos que tenham manchas, claro! Ensinar os seus filhos a gerir isto é muito importante. Eu falo pelos meus, por eles, só para não dobrar a roupa, põe tudo no cesto para lavar!
- Utilize produtos que simplifiquem o seu dia-a-dia. Já existem no mercado produtos que podem ajudar a simplificar a tarefa de lavar e secar a roupa. Vamos por exemplo pensar nas meias. Quanto tempo demora a tratar das meias? A estender individualmente, a procurar o par, etc. Para simplificar esta tarefa uso um produto que me ajuda muito, a MerrySocks. Outros produtos como o engoma fácil ou uma manta refletora, ajudam a que a tarefa de passar a roupa não seja tão penosa e a poupar-lhe muito tempo. As máquinas de lavar mais recentes têm programas que ajudam a adaptar o tempo de lavagem à quantidade de roupa, evitando assim, que utilize programas de lavagem muito longos e poupando tempo e dinheiro. Se está na hora de comprar uma máquina nova, vale a pena investir numa bem eficiente.
- Não acumule roupa. Já falei várias vezes aqui no blog sobre a chamada “acumulação”. Se começar a juntar muita roupa, a tarefa vai parecer-lhe muito maior. Evite grandes períodos sem lavar roupa. O mesmo se aplica a passar e guardar. Não acumule. Este ponto está diretamente ligado ao 1º. Crie um calendário e vá tratando das coisas aos poucos e assim não lhe vai custar tanto. No caso daquelas semanas em que está a chover o tempo todo e não tem forma de secar. Experimente lavar em casa e depois levar a uma lavandaria self-service para secar. Em 20 minutos fica com a questão resolvida.
- Aproveite o bi-horário ou os painéis solares. Cá por casa temos a tarifa bi-horária (altura do dia em que a tarifa da luz é mais barata) e aproveitamos para lavar ou secar a roupa nestes horários (à noite durante a semana, ao sábados em determinados períodos e ao domingo todo o dia) e assim poupar na conta da luz. Para quem tem painéis solares, pode fazer a mesma coisa. Planeie as lavagens para as alturas do dia quando a produção é maior.
- Tenha um espaço de lavandaria limpo e organizado. Ter os produtos que precisa à mão como detergente e amaciador é fundamental para tornar esta rotina mais simples. Não só é mais fácil, pois tem tudo à mão, mas irá ajudar quando precisar de comprar algum produto e não é apanhado de surpresa. Tenha as bancadas desimpedidas para poder utilizá-las para organizar e dobrar a roupa, ou colocar cestos com roupa por passar ou por arrumar. Espreite este artigo sobre Como Organizar a sua Lavandaria e comece ainda hoje a simplificar a sua vida.
- Estenda a roupa assim que terminar de ser lavada e evite utilizar ciclos com centrifugação muito fortes. Quanto mais amarrotada estiver a sua roupa mais difícil vai ser passá-la a ferro. Por isso, tente estender a roupa assim que sai da máquina ou evite utilizar ciclos muito fortes, que amarrotam muito a roupa. Roupa muito amarrotada é mais difícil de passar a ferro e se a ideia é simplificar a sua vida, esta é daquelas dicas obrigatórias.
- Dobre a roupa assim que sair da máquina de secar ou do estendal. Existem peças que se forem dobradas logo a seguir a saírem do estendal ou da máquina de secar, não vão precisar de ser passadas a ferro. Aproveite esta oportunidade para separar as peças que não têm de ir ao ferro. Se tiver um daqueles serviços de engomadoria contratado, vai dar-lhe jeito (€€) fazer esta separação.
- Arrume de imediato. Quando o processo estiver completo, não espere muito tempo para arrumar a roupa. Faça-o o mais rápido possível para evitar a tal acumulação de roupa.
- Partilhe a responsabilidade – Este é outro assunto que eu refiro muito no blog. Em imprescindível partilhar as responsabilidades da casa pela família. Não só por uma questão de dividir as tarefas e não ser sempre a mesma pessoa a tratar, mas porque se o fizer, está a ensinar coisas importantes aos seus filhos. Neste tema não há diferença nenhuma. Ensine os seus filhos a separar a roupa. Os mais velhos podem aprender a usar a máquina de lavar. Os mais novos podem ajudar arrumando a roupa ou separando a suja. Torne a tarefa de tratar da roupa divertida e vai ver que todos ficam a ganhar!
Espero que estas dicas ajudem a tornar esta tarefa tão chata, mas tão obrigatória, mais fácil.
A vida é para se viver, e não para estar horas a tratar de roupa, certo?


Algumas sugestões de produtos que a podem ajudar a organizar-se:
Este artigo contém links de Afiliados Amazon, o que significa que ao comprar algum produto através de um link recebo uma pequena comissão. Obrigada por apoiar o Blog Conxita Maria – A Arrumadinha.
