
Passo a passo: como organizar Lego
Confissão: temos milhares de peças de Lego. Sim. Milhares. E apesar deste brinquedo ser espetacular e adorado pelos meus filhos, também é o mais difícil de organizar e manter arrumado cá em casa. Quer ficar a saber como organizar lego?
Não sei se sabe, mas os Legos compram-se para construir coisas. Naves, carros, casas… um mundo infinito de possibilidades. Para quem já experimentou a dor lancinante que é pisar uma peça de Lego estando descalço, sabe a importância de manter as peças guardadas. Sim, porque o Lego tem peças grandes, peças pequenas, peças de todas as cores e feitios. Algumas delas tão minúsculas, que aparecem nos lugares mais estranhos da casa.
Mas é um brinquedo muuuito giro e dá para construir tudo o que a imaginação do seus filhos permitir.
Não sei como é com os seus filhos, mas cá por casa os miúdos constroem a primeira vez o brinquedo da caixa, e depois de algum tempo, têm a tendência para desmanchar tudo (a menos que seja uma construção muita grande) e guardar as peças em caixas, ficando assim disponíveis para fazer outras construções. Mais tarde, se houver interesse, podem voltar a construir a peça original, com a ajuda de um livrinho de instruções.

Como organizávamos o Lego no passado?
Já utilizamos várias formas de organizar os Legos, mas a maioria resumia-se a guardar todas as peças de Legos numa caixa grande.
Quando tinham poucas peças, uma caixa era suficiente, mas à medida que começaram a ter mais, foi preciso fazer um upgrade. Mas o problema de ter tudo misturado numa única caixa é que dificulta a procura de peças, e o resultado era sempre o mesmo: o lego espalhado pelo chão para poderem procurar melhor.
Depois compramos uns organizadores em gavetas e os miúdos começaram a separar os Legos por cores. Isto ajudou a controlar a questão das peças soltas, porque o que espalhavam no chão eram as gavetas. Mas com o aumentar do numero de peças, as gavetas começaram a ficar pequenas.
Como estão organizados hoje em dia?
Quando nos mudamos para esta casa e finalmente tivemos oportunidade de remodelar a cave, umas das coisas que foi preciso pensar foi como íamos organizar e arrumar os Legos. Depois de várias pesquisas na Internet, a solução foi montar dois armários altos de gavetas para arrumar e separar todas as peças por cores. Os armários são da Gama Trofast da Ikea, têm 1m45 de altura e levam até 10 caixas cada um, dependendo do tamanhos das caixas que escolher.

As gavetas são de um tamanho razoável e a grande vantagem é que facilmente se podem tirar para procurar a peça que necessitam e no final, fica tudo arrumado de forma rápida, porque é só voltar a guardar as gavetas no sítio.

Para as peças mais pequenas, como os bonecos e acessórios, utilizamos uma caixa com divisórias (está ainda é da época da febre das pulseiras de elásticos, lembra-se?). Os bonecos ficam separados por cabeça, corpo (parte de baixo e de cima), cabelo, chapéu e os restantes acessórios. O ideal era ter os bonecos sempre montados, mas não tem piada nenhuma! O giro é arrancar as cabeças e fazer bonecos novos. Certo, meninos?

Utilizamos a parte de cima do móvel e uma prateleira para arrumar as construções maiores e principalmente, para ficarem longe das maõzinhas do pequenino. Muitas vezes, as que estão a “meio” também ficam aqui guardadas. O Gabriel adora Lego, mas ele ainda é um pouco destruidor! Muitas outras construções estão guardadas nos quartos, porque o Lego, para além de ser para brincar, fica bonito exposto.

Apesar da maioria das vezes o Lego ser montado no chão, têm uma mesa de apoio que serve para colocar as gavetas ou algumas peças que já estão montadas. A mesa também é ótima para brincar 🙂

As instruções são outra. Optamos por guardar num dossier em micas. Há quem deite fora e depois utilize os livros que estão disponíveis online. Falta-lhe algum Manual? Pode encontrar os pdfs dos manuais AQUI. Mas eu prefiro a versão papel, até porque a certa altura os miúdos já nem se lembram de todos os brinquedos que têm e assim é mais fácil de relembrar.


Qual a melhor forma de arrumar os Legos? Existem várias formas, algumas já falei anteriormente mas existem outras e estão todas explicadas no artigo “7 Good Ways (and 3 Bad Ways) to Organize Your Lego” de John Baichtal no site makezine.com.
Também sofre deste mal? Então conte-me tudo. Adorava ficar a conhecer as como organiza lego! E se o que procura são ideias para organizar brinquedos em geral, espreite estas 6 ideias.
