
10 dicas para organizar o regresso às aulas
Se para muitos a altura do regresso às aulas é uma alegria com o regresso dos miúdos para a escola, para muitos é uma altura de stress e correria com a mudança e implementação de novas rotinas. Para ajudar a sobreviver a esta altura do ano, partilho consigo 10 dicas para organizar o regresso às aulas dos seus filhos e criar uma rotina familiar que não lhe tire noites de sono.
10 dicas para organizar o regresso às aulas
1. Afixe a rotina diária
Comece por estabelecer uma rotina diária de acordar e deitar. Ajude os mais pequenos afixando uma lista ilustrada das tarefas que têm de fazer ao acordar e ao deitar. Vestir a roupa, lavar os dentes, fazer a cama, são algumas das tarefas que pode colocar. Para tornar isto divertido, utilize autocolantes, molas ou imans. Espreite o quadro de rotinas do Gabriel, com passo-a-passo e download gratuito.

2. Crie um “Centro de Comando” ou “Command Center“
Escolha um espaço em casa e faça-o de “centro de comando”. Coloque um quadro para escrever notas ou colocar recados da escola, pendure um calendário para anotar tudo o que não pode ser esquecido, tenha um gancho ou mola para cada membro da família e não se esqueça de ter sempre à vista a listas de tarefas. Um cesto para os telemóveis, chave do carro, chaves de casa. Tudo o que precisa para tornar a sua rotina diária mais simples e organizada e para que não falhe nada! Espreite o nosso cá de casa e 4 dicas rápidas para construir o seu e se o que procura é inspiração, veja estes 20 Command Centers que reunir para si.
3. Separe a roupa da semana
Para que não perca tempo todas as manhãs a escolher a roupa do seu filho, separe e deixe pronta a roupa para toda a semana. Pode usar caixas, sacos ou cabides. A ideia é que o seu filho saiba exatamente o que vai vestir em cada dia da semana. Esta é umas das tarefas que pode delegar no seu filho e até torná-la divertida. Deixe que o seu filho escolha o que vestir para evitar a indecisão de última hora – não se esqueça de verificar o tempo que vai fazer!

4. Separe o material da escola
Aproveite enquanto a escola não começa para fazer as compras de todo o material escolar. Geralmente as escolas disponibilizam a lista antes do começo das aulas. Escape ao frenesim dos supermercados cheios de crianças e pais com listas na mão. Encomende os livros assim que receber a lista e aproveite para plastificar e marcar todo o material aos poucos, para não passar uma tarde inteira a fazê-lo. Veja como identificamos todo o material escolar cá em casa com a ajuda da Tiketa.

5. Aproveite para fazer uma escolha na roupa
Nada pior do que aperceber-se no 1º dia de aulas que metade da roupa que servia ao seu filho no final do ano escolar, já não lhe serve. Antes do começo das aulas faça uma revisão pela roupa toda e vá às compras (se for necessário). Deite fora as roupas gastas (com buracos ou sem cor) e doe as que não servem. Sei que é chato pedir aos nossos filhos para experimentarem roupa, mas tente tornar a tarefa divertida inventando um jogo, um desfile de modelos, ou simplesmente escolher a roupa ao som da vossa música preferida. Por último, tire partido do roupeiro do seu filho. Use cabides e caixas para separar a roupa especifica da escola e facilita a tarefa e rotina diária de escolher a roupa. O importante é que adapte o roupeiro às rotinas do sue filho, como fiz com o roupeiro do Tiago.

6. Crie uma “gaveta” dos lanches
Junte tudo o que precisa para preparar os lanches da escola. Pode ser uma gaveta ou um cesto na despensa para os lanches que não precisam de frio (panquecas, muffins, bolachas, etc) e uma gaveta ou prateleira no frigorífico, com todos os lanches frios (iogurtes, queijos, sumos, etc). A ideia é que tudo esteja à mão e de fácil acesso para o seu filho preparar os seus lanches. Não só a comida, mas também os tupperwares ou recipientes próprios para a transportar. Dica: prepare saquinhos com fruta lavada e cortada e depois o seu filho só precisa de colocar na lancheira. Mais uma tarefa que pode delegar no seu filho e tornar divertida. Tudo para simplificar e organizar o regresso às aulas.
7. Deite-os à hora certa
As crianças pequenas precisam de 10 a 12 horas por noite para terem tempo de recarregar as energias para o dia seguinte. Evite que acordem mal dispostos e ensonados, criando uma rotina de deitar. De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, estas são as horas recomendadas de sono para cada faixa etária:
- Lactentes dos 4 aos 12 meses: 12 a 16 horas por 24 horas (incluindo sestas)
- Crianças de 1 a 2 anos: 11 a 14 horas por 24 horas (incluindo sestas)
- Crianças de 3 a 5 anos: 10 a 13 horas por 24 horas (incluindo sestas)
- Crianças de 6 a 12 anos: 9 a 12 horas sono noturno por 24 horas
- Adolescentes de 13 a 18 anos: 8 a 10 horas sono noturno por 24 horas
8. Faça um plano das refeições semanais
Afixe um plano das refeições para essa semana. Peça aos seus filhos para contribuírem, escolhendo o que gostariam de comer. Simplifique, escolhendo refeições fáceis de fazer. Com planificação, vai conseguir escolher refeições nutritivas e variadas. Faça uma lista de compras de acordo com as refeições dessa semana, não só evitará idas ao super durante a semana, como também vai poupar tempo. Use as fichas de ementa semanal que disponibilizo gratuitamente para se organizar.
9. Prepare um cantinho do estudo
Tenha uma mesa adequada e uma cadeira confortável num sítio onde o seu filho possa concentrar-se. Pode ser no quarto ou num canto da sala. Prepare o organizador com canetas, lápis, réguas, cola, em fim, tudo o que pode ser preciso. Deixe tudo pronto para que o seu filho possa despachar os trabalhos e tenha ainda tempo de brincar antes de jantar!

10. Prepare a foto do 1º dia de aulas
Não se esqueça de carregar a máquina ou tenha à mão o telemóvel. Não pode perder a oportunidade de tirar a foto do 1º dia de aulas do seu filho. Seja criativo e utilize um quadro de ardósia para escrever o ano. Os miúdos podem não gostar muito de tirar fotos, mas vão adorar ver as fotos quando forem crescidos!
O que achou destas dicas?! Mais alguma ideia para simplificar e organizar o regresso às aulas? Partilhe comigo!

Este artigo contém links de Afiliados Amazon, o que significa que ao comprar algum produto através de um link recebo uma pequena comissão. Obrigada por apoiar o Blog Conxita Maria – A Arrumadinha.