
Como tirar partido da sua máquina de lavar loiça
Sempre que tira a loiça ela vem mal lavada? A loiça tem restos de comida? Os copos viraram no meio da lavagem e leva um banho ao abrir a porta? Então este artigo é para si! Quero partilhar consigo, algumas dicas de como pode tirar partido da sua máquina de lavar loiça, prolongando a sua longevidade e garantindo melhores lavagens.
Numa família de 6 como a nossa, para além das máquinas de lavar roupa com super carga, também não pode faltar uma boa máquina de lavar a loiça. Lavar a loiça não é uma tarefa que me chateie muito, mas também não é algo que me dê um prazer tão grande que faça questão de lavar a loiça à mão todos os dias. Durante a semana, com loiça de pequeno almoço e jantar, facilmente enchemos uma máquina. E ao fim-de-semana, chegamos a fazer duas máquinas por dia. Tentando ao máximo aproveitar o bi-horário, as máquinas são, sempre que possível, colocadas a lavar durante a noite. A redução de desperdício é algo que levamos muito a sério em casa. E na verdade utilizar a máquina de forma correta, de preferência no programa certo, é meio caminho andado para tirar o maior proveito do seu funcionamento.
8 dicas para tirar mais partido da sua máquina de lavar loiça
- Utilize os sítios certos da máquina. Todas as máquinas têm locais específicos para arrumar a loiça. Seja ter um cesto ou prateleira especifica para os talheres, ou prateleiras deslizantes que permitem arrumar loiça mais pequena num segundo nível. Cada máquina está desenhada de forma diferente, pelo que o meu conselho é que antes de colocar o que quer que seja na máquina, dê uma vista de olhos no manual e fique a saber os locais corretos para arrumar a loiça. Lembre-se que os jatos de água são posicionados e disparados tendo em conta a loiça que irá limpar, pelo que de forma a garantir que a sua loiça fica bem lavada, tire partido dos locais específicos para a arrumar. Na generalidade, a gaveta de cima é para chávenas, pires, copos e itens pequenos. Também são aqui colocados os itens leves e de plástico. A de baixo para pratos, panelas, travessas. Tudo arrumado utilizando os separadores do tabuleiro. Na parte de baixo é que a temperatura é mais alta, por isso, é o melhor sítio para colocar as peças mais sujas.
- Intercale copos ou chávenas de plástico, com copos ou chávenas de vidro ou cerâmica. Assim garante que as peças de plásticos, que são mais leves, não saem do lugar. Em casas com crianças, a loiça de plástico é muito usada, e não há nada pior do que abrir a máquina e levar com um banho de água porque um dos copos virou na lavagem. Isto também se aplica a tupperwares. Tenha atenção à forma como os arruma.
- Antes de fechar a máquina, certifique-se que as pás ficam livre e que conseguem dar à volta. Loiça muito alta ou talheres fora do sítio, podem prender as pás e impedir que a água seja projetada da forma correta. Resultado: a água não chega a todo lado e a sua loiça vai ficar mal lavada. O que em regra significa lavar à mão ou lavar novamente na máquina.
- Raspe os restos de comida antes de colocar a loiça na máquina. Não necessita de passar por água antes de o fazer, no entanto, se não tem loiça suficiente e ainda não quer colocar a lavar, para evitar o mau cheiro, utilize a opção de “passar por água” ou “rinse” para dar uma primeira passagem e evitar que a loiça fique a “fermentar” dentro da máquina. No caso de loiça como travessas, com sujidade mais incrustada, gosto de colocar um pouco de água quente e detergente e deixar amolecer antes de colocar na máquina.
- Não se esqueça da manutenção. Dar uma vista de olhos no filtro, limpar ou trocar, é fundamental para que continue a trabalhar da melhor forma. Não se esqueça de colocar abrilhantador e sal na máquina, sempre com o devido cuidado de validar o tipo de quantidade mais adequados para a sua máquina. Eu gosto de fazer uma limpeza uma vez por mês, e para não me esquecer, coloco sempre no meu Cronograma de Limpeza. Habitualmente utilizo o limpa máquinas da marca Finish, e gosto bastante do resultado. Fazer isto com regularidade retira os restos de gordura e calcário, e garante um melhor funcionamento da mesma.
- Existe loiça que não deve ser colocada na máquina, não por fazer mal à máquina, mas porque a lavagem da mesma vai danificar e manchar estes materiais. Por isso, não coloque madeira, cerâmica de barro, alumínio…leia neste artigo tudo o que não deve ser colocado na máquina da loiça.
- Cada máquina tem um design diferente para lavar os talheres, mas existem regras que para mim são iguais em todos os modelos. Evite colocar talheres do mesmo tipo junto. Vão acabar por colar-se uns aos outros e não ficam bem lavados. Por razões de segurança, e ao contrário de garfos e colheres, nunca coloque as facas viradas para cima. Coloque os utensílios mais altos como facas e colheres de servir, na prateleira de cima, para evitar que prendam as pás de água durante a lavagem.
- Para terminar, utilize a quantidade correta de detergente. Durante muito tempo usei o detergente em pastilha, mas agora decidi usar o detergente líquido. É mais prático e fácil de usar. Apesar de existirem produtos “Tudo em Um”, em zonas com água muito dura é aconselhável colocar sal e abrilhantador na máquina.
Espero que tenha gostado destas dicas e que possa, a partir de hoje, tirar mais partido da sua máquina da loiça. Partilhe comigo as suas dicas, adoro conhecer novas formas de organização!






