
Despensa organizada
Uma despensa organizada é meio caminho andado para saber o que temos em stock e o que é preciso comprar. Quando mudamos para a casa onde vivemos hoje, um dos primeiros projetos/obras que fizemos, foi remodelar a cozinha toda. E foi mesmo toda. Paredes, chão, tubagens, ligações elétricas, até a parede da antiga despensa foi abaixo. Inserido no projeto, estava a idealização de uma zona de despensa com muita arrumação, mas também funcional o suficiente para nos ajudar a organizar o nosso dia-a-dia. O projeto acabou por correr tão bem, que hoje em dia guardo todo o stock de alimentos e enlatados na cozinha, e não preciso de guardar mais nada em qualquer outro sítio da casa.
A despensa ocupa os dois extremos dos armários do móvel de uma das paredes da cozinha. Os outros 4 espaços (2 gavetões por cima do side-by-side) e os armários por cima e por baixo do forno e do microondas, são para arrumar eletrodomésticos pequenos, e menos usados, e todos os utensílios e loiças do forno.

A lógica da arrumação é simples: os produtos do mesmo tipo vão juntos – ou produtos que fazem sentido estar juntos (por exemplo, alimentos e bebidas dos lanches) são arrumados em conjunto. Os itens menos utilizados ficam arrumados na parte de cima (de mais difícil acesso, mas com visibilidade na mesma) e os mais utilizados nas prateleiras ou gavetas mais em baixo.
Na parte de cima, em ambos os lados, temos 4 prateleiras de arrumação.

Do lado esquerdo:
- Na parte de cima arrumo os leites, águas e embalagens de massa e arroz por abrir.
- Na terceira prateleira os pacotes de sumos e leites para os lanches, e embalagens menos usadas e que quando forem abertas vão sair daqui, por exemplo, para o frigorífico.
- Na segunda prateleira tenho as conservas mais usadas. De um lado os salgados e do lado direito os doces. Ficam mais à mão para lanches e pequenos almoços. Para ganhar espaço e aproveitar a profundidade dos armários coloquei duas estantes de metal de cada lado e assim aproveitar a altura.
- Na primeira prateleira arrumamos as massas, arrozes e outros alimentos secos dentro de potes de plástico do Ikea (sempre identificados com etiquetas de ardósia.
Do lado direito:
- Na parte de cima arrumamos consumíveis de cozinha – papel de cozinha, guardanapos, o stock de sal, sacos de congelação e rolos de papel vegetal, película transparente e papel alumínio.
- Na terceira prateleira todos os materiais para fazer bolos e coisas doces. Farinha, açúcar, gelatinas, chocolate em pó. Para guardar as farinhas e açúcar já abertos, é mesmo aconselhável utilizar algum recipiente, seja ele de plástico ou vidro, não só para evitar ganhar bicho como para manter a prateleira limpa.
- Na segunda snacks como batatas fritas, pipocas, nachos e outros petiscos como bolachinhas salgadas.
- Na primeira prateleira guardamos os cereais, da mesma forma como guardo os alimentos secos. Dentro de potes de plástico – sempre identificados com etiquetas de ardósia. As embalagens por abrir ficam arrumadas na parte de trás. Estar logo na primeira faz sentido, para estar à mão da criançada e dar-lhes independência na hora de fazer o pequeno-almoço.


Na parte de baixo, nos dois lados, escolhemos colocar gavetas. Nunca imaginei que ter gavetas numa despensa desse tanto jeito. Na nossa antiga casa tínhamos uma despensa pequena, com 4 prateleiras. Quando desenhamos a nossa cozinha de raiz, soubemos logo que queiramos soluções práticas e funcionais, e uma dessas soluções foi colocar gavetas. E vale muito a pena para organizar alguns alimentos que em prateleiras ficariam empilhados, sem visibilidade e em alguns casos até dificultar o seu acesso.

Do lado esquerdo:
- Na primeira gaveta guardamos as bolachas. Dá para pôr as embalagens deitadas ou em pé porque a prateleira tem altura. Para as embalagens que estão abertas, utilizo molas para as fechar e manter as bolachas em condições.
- Na segunda gaveta arrumamos os chás e cafés. No caso dos chás dá muito jeito guardar na gaveta porque temos visibilidade de todas as caixas e facilita na hora de escolher o chá que queremos.
- Na última guardamos as batatas, cebolas e alhos em dois cestos de plástico Variera da Ikea. Inicialmente punha uma folha de alumínio para proteger de líquidos, mas quando trocava tinha que na mesma lavar o cesto, por isso, acabei por tirar. Fica mais bonito também.

Do lado direito:
- Na primeira gaveta temos os lanches. Sumos, leites e snacks ficam à mão dos mais pequenos para lhes dar autonomia para prepararem os lanches (ou poderem tirar qualquer coisa para comer sem nos terem de pedir ajuda). Duas caixas ajudam a manter os produtos organizados.
- Na segunda gaveta guardamos os chocolates ou aqueles doces ou bolachas mais especiais.
- Na última gaveta frutos secos. Estas embalagens, em particular, são mais fáceis de arrumar deitadas ao alto, do que umas em cima das outras.



