8 tarefas diárias para manter a casa em ordem

desafios organização

Partilho inúmeras dicas de como organizar e manter arrumada a casa aqui no blog e também nas minhas redes sociais, Facebook e Instagram. Mas ainda não tinha juntando num único sitio as tarefas que faço diariamente para manter a casa em ordem, e que também podem ser facilmente implementadas em sua casa.

Faça estas 8 tarefas diariamente para manter a sua casa em ordem e evitar passar o fim-de-semana a arrumar e organizar a casa ou acumular tarefas que depois vão precisar de mais tempo para realizar.

Como todas as dicas e inspirações que partilho, o objetivo é tornar a sua vida mais simples e feliz através da organização. Estas 8 tarefas são praticamente regras de ouro cá por casa e o certo é que dão uma grande ajuda a manter tudo minimamente no sítio.

Aqui estão 8 tarefas diárias para manter a casa em ordem:

  1. Faça a cama – Uma cama feita transforma qualquer quarto e faz o quarto parecer em ordem. Para além disto, em termos de produtividade vai ficar logo com a primeira tarefa concluída do dia, e assim, ganhar energias para começar a tratar das restantes.
  2. Devolva as coisas ao seu lugar – Regra nº 1 da organização (e da manutenção dessa mesma organização): tudo deve ter o seu lugar em casa. Seja uma gaveta, um cesto ou um armário – todos os objetos em sua casa têm de ter um lugar fixo. Uma casa para onde voltar depois de serem usados. Cada vez que utilizar algo, devolva ao seu lugar. E quem morar lá em casa também deve fazer o mesmo. Este exercício vai evitar por um lado que perca tempo à procura de algo e também aquela desarrumação generalizada de objetos fora do sítio.
  3. Arrume a papelada – Correio, recados da escola, faturas de supermercado, publicidade. Não há nada pior que acumular papel na mesa da entrada, e deixar passar coisas importantes porque não se leu um aviso. Faça uma triagem assim que chegar a casa e deite fora os papéis que não interessa. Reserve um espaço para colocar os papéis assim que chega a casa. Pode ser um cesto no hall de entrada ou por exemplo no seu Centro de Comando. Divida por papéis para arquivar e outros que precisam de uma ação mais imediata.
  4. Dê um jeito na cozinha – Começar o dia com uma pilha de loiça por lavar é para mim das priores coisas. E quem diz loiça, diz também migalhas no chão e bancadas cheias de coisas. Crie a regra de dar um jeito na cozinha no final do dia. Basta que lave a loiça ou ponha a loiça na máquina, limpe as bancadas e varra o chão para que o seu dia termine e comece da melhor forma.
  5. Arrume a roupa do dia – No final do dia, antes de se deitar ou mesmo quando chega a casa e troca de roupa, tenha por hábito arrumar a roupa que vestiu nesse dia. Volte a guardar a roupa no roupeiro ou nas gavetas ou coloque no cesto da roupa suja para lavar. Para facilitar esta tarefa, ter um cesto da roupa no quarto ajuda muito. Uma dica para ajudar com esta tarefa é evitar ter superfícies que possam promover a acumulação de roupa. Um sofá ou um banco são os seus piores inimigos.
  6. Distribua tarefas pela família – Sim, ouviu bem. Cabe a todos a tarefa de manter a casa organizada e arrumada. Faça lista de tarefas e distribua pela família. Tem crianças pequenas ou adolescentes em casa? Ainda bem. Há tarefas adequadas para todas as idades. Por exemplo: entre os 2 e os 3 anos podem guardar os brinquedos, ajudar a pôr a mesa, tirar a roupa e coloca-la no cesto. Para crianças entre os 6 e os 8 anos pode pedir para ajudarem a pôr e tirar a mesa, a guardar as compras, fazer a cama, preparar lanche, varrer. Os mais crescidos podem cuidar dos irmãos mais novos, preparar lanches/refeições leves, levar o lixo, lavar a loiça ou estender a roupa. Torne a tarefa divertida. Crie um quadro de tarefas e atribua recompensas por tarefas concluídas. Pendure no seu Centro de Comando e acompanhe as tarefas com eles. Vai ver como põe todos lá em casa a ajudar!
  7. Dê um jeito na casa de banho – Por norma uma das divisões (para além da cozinha) que se suja mais. Principalmente se é partilhada por várias pessoas na mesma casa. Ao final do dia pendure as toalhas e guarde os produtos soltos nas bancada. Para facilitar esta rotina diária de arrumação, a minha sugestão é que cada pessoa da família tenha um cesto. E que esse cesto possa ser guardado num móvel ou prateleira no final do dia. Assim, permite rapidamente dar um jeito na casa de banho e preparar para a manhã seguinte.
  8. Se sai de uma divisão para outra, leve algo consigo – Aproveite as viagens entre divisões da casa para levar objetos consigo. Vai ao quarto? Leve roupa que está no hall. Vai para a cozinha? Leve os pratos do lanche da sala. Rentabilize as deslocações. Sugiro até que tenha um cesto em locais estratégicos da casa para juntar alguns objetos que precisa de levar para algum lado. Exemplo: a nossa casa tem escadas, então eu costumo colocar algumas coisas que têm de subir para os quartos logo ao início da escada que sobre, e coloco outros objetos que precisam de ir para a lavandaria ou cave, nas escadas que descem. A ideia é que quando precise mesmo ir à lavandaria, leve o que está na escada e assim evito ter de la ir de propósito só para guardar as coisas. É uma questão de rentabilizar ao máximo as deslocações em casa.
Tem alguma tarefa diária que faz para manter a sua casa em ordem e que não está nesta lista? Partilhe comigo qual nos comentários deste post.


Proponho-lhe um Desafio Mensal

Realize estas 8 tarefas diariamente durante um mês. Disponibilizo uma ficha de apoio ao Desafio onde vai dar baixa das tarefas que faz diariamente. O objetivo é que preencha o máximo de bolinhas possíveis e que ao final do mês consiga ver a mudança na sua vida.

Aceita o Desafio?

Para fazer download da lista, basta clicar no botão de download por baixo da imagem. Não tem a password de acesso? Veja mais abaixo como a pode obter.


Para fazer download destes documentos precisa de uma password que está disponível unicamente para um grupo seleto de seguidores da Comunidade Arrumadinha. Para fazer parte desta Comunidade basta preencher o seguinte formulário:

Caso já faça parte desta Comunidade, mas não se recorda da password, por favor envie-me um e-mail para conxitamariablog@gmail.com


8 tarefas diárias para manter a casa em ordem

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply