
10 Dicas de ouro para preparar a chegada do seu bebé
A chegada de um bebé a uma família muda por completo as suas rotinas e dinâmica. Depois de passar por duas gravidezes e pós-partos, e também de ouvir algumas das questões que as grávidas mais me colocam, decidi juntar 10 dicas de ouro para ajudar a preparar a chegada do seu bebé.
10 dicas para preparar a chegada do seu bebé
- Organize o seu tempo. Arranje uma agenda ou um planner para escrever todos os compromissos (consultas, exames) e tarefas que tem de fazer. Use e abuse das listas para verificar os artigos e produtos que tem de comprar. Organizar-se vai ajudar a manter a sua sanidade mental ao longo da gravidez e também a desfruta-la de forma calma e sem stress.
- Não encha o roupeiro do seu bebé com mil e umas peças de roupa. E sabe porquê? Porque o seu bebé vai crescer muito rápido e rapidamente vai deixar de usar as primeiras roupinhas. Antes de começar a fazer qualquer compra, a minha sugestão é que faça uma lista da roupa que vai precisar para os primeiros tempos. Que roupa comprar? Espreite as minhas sugestões de enxoval.
- Guarde todos os exames, ecografias e documentos da sua gravidez num único sítio. Compre um dossier e guarde todos os documentos organizados por trimestre ou por tipo de documentos. As vantagens de ter tudo junto são várias: por um lado facilita a sua consulta, não perde tempo à procura de documentos e também o seu transporte para consultas e finalmente para a maternidade.
- Registe a sua gravidez. Tire fotos à medida que a sua barriga cresce, escreva um diário com o que sente, faça uma sessão fotográfica de grávida, uma festa para revelar o sexo do bebé. A gravidez passa num instante e anos mais tarde vai achar bonito reviver alguns desses momentos através de fotografias. Junte tudo numa caixa e guarde-a para mais tarde recordar.
- Faça compras conscientemente. É possível que lhe apeteça comprar tudo e mais alguma coisa, principalmente se for mãe de primeira viagem. A ideia é que não sabendo o que vai precisar queira comprar pensando que pode ser útil. Vai aperceber-se que muitos dos produtos para bebé são de curta duração. Por isso, a minha sugestão é que faça compras conscientes. Pesquise, informe-se, fale com amigos. Não compre por impulso. E claro, escolha comprar artigos práticos, que ajudem a facilitar a sua rotina e que possam ser utilizados por mais tempo. Considere por exemplo pedir emprestado ou comprar em segunda mão. Eu já falei antes dos meus 25 essenciais. Espreite quais!
- Prepare ementas e encha a despensa de snacks saudáveis. Pode ser complicado gerir as rotinas nos primeiros dias depois de regressar a casa com o seu bebé. Algo tão simples como fazer o almoço ou jantar, pode ser mais difícil do que parece. Aproveite a gravidez para preparar algumas ementas, fazer compras e cozinhar algumas refeições e congelar. Aqui ficam 50 ideias de refeições para dar uma ajuda. Vai ver como vale a pena deixar este assunto tratado.
- Aproveite para descansar, passear, dormir, namorar… A chegada de um bebé muda a rotina de uma família por completo e vai exigir muito tempo de si. Na prática, vai passar a estar dedicada em exclusivo a tratar do seu bebé: alimenta-lo, dar-lhe banho, trocar-lhe a fralda e assim , vezes sem conta. Em especial no final da gravidez, aproveite para descansar e desfrutar do SEU tempo.
- Reserve um espaço para os artigos do seu bebé na cozinha, lavandaria e casa de banho. Não só ajuda na hora de encontrar as coisas, como também facilita na hora de preparar a comida do bebé, de lavar a roupa ou na hora de lhe dar banho. Pode ser uma gaveta, uma prateleira ou simplesmente um cesto. Tudo depende da quantidade de artigos que tem que guardar juntos.
- Prepare as malas de maternidade para si e para o seu bebé. Deixe tudo minimamente pronto a partir das 34 semanas de gravidez. Pode colocar os produtos de higiene pessoal no final, mas na prática, 90% da mala deve estar pronta com tudo o que precisa de levar para a maternidade. Não sabe o que colocar dentro da mala? Use a checklist que disponibilizo e não se esqueça de confirmar com o hospital ou clínica o que pode levar.
- Cuide do seu bem-estar mental – Não se compare com outras grávidas. Tem de perceber que todas as gravidezes e grávidas são diferentes. Concentre-se em como se está a sentir e procure sentir-se bem na sua pele, para que possa desfrutar da melhor forma este momento. Evite idealizações excessivas. Perceba que às vezes os planos podem não correr como esperamos e não é por isso que vamos deixar de viver o momento.
O que achou destas dicas. Sente-se mais tranquila ou nem por isso? Preparar a chegada do seu bebé não precisa ser stressante nem um bicho de sete cabeças. Como organização e planeamento é possível desfrutar de forma plena a sua gravidez.

