DIY: Como pintar uma cama Ikea

diy

Desde o início do ano que andava com a ideia de trocar a nossa cama, mas comecei a fazer contas e mesmo vendendo a nossa, ainda teria de gastar algumas centenas de euros para comprar uma nova. Foi quando me lembrei que a podíamos pintar.

Fiz algumas pesquisas online e li alguns artigos para perceber a melhor abordagem. Lixar ou não lixar. Primário ou não. Acabei por ir ao Leroy Merlin falar com o senhor da secção de tintas. Expliquei-lhe o que queria fazer e vim para casa carregada com tinta, rolos e pincéis para finalmente tratar do assunto.

Fui partilhando a nossa aventura no Instagram, e recebi várias mensagens com perguntas sobre as tintas usadas e como fizemos. Por isso hoje queria explicar-lhe como pintamos e transformamos a nossa cama com menos de 30€ de investimento.

Veja como era a nossa cama antes!

Como pintar uma cama Ikea - antes

Com algumas horas de trabalho e os produtos certos, pintamos a nossa cama e o resultado superou tudo o que eu tinha imaginado! Veja só como ficou:

Como pintar uma cama Ikea - depois

Parece uma cama nova!

Materiais necessários para pintar a cama:

  • Lixa 120
  • Lixadora elétrica. A nossa é da marca Bosch.
  • Pano e alguidar pequeno com água
  • Rolo pequeno
  • Pincel pequeno e médio
  • Bandeja para tinta
  • 1 lata de 0.5l de primário da marca Luxens (nem meia lata foi preciso)
  • 1 lata de 0.75l de tinta Acrilvip Acetinada cinzenta muuuito clarinha (1000-N) da marca Tintasvip.

Passo a passo para pintar a cama:

1. Lixe a cama toda com a lixa de 120 para os cantos e a lixadora elétrica para as superfícies planas. Se não tiver uma lixadora elétrica, pode fazer de forma manual. Dá um pouco mais de trabalho, mas o resultado final é o mesmo. Não precisa de ir até à madeira. Basta lixar levemente para retirar o brilho da superfície.

2. Com um pano húmido, limpe bem a cama para retirar o pó. Deixe secar.

3. Aplique o primário na cama usando o pincel e o rolo. Não é preciso que fique com a pintura perfeita, o importante é que toda a superfície da cama leve primário, caso contrário, a tinta pode depois não aderir. Na lata de primário dizia para deixar secar 6 horas. Nós deixamos secar até ao dia seguinte.

Como pintar uma cama Ikea - primário

4. Aplique a primeira de mão. A técnica que usamos foi usar o pincel para pintar todos os cantos e o rolo para as superficiais planas. (Espreite o vídeo no final!). À medida que os cantos eram pintados, de seguida passava o rolo para eliminar os veios que ficam do pincel e pintava de seguida a superfície plana. A tinta seca ao tato em 1hr. Deixe secar pelo menos 4 a 6 horas antes de dar a segunda de mão. Nós deixamos secar de um dia para o outro.

Atenção aos excessos e pingas de tinta nas superfícies. Se isso acontecer, pode lixar antes de aplicar a segunda de mão

Como pintar uma cama Ikea - 1ª de mão

5. Aplique a segunda de mão com a mesma técnica da primeira de mão.

6. Deixe secar bem. Nós deixamos secar 5 dias antes de colocar novamente o estrado e colchão.

Nota: Fizemos o mesmo processo para pintar as mesas de cabeceiras.

Não ficou linda!? Adorei o resultado final!

Como pintar uma cama Ikea
Como pintar uma cama Ikea

Agora que já sabe o que precisa de fazer, está pronta para pintar a sua cama? Não adie mais esse projeto! Tenho a certeza que vai correr bem.

Deixo aqui alguns vídeos da nossa aventura e não se esqueça de me contar como correu!

Boas pinturas!


You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply