Dicas para poupar na hora de ir ao supermercado

organização

Cada vez que olha para a conta do supermercado fica sem saber onde gastou aquele dinheiro todo? Chegou a casa e lembrou-se que não tinha comprado aquele item importantíssimo? Ao arrumar as compras na despensa, apercebe-se que trouxe coisas que já tem em stock? Demora demasiado tempo a fazer compras no supermercado? Se a resposta foi sim a alguma destas perguntas, talvez esteja a cometer alguns dos erros mais habituais na ida ao supermercado.

Mas deixe estar, hoje partilho algumas dicas essenciais para preparar as suas idas ao supermercado. Poupe tempo e dinheiro já!

Como poupar na ida ao supermercado

8 dicas para poupar tempo e dinheiro nas idas ao supermercado:

1. Organize a sua despensa, frigorífico e congelador – ter uma despensa, frigorífico e congelador organizados é o primeiro passo para ter rotinas melhores em casa. Organize a sua despensa de forma a ter visibilidade de todos os produtos que tem em stock e organize por categorias. Desta forma vai ser mais fácil perceber o que tem e o que precisa comprar. Eu organizo a minha despensa desta forma e ajuda muito no dia-a-dia e semanalmente quando preciso fazer a lista de compras. O frigorífico é a mesma coisa. Organize por categorias de produto e se ajudar arranje produtos organizadores para manter os itens organizados e no sítio certo. No caso do congelador, tire o máximo de partido das gavetas e prateleiras, separando por categorias também: peixe, carne, e legumes. E vou um pouco mais longe e tenho os cartões de inventário onde aponto os produtos que tenho em stock. É uma forma bem fácil de controlar tudo o que temos e evitar desperdícios.

2. Prepare ementas semanais – saber o que vai cozinhar vai ajudar a saber o que precisa de comprar no supermercado. Se comprar só o que precisa, vai poupar dinheiro e reduzir o desperdício. Utilize as fichas de ementas gratuitas que disponibilizo no Blog e defina almoços e jantares para a semana. Nem sabe o jeito que isto deu na altura da quarentena! Não está com inspiração? Tenho 50 sugestões de receitas familiares por onde pode começar. Escolha um dia da semana para fazer este planeamento, de preferência antes do dia que vai às compras e não deixe passar. Se sabe o que vai precisar, o ponto seguinte é mais fácil.

3. Faça uma lista – parece óbvio, mas há muita gente que ainda vai às compras sem levar uma lista dos itens que não se deve esquecer. Ao fazer uma lista vai poupar tempo e dinheiro, uma vez que só vai comprar o necessário. O ideal é construir a lista com base no que precisa para fazer as refeições e que não tem em casa. Espreite também a despensa e o frigorífico e veja o que está quase a terminar ou já terminou. Existem itens que vai sempre comprar. Eu por exemplo, gosto de ter atum na depensa para qualquer eventualidade, por isso trago sempre um ou duas latas. Faça a lista das compras por categorias: mercearia, conservas, legumes, frutas, carne, peixe, higiene, bebidas, etc – assim vai ser mais fácil fazer as compras na loja.

Dica: tenha um bloco de notas sempre à mão para apontar um produto no momento em que ele termina ou que se lembra que precisa comprar. Cá em casa temos um no nosso Command Center e dá muito jeito. Ou também pode fazer download gratuito da lista de compras que disponibilizo no final deste artigo e colocar no seu frigorífico.

4. Espreite as promoções semanais – Cada supermercado tem dias com produtos mais baratos. Carne, peixe e produtos de limpeza são por norma caros, por isso, não se esqueça de planear as visitas ao super. Se não é daquelas pessoas de andar a saltitar entre supermercados, perceba qual é o que lhe dá mais descontos nos produtos que compra mais.

5. Não vá às compras com fome – ir com fome ás compras é meio caminho andado para trazer comida que não tem na lista pois vai achar tudo delicioso e vai querer trazer mil e uma guloseimas para casa. Por norma gosto de ir ás compras logo a seguir a uma refeição. A hora a seguir ao almoço é das minhas preferidas ou então, logo de manhã, a seguir ao pequeno almoço. São horas também de menos confusão.

6. Compare preços – a marca branca não é necessáriamente a mais barata. Compare os produtos, mas não ligue só ao preço, compare também tamanhos e quantidades da embalagem. As vezes um produto pode ser mais barato, mas ter metade da quantidade do outro. Por norma olho para o preço por unidade ou por peso. Embalagens com menos quantidade são, quase sempre, mais caras.

7. Vá às compras sozinha – eu gosto de ir às compras sozinha. Faço as compras mais rápido e trago só o necessário. Ir às compras com os meus filhos, por exemplo, é o maior erro que posso cometer. As vezes não consigo mesmo evitar, mas não é uma experiência que goste muito. Levar crianças ás compras é meio caminho para trazer mais coisas no carro. Ainda por cima coisas que não são essênciais: doces, gomas, etc. Por outro lado, eu gosto de estar concentrada, comparar preços, ver as novidades. E com crianças, é um pouco difícil de fazer. Por isso a minha dica é: vá sozinha ou pelo menos não leve crianças às compras.

8. Análise os seus gastos e faça um orçamento – sabe quanto gasta por mês em compras de supermercado? Tem algum orçamento definido? Há já algum tempo começamos a tomar nota das despesas mensais em supermercado e temos vindo a conseguir controlar e reduzir nas despesas. Faça uma análise dos seus gastos mensais ou semanais, como preferir, e defina um orçamento mensal para compras.



Agora que já sabe o que tem de fazer para poupar tempo e dinheiro na hora de fazer compras, que tal começar a por em prática já na próxima ida ao supermercado? Mais abaixo pode fazer download da lista de compras que preparei para a ajudar a dar os primeiros passos. São 3 páginas divididas pelas categorias mais habituais do supermercado. Imprima e coloque no seu frigorífico ou no seu Command Center. Use-a para tomar nota das compras, ou simplesmente como cábula para não se esquecer dos produtos.

Partilhe comigo como correu e se sentiu diferenças em relação à sua rotina anterior!

Boas compras!


Dicas para poupar tempo e dinheiro no supermercado

Para fazer download da sua Lista de Compras, basta clicar no botão de download por baixo da imagem. Não tem a password de acesso? Veja mais abaixo como a pode obter.

Dica: imprima em tamanho A5 para poupar papel e use frente e verso do papel.


Para fazer download destes documentos precisa de uma password que está disponível unicamente para um grupo seleto de seguidores da Comunidade Arrumadinha. Para fazer parte desta Comunidade basta preencher o seguinte formulário:

Caso já faça parte desta Comunidade, mas não se recorda da password, por favor envie-me um e-mail para conxitamariablog@gmail.com


Lista de compras para download

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply