
Regresso ao Trabalho: 6 dicas para organizar um regresso mais feliz e produtivo
Independentemente de estar em teletrabalho ou de regressar ao escritório já neste mês de setembro, todos sabemos que regressar ao trabalho pode ser um pouco doloroso no primeiro dia. O ritmo e as rotinas das férias trocaram os horários, já nem se lembra o que é vestir uma camisa ou um vestido, muito menos uns sapatos fechados (depois de semanas só de hawaianas) e estar novamente sentada ao computador, durante horas, pode não ser a coisa mais animadora do mundo. Para tornar o seu regresso ao trabalho mais feliz e menos “doloroso” partilho dicas de como se pode preparar e organizar para esse regresso.
6 dicas para organizar um regresso mais feliz e produtivo ao trabalho:
- Deixe prontos alguns itens no dia anterior – separe a roupa que vai vestir no dia seguinte e se regressa fisicamente ao escritório, deixe preparada a mala com o computador ou a sua mala de sair à rua – sem esquecer de colocar o cartão de acesso ao escritório, máscaras extra e álcool gel. Ligue o despertador antes de se deitar e evite deitar-se muito tarde de véspera, em especial se tem de acordar cedo. Aproveite para dar uma vista de olhos no seu Command Center e verificar as tarefas ou atividades que tem essa semana. Defina a ementa da semana, e evite assim, stress desnecessário logo na primeira semana de regresso ao trabalho.
- Evite marcar reuniões ou compromissos para o primeiro dia de regresso – tente que o seu primeiro dia esteja o mais desimpedido possível, evitando agendar qualquer reunião muito longa ou compromisso. Aproveite o primeiro dia para organizar o seu regresso, rever a sua equipa e colegas de trabalho e planear o trabalho da semana. Aproveite para almoçar fora e desanuviar.
- Familiarize-se com o que aconteceu durante as suas férias – seja isto ler e-mails ou verificar os projetos, aproveite o primeiro dia para entender o estado das coisas. Se começar pelo e-mail, não comece logo a responder a tudo. Faça primeiro uma triagem, elimine o que não interessa e assinale os e-mails que são para responder. Se fizer isso, terá a visibilidade de tudo o que precisa de fazer e vai ser mais fácil tratar do ponto seguinte.
- Planeie o trabalho da semana – Uma vez que já teve oportunidade de limpar o seu e-mail e falar com a equipa e colegas, já terá uma maior noção do que é mais prioritário. Faça uma lista das tarefas que tem de concluir na primeira semana e priorize o trabalho. Se deixou trabalho pendente antes de ir de férias, provavelmente faça sentido começar por esses itens, antes de começar outros.
- Organize o seu espaço de trabalho – se regressa ao escritório ou está em teletrabalho ainda, dar uma arrumação no seu espaço de trabalho no primeiro dia pode ser um bom incentivo à produtividade e concentração, principalmente se foi de férias e deixou a sua secretária de pernas para o ar. Tente libertar o máximo de espaço possível na sua secretária, limpe papéis e correspondência acumulada, deixe unicamente o que precisa mesmo de ter em cima da secretária para tornar o seu dia mais confortável.
- Termine a horas e faça algo divertido depois do trabalho – trabalhar até tarde logo no primeiro dia pode acabar com a sua energia da semana e deixá-la cansada logo no primeiro dia. Faça questão de sair a horas no primeiro dia e aproveite para fazer uma atividade que a ajude a desligar. Uma caminhada ou corrida, vá ao cinema ou ao parque com os seus filhos. Se o dia assim o permitir, ainda vai a tempo de dar um saltinho à praia e jantar numa esplanada.
O principal é tornar o regresso ao trabalho o mais tranquilo possível para não anular imediatamente os efeitos positivos das férias. Misturar o trabalho com atividade de que goste e fazer um planeamento, vão ajudar a manter esse equilíbrio, não só no regresso imediato, mas prolongar a energia que conseguiu repor durante as férias, por mais tempo.
Não se esqueça de implementar algumas destas dicas no seu próximo regresso ao trabalho e não se esqueça de partilhar comigo como foi.
Bom trabalho!

