Regresso ao Trabalho: 6 dicas para organizar um regresso mais feliz e produtivo

organização

Independentemente de estar em teletrabalho ou de regressar ao escritório já neste mês de setembro, todos sabemos que regressar ao trabalho pode ser um pouco doloroso no primeiro dia. O ritmo e as rotinas das férias trocaram os horários, já nem se lembra o que é vestir uma camisa ou um vestido, muito menos uns sapatos fechados (depois de semanas só de hawaianas) e estar novamente sentada ao computador, durante horas, pode não ser a coisa mais animadora do mundo. Para tornar o seu regresso ao trabalho mais feliz e menos “doloroso” partilho dicas de como se pode preparar e organizar para esse regresso.

Dicas para preparar regresso ao trabalho

6 dicas para organizar um regresso mais feliz e produtivo ao trabalho:

  1. Deixe prontos alguns itens no dia anterior – separe a roupa que vai vestir no dia seguinte e se regressa fisicamente ao escritório, deixe preparada a mala com o computador ou a sua mala de sair à rua – sem esquecer de colocar o cartão de acesso ao escritório, máscaras extra e álcool gel. Ligue o despertador antes de se deitar e evite deitar-se muito tarde de véspera, em especial se tem de acordar cedo. Aproveite para dar uma vista de olhos no seu Command Center e verificar as tarefas ou atividades que tem essa semana. Defina a ementa da semana, e evite assim, stress desnecessário logo na primeira semana de regresso ao trabalho.
  2. Evite marcar reuniões ou compromissos para o primeiro dia de regresso – tente que o seu primeiro dia esteja o mais desimpedido possível, evitando agendar qualquer reunião muito longa ou compromisso. Aproveite o primeiro dia para organizar o seu regresso, rever a sua equipa e colegas de trabalho e planear o trabalho da semana. Aproveite para almoçar fora e desanuviar.
  3. Familiarize-se com o que aconteceu durante as suas férias – seja isto ler e-mails ou verificar os projetos, aproveite o primeiro dia para entender o estado das coisas. Se começar pelo e-mail, não comece logo a responder a tudo. Faça primeiro uma triagem, elimine o que não interessa e assinale os e-mails que são para responder. Se fizer isso, terá a visibilidade de tudo o que precisa de fazer e vai ser mais fácil tratar do ponto seguinte.
  4. Planeie o trabalho da semana – Uma vez que já teve oportunidade de limpar o seu e-mail e falar com a equipa e colegas, já terá uma maior noção do que é mais prioritário. Faça uma lista das tarefas que tem de concluir na primeira semana e priorize o trabalho. Se deixou trabalho pendente antes de ir de férias, provavelmente faça sentido começar por esses itens, antes de começar outros.
  5. Organize o seu espaço de trabalho – se regressa ao escritório ou está em teletrabalho ainda, dar uma arrumação no seu espaço de trabalho no primeiro dia pode ser um bom incentivo à produtividade e concentração, principalmente se foi de férias e deixou a sua secretária de pernas para o ar. Tente libertar o máximo de espaço possível na sua secretária, limpe papéis e correspondência acumulada, deixe unicamente o que precisa mesmo de ter em cima da secretária para tornar o seu dia mais confortável.
  6. Termine a horas e faça algo divertido depois do trabalho – trabalhar até tarde logo no primeiro dia pode acabar com a sua energia da semana e deixá-la cansada logo no primeiro dia. Faça questão de sair a horas no primeiro dia e aproveite para fazer uma atividade que a ajude a desligar. Uma caminhada ou corrida, vá ao cinema ou ao parque com os seus filhos. Se o dia assim o permitir, ainda vai a tempo de dar um saltinho à praia e jantar numa esplanada.

O principal é tornar o regresso ao trabalho o mais tranquilo possível para não anular imediatamente os efeitos positivos das férias. Misturar o trabalho com atividade de que goste e fazer um planeamento, vão ajudar a manter esse equilíbrio, não só no regresso imediato, mas prolongar a energia que conseguiu repor durante as férias, por mais tempo.

Não se esqueça de implementar algumas destas dicas no seu próximo regresso ao trabalho e não se esqueça de partilhar comigo como foi.

Bom trabalho!

Organize o seu regresso ao trabalho

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply