7 passos para organizar o Chá de Bebé perfeito

organização baby

Caso esteja a pensar fazer um Chá de Bebé ou nem se quer está grávida, mas ficou com a tarefa de organizar o Chá de Bebé para a sua amiga, irmã ou prima, quero partilhar o passo-a-passo para que organize a festa perfeita!

Para começar, é importante referir que apesar do Chá de Bebé muitas vezes ser encarado como uma festa para receber presentes, eu gosto mais de ver este evento como o momento perfeito para festejar a chegada de um bebé com a família e amigos. E sim, receber prendas também faz parte! Aliás, use a checklist do enxoval para indicar algumas peças que possam estar a faltar e aproveite a ocasião para terminar o enxoval do seu bebé.


Sugestão: Crie uma Lista de Nascimento da Amazon. A Amazon tem mais de 100.000 produtos de puericultura, pode personalizar a sua lista e ainda muitas outras vantagens como:

  1. Recomendações dos melhores produtos para bebés
  2. Listas de itens populares para tornar a compra de produtos para bebés muito mais fácil
  3. Capacidade de partilhar a lista com amigos e familiares nas redes sociais ou por e-mail
  4. Consegue saber quais os presentes que já foram oferecidos
  5. Lista de desejos: para adicionar itens de qualquer site e, assim, ter uma única lista fácil de gerir com o Amazon Assistant
  6. Entrega grátis para membros Amazon Prime

Se está grávida, é importante que não espere para que a sua gravidez esteja muito adiantada para organizar a festa. Quanto mais tarde fizer, mais probabilidade tem de estar demasiado cansada e não aproveitar o momento. E como ainda dá um pouco de trabalho organizar tudo, deve aproveitar a altura em que ainda tem energias para tratar do assunto. Por isso, recomendo que comece a tratar do evento quanto tiver cerca de 21 semanas de gravidez. Se está a organizar para uma grávida, por favor, tenha em conta estes timmings.

Por onde começar?

Antes de tudo, o principal é ter uma noção do valor que quer gastar na festa. Se não tem a mínima ideia, use a lista mais abaixo para começar a apontar tudo o que quer ter no seu Chá de Bebé e depois comece a por o valor em cada rúbrica. Faça os ajustes ao orçamento depois de ter a lista terminada. Pode sempre espreitar o meu artigo com 12 dicas de como poupar no orçamento de uma festa para tirar ideias de onde poupar.

7 passos para organizar um Chá de Bebé

  • Escolha uma data – uma vez que tomou a decisão de avançar com a festa, comece por escolher a data. Olhe para o seu calendário e escolha uma dia por volta das 30 semanas de gravidez. Normalmente há uma preferência por fazer ao fim-de-semana, para poder garantir que mais pessoas posam estar presentes. Quanto mais tarde fizer, mais probabilidade tem de estar demasiado cansada e não aproveitar o momento, por isso, não aconselho que espere até estar demasiado grávida para fazer a festa.
  • Escolha o local – considero que este tipo de festa é mais íntima e familiar, pelo que é normal que sinta vontade de a fazer em casa. Tudo vai depender do número de convidados, do seu orçamento e da sua vontade ou não, de ver a sua casa virada do avesso. Hoje em dia existem muitos lugares pequenos e acolhedores para fazer este tipo de evento, sem necessidade de recorrer a restaurantes ou espaços de festa menos intimistas. E sempre tem a vantagem de não ter de limpar no fim da festa.
  • Faça a lista de convidados e envie os convites – a lista é muito importante para saber quem irá convidar e para poder, mais tarde, confirmar as presenças. Aproveite as novas tecnologias e faça um convite digital. Eu gosto muito de usar o Canva para fazer todo o tipo de designs. Envie o convite por e-mail ou whatsapp ou crie um evento no Facebook e faça a gestão das confirmações a partir dali.
  • Decida o tema e a decoração da festa – o tema e decoração para este tipo de festas costumam estar associados ao sexo do bebé que vai nascer. Há tantas formas de decorar o espaço, das mais elaboradas às mais simples. Espreite algumas das ideias que juntei neste álbum. Quando estiver a preparar o espaço, não se esqueça de reservar um cantinho para a prendas e prepare um espaço confortável para depois de sentar e abrir as prendas junto dos seus convidados. Há várias ideias no álbum que falei anteriormente. Não se esqueça de garantir que alguém regista o momento. Contrate um fotógrafo ou peça a alguém para assegurar a fotos do dia. Vai adorar ver as fotos mais tarde!
  • Defina o menú – decida que tipo de comida vai servir , se vai encomendar, fazer em casa ou pedir para alguém fazer. A altura do ano e o tipo de festa vai condicionar a escolha do menú. Por exemplo, uma festa de jardim, no verão, terá certamente comida diferente de uma festa no inverno. Comece a pesquisar ideias com tempo e faça uma lista para depois poder preparar a lista de compras ou fazer as encomendas. Se está com falta de ideias, espreite este albúm cheio de ideas de comida para festas que juntei para si.
  • Jogos e diversão – uma coisa que não pode faltar nesta festas são os jogos. Existem vários próprios, desde adivinhar a data do nascimento ao tamanho da barriga, em fim, muitas fora de se divertirem. Espreite algumas das sugestões que juntei aqui.
  • Faça um plano para o dia – para terminar e de forma a garantir que tudo corre bem no dia, sugiro que liste todas as coisas que precisa tratar, assim como organizar os horários e responsáveis por tratar ou trazer algo. Aliás a melhor forma de fazer este planeamento é da forma inversa, ou seja, comece por anotar a hora da festa e trabalhe para trás. A que horas precisa sair de casa? A que horas tem de marcar cabeleireiro? A que horas vai levantar o bolo? Assim, até ter tudo anotado e planeado. É fácil, na confusão do dia, esquecermo-nos de alguma coisa, e fazendo este planeamento vai ver que tudo corre melhor.

Pronta para organizar um dia especial em família e com amigos?


Precisa de ajuda?

Se mesmo assim sente-se desorientada e sem saber por onde começar a organizar a organizar a sua casa e a sua vida para a chegada do seu bebé, adquira o meu Guia Prático: como organizar a chegada do meu bebé ou fale comigo para lhe apresentar os serviços que disponho de organização baby.

Posso ajudar a organizar cada etapa da sua gestação – da gravidez ao pós-parto – de maneira personalizada, para que não perca os momentos mais bonitos deste período, nem a sua saúde mental.


Como organizar um chá de bebé

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply