Método Japonês de 5S para organizar a sua casa

organização

Em finais de 2016 mudei de área na empresa onde trabalho. Deixei 10 anos como gestora de marketing e passei a fazer uma coisa completamente diferente: gestão de projetos de melhoria contínua. Na altura, tinha ouvido falar muito ao de leve sobre as filosofias Kaizen e Lean, mas à medida que comecei a trabalhar mais e mais com ela, comecei a perceber que a filosofia de melhoria contínua, de gestão visual, 5S, de resolução de problemas, que tanto se aplica nas fábricas e na área de serviços, também se pode aplicar a qualquer outro aspeto da nossa vida, nomeadamente, à organização da casa.

O que é a filosofia Kaizen?

Kaizen é uma palavra japonesa que significa ‘mudança para melhor’ ou ‘melhoria contínua’. Mais do que uma ferramenta, é uma forma de pensar ou filosofia. Aquilo a que eu gosto de chamar mindset.

Essencialmente, Kaizen acredita que tudo pode ser mudado e tudo pode ser mais eficiente. Criar uma cultura Kaizen é na prática identificar e resolver um problema, eliminar desperdício de forma contínua e participativa. Por esse motivo, implementar Kaizen exige colaboração, dedicação e comprometimento.

Em resumo: o Kaizen tenta melhorar um todo criando padrão, aumentando a eficiência e eliminando o desperdício e como resultado, poupa-se tempo, dinheiro, espaço e recursos.

Soa-lhe familiar?

Como aplicar a filosofia Kaizen e os 5S em sua casa?

Uma das ferramentas utilizadas pelo Kaizen é a aplicação de uma metodologia 5S para a organização de um espaço. O nome 5S é dado porque cada uma das fases deste processo, começa por S: seiri, seiton, seiso, seiketzu e sheitzuke. Mas como é que pode aplicar a metodologia 5S à sua casa? Vou explicar a seguir.

1. SEIRI – ou CLASSIFICAÇÃO

A primeira etapa do processo 5S consiste em fazer a triagem de todos os objetos que quer que fiquem ou que saiam . Nesta fase vai eliminar os artigos ou objetos que não acrescentam valor à sua casa, o que está a mais, o que não tem mais utilidade e está a tornar-se um obstáculo para criar a casa dos seus sonhos. O habitual é retirar tudo do sítio, para poder ter a visibilidade e clareza de todos os objectos a escolher. O destino de cada objeto ou artigo é traçado nesta fase: ficar, doar, arranjar, vender ou colocar no lixo/reciclagem. Por exemplo, comece por uma simples gaveta. Deite tudo para fora e faça esta classificação.

DICA PROescreva numa folha o que quer fazer às coisas – ficar, doar, vender, lixo – e use para visualmente ajudar a dar-lhes um destino

2. SEITON ou ORGANIZAÇÃO

Uma vez que tenha escolhido o que fica, vai então encontrar um sítio para esse objeto na sua casa. Se cada objeto tiver o seu lugar, ficará saber para onde deve voltar depois de ser usado. E assim. Um a um, os objetos ganham um lugar dentro da sua casa e todos (e isto é especialmente importante se dividir o espaço com mais gente) sabem onde fica esse lugar. Se tudo voltar ao seu lugar, vai saber onde encontrá-lo da próxima vez e nunca mais vai perder tempo à procura. Menos tempo à procura, mais tempo livre e energia para usar em coisas que realmente lhe interessam. Soa-lhe bem, não soa?

DICA PROorganize os objetos da mesma categoria juntos e use etiquetas para identificar esse espaço. Por exemplo,use um cesto para guardar todos os produtos de limpeza da casa, escreva no cesto de forma visível “Limpeza da Casa”, na cozinha passe todos os produtos secos para frascos transparentes e identifique cada frasco com o conteúdo.

3. SEISO ou LIMPEZA

Não me canso de falar em limpezas e em criar rotinas de limpeza para a sua casa. Limpar a casa não é uma tarefa fácil, muito menos, se a sua casa estiver atafulhada de coisas ou tiver objetos fora do lugar. Por esse motivo é que os primeiros dois passos deste processo são tão importantes: depois de libertar espaço da sua casa e de colocar os objetos no sítio certo, vai ser mais fácil limpar a casa e manter-la em ordem. Ao fim e ao cabo, uma casa limpa também é benéfico para a nossa saúde física e mental.

DICA PROTenha um cesto de limpeza com todos os produtos que precisa para fazer a limpeza da casa. A ideia é simples: coloque num cesto todos os produtos que precisa para fazer a limpeza da casa. Assim, quando chega a hora de começar, é só pegar no cesto.

4. SEIKETZU ou PADRONIZAÇÃO

Criar padrão para as suas ações é o primeiro passo para garantir que os 3 passos anteriores são cumpridos. Por vezes pode não fazer sentido, mas se quer que as coisas sejam feitas de uma forma na sua casa tem de definir essa forma. Crie padrões e normas para as tarefas que quer realizar em casa, mas principalmente como as quer feitas. Tem de ficar claro para toda a familia que todas as manhãs as camas têm de ser feitas, que têm de lavar os dentes antes de deitar, que a roupa é colocada no cesto todos os dias, e se a casa tem de estar limpa, criar rotinas de limpeza é fundamental.

5. SHEITZUKE ou DISCIPLINA:

O último passo do processo 5S é cumprir os padrões e normas que estabeleceu no passo anterior. Interiorizar a mudança é o primeiro passo para passar de mera tarefa a hábito. Não é por nada que estou sempre a falar das 8 tarefas que faço diariamente para manter a minha casa em ordem por mais tempo. Faça o desafio e verá que depois de um tempo fazer a cama todos os dia de manhã passará de mera tarefa a uma hábito tão natural como acordar.

DICA PRO Se está com dificuldades que a sua família, principalmente os miúdos, cumprarm as regras ou ajudem em casa, crie quadros com tarefas com recompensas. À medida que o tempo for passando, as tarefas mais básicas acabam por se tornar rotinas e só vai recompensar as atitudes fora da caixa ou proativas.


Lembre-se. Uma casa organizada vai poupar-lhe dores de cabeça e evitar discussões. Rotinas organizadas poupam dinheiro (como uma lista de compras para uma ementa já desenhada). Objetos no sítio poupam tempo e retrabalho (que não perde a procurar ou a refazer). Ter unicamente os objetos necessários liberta espaço em casa (espaço para viver e conviver). Mas principalmente, uma casa organizada vai ser menos desgastante para si (mais energia para viver a sua vida).

Ainda precisa de razões para organizar a sua casa?


Quer organizar a sua casa? Eu posso ajudar!

Já viu todos os benefícios de uma casa organizada? Se gostava de mudar a sua vida através da organização fale comigo para lhe apresentar os serviços que disponho de organização presencial e virtual. Se sente que precisa de ajuda, mas não sabe por onde começar, marque comigo uma primeira conversa para entender como posso ajudar. Vamos mudar a sua vida?


Organize a sua casa o método 5S

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply