Inventário de despensa e congelador

organização

Um dos meus grande aliados na preparação das ementas da semana é o meu inventário de congelador e de despensa. Sem eles não consigo organizar-me!

Sabia que uma das dicas pro de poupança na hora de ir às compras é ter uma despensa, frigorífico e congelador organizados? E para mim o primeiro passo para ter rotinas melhores em casa.

Se tiver uma despensa organizada, consegue ter visibilidade de todos os produtos que tem em stock. Desta forma vai ser mais fácil perceber o que tem e o que precisa comprar. O frigorífico e congelador é a mesma coisa. Tire o máximo partido das gavetas e prateleiras e organize ambos dividindo os produtos por categorias.

Para controlar o stock de produtos, tenho um inventário do conteúdo da minha despensa e congelador. Sim, algo tão simples como uma lista, com nomes, quantidades e datas de validade. É melhor forma de poupar tempo e dinheiro através de uma gestão mais eficiente e eficaz da comida.

Dica pro: caso separe legumes ou congele comida em sacos ou embalagens, não se esqueça de escrever com uma caneta permanente a data e o conteúdo das embalagens ou sacos. Só assim vai conseguir saber há quanto tempo está guardado e o conteúdo da embalagem.

Como faço o inventário da minha despensa e congelador?

É bem simples: tenho uns cartões onde aponto tudo. Escrevo no topo se é Despensa ou Congelador e depois vou dividindo por categorias.

No caso do Congelador, faço a divisão como faço no próprio congelador: carne, peixe, legumes, refeições prontas, sobremesas e outros. Tomo nota sempre do nome do produto, e a quantidade, que normalmente é em gramas. Desta forma sei se é uma refeição para 4 ou para 6. E por último, a data em que foi guardado e a sua data de validade.

Para a despensa faço o mesmo, divido em categorias e vou tomando nota: enlatados, bolachas, massas/arros, cereais, etc. É uma questão de apontar a data de validade e as quantidades. Se tenho mais do que um produto faço uma bolinha com uma cruz e vou preenchendo a bolinha à medida que vou usando o produto.

Por onde começar?

Se quer começar por algum sítio, sugeria fazer um inventário do seu congelador primeiro. Por norma, é um sítio mais “escondido” que a despensa e alguns produtos, depois de congelados ficam sem se perceber bem o que são. Mais uma razão para escrever na embalagem o conteúdo e a data.

  1. Retire todo o conteúdo do seu congelador.
  2. Aproveite para dar uma limpeza nas prateleiras e gavetas.
  3. Faça uma triagem dos produtos: tudo o que estiver com mau aspeto, queimado pelo gelo ou fora do prazo de validade, deve ir para o lixo.
  4. Para o que fica, assegure-se que fica bem acondicionado: mude para sacos ou embalagens de congelação próprios.
  5. Faça a lista de tudo o que regressa ao congelador. Pode usar cartões como eu ou o template que disponibilizo no final deste artigo.
  6. Volte a arrumar tudo, separando os produtos por categorias. Se houver algum artigo com necessidade de escoar primeiro, deixe-o mais à vista e ponha um asterisco na sua lista para saber que esse produto deve ser usado primeiro.

Simples, certo? Não vai demorar mais de 30 minutos a fazer isto e garanto-lhe que se vai surpreender com o resultado. Para a despensa é o mesmo processo: retirar, limpar, conferir, apontar e arrumar.


Sugestão de produtos organizadores


Para terminar…

“Não comprar, enquanto não acabar”. É uma das regras que temos cá em casa e que ajuda muito a que os produtos não fiquem eternamente guardados no congelador ou na despensa. Se tiver carne ou peixe, obrigo-me a acabar primeiro com o que tenho e só depois comprar novo. O mesmo na despensa, terminar sempre primeiro o que temos antes de comprar mais.

Dica pro: tenha um cesto na despensa com os produtos já abertos ou com prazos de validade apertado e que precisa de escoar primeiro. Quando começar a preparar a ementa da semana, vá primeiro ao cesto para perceber o que pode usar e despache primeiro estes produtos.


Agora que já sabe mais uma forma de se organizar para poupar tempo e dinheiro na hora de gerir a sua despensa e congelador, que tal começar a por em prática?

Mais abaixo pode fazer download da ficha de inventário que preparei para a ajudar a dar os primeiros passos. Tem uma ficha para Congelador e uma para Despensa. Imprima e guarde em lugar visível, por exemplo, no seu Command Center. Use-as como cábulas para preparar as ementas semanais.

Partilhe comigo como correu e se sentiu diferenças em relação à sua rotina anterior!


Para fazer download da sua Ficha de Inventário, basta clicar no botão de download por baixo de cada imagem. Não tem a password de acesso? Veja mais abaixo como a pode obter.

Dica: imprima em tamanho A5 para poupar papel e use frente e verso do papel.

Inventário Despensa
Inventário Congelador

Como usar a ficha de inventário?

Imprima as fichas para começar a tomar nota dos produtos que tem no seu congelador ou despensa.

  • DATA – Use o campo data para apontar a data ou mês da compra.
  • PRODUTO/REFEIÇÃO – Escreva nome do produto ou da refeição.
  • DATA DE VALIDADE – tome nota da data de validade desse produto.
  • QUANTIDADE – assinale com um x a quantidade usando as caixas. Preencha a caixa quando o produto for usado.

Se compra regularmente produtos que usa com frequência, pode simplesmente usar a ficha para controlar o stock, uma vez que as datas de validade vão estar sempre a mudar. No caso dos enlatados, os prazos são bem alargados. Eu por exemplo, gosto sempre de trazer latas de atum e tomate em pedaços.



Para fazer download destes documentos precisa de uma password que está disponível unicamente para um grupo seleto de seguidores da Comunidade Arrumadinha. Para fazer parte desta Comunidade basta preencher o seguinte formulário:

Caso já faça parte desta Comunidade, mas não se recorda da password, por favor envie-me um e-mail para conxitamariablog@gmail.com


Este artigo contém links de Afiliados Amazon, o que significa que ao comprar algum produto através de um link recebo uma pequena comissão. Obrigada por apoiar o Blog Conxita Maria – A Arrumadinha.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply