Como organizar o frigorífico

organização

Um tema muito pedido aqui pelo Blog são dicas de como organizar melhor o frigorífico. Em tempos partilhei como organizo o meu, mas como a organização evolui e eu gosto de melhorar continuamente, fiz nova organização do meu frigorífico com a ajuda de alguns produtos da Marca GreatPlastic. Por isso, hoje abro as portas do meu frigorífico para mostrar como ficou.

Se também quer organizar o seu, sugiro que comece por fazer um organização e limpeza geral no seu frigorífico como proponho no Desafio nº5 do #10diasparameorganizar.


O lugar ideal para guardar cada coisa

Muito se fala sobre o lugar certo para organizar as coisas dentro do frigorífico, e na verdade, podemos passar a vida inteira a arrumar as coisas no sítio errado. Apesar de acreditar que cada um deve organizar o seu frigorífico adequando esta organização ao tipo de produtos que guarda, ao seu gosto pessoal e à utilização que faz em família, existem algumas “regras” básicas para guardar os alimentos, até porque cada área do frigorífico é diferente, nomeadamente, ao nível da temperatura.

Uma coisa é certa, nada no frigorífico deve ficar escondido. Ao organizar e dar um sítio para cada coisa, vai saber em todo momento o que ainda tem e o que é necessário comprar. E como no resto da casa, ter um lugar específico vai ajudar a manter a organização.

Esta é a sugestão de como organizar os produtos no seu frigorífico:

  • Em cima – na parte superior guarde produtos como iogurtes, leites, ovos, bebidas, etc.
  • No meio – guarde a charcutaria, queijo, bolos. Os produtos que usa no dia-a-dia para preparar o pequenos-almoço e lanches. Por vezes o frigorífico tem uma gaveta própria para estes produtos. Eu uso para guardar os queijos.
  • Em baixo – a parte mais fria, use para guardar sobras de comida e produtos frescos e também que precisem de descongelar.
  • Gavetas – guarde frutas e legumes. Controle a humidade dentro das gavetas ajustando a janela de entrada de ar e use cestos para agrupar por tipo de fruta ou legume.
  • Portas – por ser a parte sujeita a maior flutuação de temperatura, guarde a comida menos perecível nesta secção do frigorífico. Coloque aqui as conservas, molhos, doces, bebidas, manteiga, margarina, etc.
Frigorífico Organizado

Como organizar?

  • Use produtos organizadores como caixas para juntar os produtos por categorias. Prefira embalagens transparentes para ser mais fácil de visualizar o seu conteúdo. A GreatPlastic tem uma gama específica para frigorífico, como por exemplo:
    • Caixas organizadoras de diversos tamanhos
    • Caixa porta-ovos
    • Organizador de latas
    • Porta-garrafas
  • Pode usar etiquetas ou uma caneta para identificar o conteúdo das caixas ou cestos.
  • Para guardar alimentos de forma segura, escolha embalagens adequadas para o frigorífico e que se possam empilhar umas em cima das outras. Por exemplo, eu prefiro embalagens quadradas a redondas.
  • Nunca guarde alimentos na sua embalagem original, como por exemplo os enlatados. Transfira sempre para uma embalagem com tampa.
  • Se tem produtos quase a passar do prazo, reserve um cantinho para eles de forma a dar-lhes uso primeiro. E se tem produtos específicos para os lanches da escola ou trabalho, reserve também uma secção do frigorífico para agrupar todos estes produtos.
  • Use cestos para organizar fruta e legumes dentro das gavetas. Vai facilitar na hora de limpar, caso algum legume ou fruta comece a deitar líquido.
  • Tire um tempo da sua semana para deixar alguma comida já preparada. Pode fazer logo a seguir às compras:
    • Lave alface, seque bem e guarde dentro de uma embalagem. Vai ser que consegue que dure mais.
    • Corte fruta e legumes e guarde em caixas para ir usando durante a semana.

Comida que não se guarda no frigorífico?

Existem alguns alimentos que não devem ser guardados no frigorífico, tais como:

  • Batatas
  • Cebolas
  • Alho
  • Tomate (eu guardo!)
  • Azeite
  • Café
  • Mel

Espreite a nova organização do meu frigorífico

Assim ficou o meu frigorífico depois da organização com os produtos da GreatPlastic. Já tinha tudo mais ou menos organizado, mas com esta nova redistribuição ficou melhor. De todas as indicações acima, a única que não estou a cumprir, é o leite na porta do frigorífico.

Um frigorífico organizado é uma das chaves para ter rotinas mais eficientes e eficazes

Usei as caixas da GreatPlastic para juntar produtos da mesma categoria, como iogurtes e sobremesas e também as embalagens por abrir de fiambre e charcutaria. Quando a embalagem é aberta, guardo em caixas próprias. Os queijos ficam guardados na gaveta.

Caixas organizadoras para agrupar produtos do mesmo tipo.

Todas as latas ficaram organizadas no porta-latas da GreatPlastic na prateleira superior, em vez de na porta do frigorífico. E como retirei os ovos também da porta e os guardei neste porta-ovos na mesma prateleira, ganhei espaço para guardar outros produtos na porta, como os cremes de barrar e a manteiga.

Porta-latas e porta-ovos.

Na parte inferior continuo a guardar as sobras de comida dentro destas embalagens e nas gavetas fruta e legumes. Uso os cestos para dividir a fruta e porque facilita muito no hora de limpar.

Sobras de comida organizadas em embalagens

Os porta-garrafas da GreatPlastic são ótimos para aproveitar o espaço dentro do frigorífico, se já não tiver espaço na porta. O modelo mais pequeno usei para a garrafa de vinho e o modelo maior para a garrafa de 2 litros de refrigerante. As garrafas ficam deitadas no sítio e não andam de um lado para o outro na prateleira. E o melhor é que se tiver espaço em altura, pode empilhar dois porta-garrafas e duplica a organização.

Porta-garrafas para organizar as garrafas

Na porta guardei os doces, as manteigas, cremes de barras, leite, iogurtes líquidos, sumos, água e molhos. Sei que não é suposto guardar o leite na porta, mas eu gosto e é mais prático. E o certo é que não cabem ao alto na prateleira de cima. Como eu disse no início, a organização também tem de se adaptar ao seu gosto e rotinas.

A porta é a zona com mais flutuação de temperatura

É bom rever a organização de vez em quando. Adaptar e ajustar a novas rotinas é fundamental para que essas mesmas rotinas também funcionem.

Para terminar, não se esqueça de ler as minhas 12 dicas para manter o seu frigorífico organizado por mais tempo. Um frigorífico organizado vai permitir ter a visibilidade total do seu interior e gerir melhor o seu conteúdo. Evite desperdício, poupe tempo e dinheiro, ganhe o controlo do seu frigorífico e passe a fazer uma gestão mais eficiente e eficaz da sua cozinha.


Produtos GreatPlastic

Pode comprar os produtos da Marca GreatPlastic em diversos lojas em Portugal, como por exemplo, Lojas do Chinês. Gostei bastante da qualidade dos produtos, não só a gama de frigorífico como a restantes gama de organizadores que tive oportunidade de mostrar nas minhas stories do Instagram. Por favor pergunte pelos produtos da Marca diretamente na loja. Em Sintra, pode encontrar na Loja do Chinês em Mem Martins, perto da Micolandia. Siga a Marca no Instagram e Facebook para saber todas as novidades dos seus produtos.

Obrigada à GreatPlastic por apoiar o Blog Conxita Maria Arrumadinha e por Patrocinar este artigo. Todos or organizadores usados neste artigo, foram oferta da Marca.


You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply