Como limpar a máquina da roupa

organização

Um pedido que me têm feito muito aqui pelo Blog é para explicar como faço a manutenção e limpeza da nossa máquina da roupa. Da loiça, como já falei em tempos e partilho na minha página de instagram, faço uma vez por mês uma limpeza mais a fundo, retirando os filtros e uma lavagem com a máquina vazia a 60º. Não faço a manutenção da máquina da roupa com tanta regularidade, até porque o uso é menor, mas a sua manutenção é igualmente importante.

Nem sempre tive o cuidado de fazer esta limpeza e manutenção, o que resultou na borracha do tambor ficar com algumas manchas pretas. Foi nessa altura que me apercebi que me estava a esquecer de fazer uma manutenção periódica e poderia estar a prejudicar a performance da minha máquina.

Quando fizemos as obras de remodelação da nossa lavandaria, uma das coisas que fizemos foi investir em novas máquinas de lavar e secar, adequadas ao nosso agregado familiar, ou seja, com mais capacidade (9kgs) e mais funcionalidades do que a anterior. O investimento (apesar de termos aproveitado um desconto) ainda foi importante e me faz lembrar ainda mais da importância de fazer a manutenção regular das máquinas. Se bem cuidadas posso prolongar ainda mais a sua utilização e evitar ter de as trocar antes de tempo, o que para além de ser uma grande dor de cabeça, também é um esforço financeiro extra não planeado. Algo que ninguém quer. Verdade?

Quando deve limpar a sua máquina da roupa?

A primeira dúvida é sempre a cadência da limpeza. Pois bem, depende. Sim, depende. Tudo vai depender da utilização que fizer da máquina. Se usa mais, terá de fazer manutenções e limpezas mais regulares, se usa menos, o mesmo se aplica. Por isso, para determinar quando tem de limpar, tenha em conta a utilização que faz. Pode fazer mensalmente, de dois em dois meses, a cada seis meses.

O processo de limpeza, como vai ver a seguir, não é assim tão complicado, por isso, sugiro que inclua no seu cronograma de limpeza. Marque na agenda e faça com a regularidade que faz sentido para si. Cá por casa fazemos uma limpeza mais a fundo de 3 em 3 meses, para uma utilização de até 3 máquinas por semana. No entanto, não deixo de dar uma vista de olhos na máquina e cuidar dela todos os meses e depois de cada utilização, ou seja, verificar que não fica água na borracha do tambor ou deixar a porta aberta para arejar, etc.

Por que lavar a máquina da roupa?

A máquina de roupa pode acumular detergente e cotão e gerar maus odores e bolor no interior do tambor e da cuba. Para além de ser um ambiente perfeito para bactérias. Por esse motivo convém lavar e desinfetar o interior da máquina com regularidade. Para além disto, a máquina também pode começar a trabalhar mal (não escoar água, o tambor não rodar ou começar a emitir sons invulgares) se uma manutenção regular não for feita.

Como fazer a limpeza da sua máquina da roupa

Como limpo a nossa máquina da roupa?

A cada 3 meses, sigo estes 4 passos para fazer a limpeza e manutenção da máquina:

Limpo oa gaveta de detergente e amaciador – começo por retirar o compartimento onde colocamos o detergente e amaciador e lavo com água morna e uma escova. Para terminar, uso um pano húmido e um escovilhão para limpar o interior da ranhura onde a gaveta é colocada.

Limpo o compartimento do detergente e amaciador da sua máuina da roupa

Limpo a bomba de escoamento – outro passo importante é limpar o filtro da bomba de escoamento (normalmente está localizado na parte de frente da máquina, em baixo do lado direito). Primeiro deixo escoar a água da conduta e depois retiro o filtro. Limpo o cotão e todos os objetos estranhos das cavidades. Limpo bem o filtro com água da torneira e volto a colocar.

Limpo a bomba de escoamento

Limpo o vedante da porta e a porta – apesar de verificar sempre que não fique nada a borracha, é importante fazer uma limpeza mais a fundo. Passo um pano na borracha e no interior do tambor, e também limpo a porta com detergente suave e água morna.

Limpo o vedante da porta e a porta da sua máquina da roupa

Faço um ciclo completo com a máquina vazia – por último, faço um ciclo completo de lavagem com a máquina vazia. Normalmente uso um produto específico. Existem vários no mercado de marcas conhecidas como mostro na imagem seguinte. Basta seguir as instruções de cada produto e concluir assim a limpeza da sua máquina da roupa. Pode também vinagre para limpar.

Para além disto, 1 a 2 vezes por ano, afastamos a máquina para limpar por cima, atrás e verificar o estado das saídas e tubagens. Limpo com detergente suave e água morna as superfícies e depois seco-as totalmente.

IMPORTANTE: Esta é a manutenção que faço da minha máquina da roupa AEG, conforme as indicações do manual de instruções da marca. Não se esqueça de consultar o manual da sua máquina para verificar as dicas de manutenção, limpeza e de segurança. Se não sabe onde o colocou, procure na internet e faça download do manual online.

Manual de Instruções da máquina da roupa

Cuide dos seus eletrodomésticos

Cuidar da sua casa, não é só preocupar-se com a sua limpeza. A manutenção dos electrodomésticos também é uma parte fundamental. São estes aparelhos que lhe dão uma ajuda preciosa no seu dia-a-dia e são os seus grandes aliados nas rotinas diárias. Cuidar deles e fazer a manutenção de forma correta e regular permite que, por um lado, funcionem melhor, mas também durem mais tempo. Não se esqueça de incluir a manutenção no seu Cronograma de Limpeza. Para dar uma ajuda extra, use o meu Planner Casa Organizada.

Planner Casa Organizada

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply