
Roupa: dobrar ou pendurar?
Muitas dúvidas surgem quando falamos da organização da roupa, principalmente, que tipo de roupa deve ser dobrada e que roupa deve ser pendurada. Pois bem, a resposta é bem fácil: depende do tecido! E para dar uma ajuda extra, continue a ler para saber que roupa deve dobrar e guardar em gavetas e prateleiras e que roupa deve pendurar.
Como tomar a decisão de dobrar ou pendurar?
A escolha entre dobrar e pendurar é tão importante como escolher o cabide certo, uma vez que a escolha errada de um ou outro, pode estragar a peça de roupa, deformando, vincando ou mesmo promovendo a proliferação de bolor.
Na verdade, isto não é ciência exata, pois existem algumas peças como calças, calções, t-shirts que tanto podem ser penduradas como dobradas. Por isso, existem ainda dois fatores que acho que deve ter em consideração quando tem que decidir o que pendurar ou dobrar, para além do tecido:
- Espaço disponível – deve ter em conta o espaço que tem disponível no seu roupeiro para decidir se pendura ou dobra as peças. Passo a explicar: pessoalmente prefiro calças penduradas, no entanto, se não tiver espaço para as pendurar, pode dobrar. E o certo é que material como ganga, pode ser pendurada ou dobrada, tudo depende do espaço disponível. Por isso, neste caso, eu privilegiaria a
- Rotina diária – analise a sua rotina diária e adapte a organização do seu roupeiro ao seu dia-a-dia de forma a facilitar retirar e voltar a guardar a roupa. Um exemplo disto foi a mudança que fiz no roupeiro do meu filho, onde decidi pendurar a maioria da roupa dele para facilitar a sua rotina. As 3 vantagens de passar tudo para cabides foram:
- Passou a ter a visibilidade de toda a roupa, o que facilita escolher a peça e fazer conjuntos, e com os cabides iguais, fica toda ao mesmo nível.
- Facilita também tirar e voltar a guardar no mesmo sítio – o cabide fica livre, por isso, sabe onde devolver e o movimento de tirar a t-shirt de um cabide é mais fácil do que tirar uma t-shirt de uma pilha (numa pilha de roupa, o mas natural seria deixar cair tudo e depois deixar assim sem dobrar).
- Facilita-me a rotina da roupa, pois só preciso de passar e colocar logo no cabide. Acabaram-se as dobras.
Que tipo de tecido dobrar?
- Malha fina ou grossa
- Lã
- Crochet
- Poliéster
- Lycra
- Ganga
Que tipo de tecido pendurar?
- Algodão
- Linho
- Seda
- Cetim
- Couro
- Ganga
Exemplos de roupa para dobrar
A melhor forma de otimizar o espaço disponível é fazer uma dobra correta da roupa e guardar a peça na vertical dentro das gavetas. Desta forma, vai ter a visibilidade de toda a sua roupa quando abrir a gaveta. Para manter a organização das peças, use cestos e colmeias. Se não tem muitas gavetas, pode usar prateleiras para guardar as peças. Neste caso cestos são uma boa opção para manter as peças no sítio. Alguns exemplos de roupa que pode dobrar:
- Roupa interior como cuecas, roupa modeladora e camisolas interiores
- Soutiens sem armação podem dobrar-se, com armação guarde-os abertos, uns encaixados nos outros
- Pijamas (dobre o conjunto junto)
- Meias e collants
- Fatos de banho e biquinis
- Roupa de ginásio como tops, calções e soutiens
- Camisolas de inverno ou camisolas finas de meia estação
- Encharpes e cachecóis
- Calças (se não tiver espaço para as pendurar, pode dobrar calças de ganga ou mais grossas)
- T-shirts e Pólos de manga curta ou comprida (se tiver espaço, dobre e guarde na vertical na gaveta)
- Caso não tenha espaço para os pendurar, também pode dobrar calções e saias
Para auxiliar nas suas dobras, e garantir que ficam todas uniformes e perfeitas, pode usar um auxiliar de dobras ou gabaritos.

Exemplo de roupa para pendurar
Pendurar é, para quem tem espaço, uma opção fantástica, pois permite ter a visibilidade de toda a roupa. Depois de decidir o quer pendurar, não deixe de ler o meu artigo sobre tipos de cabides para escolher quais utilizar e espreite as 7 dicas que dou para tirar o máximo partidos deles.
- Camisas
- Blusas finas
- Tops de alças de tecido leve
- Coletes
- Calças
- Vestidos e macacões
- Saias e calções
- Polos
- Blazers, casacos e sobretudos
- Peças de cabedal ou mais estruturadas
- T-shirts e Pólos de manga curta e comprida (pendure se tiver espaço e assim evita que os colarinhos dos pólos fiquem marcados)

Em resumo, distinguir a roupa que deve pendurar ou dobrar não deve ser encarado como um bicho de sete cabeças. Já sabe: veja o material, o espaço disponível e a sua rotina diária. Em último caso, siga o seu instinto y se for preciso, faça alterações mais tarde. Boas organizações!

