Dicas para organizar o seu Computador

organização

A organização digital é tão importante como a organização real. Da mesma forma como organiza a sua casa para não perder tempo à procura das suas coisas e para saber onde as voltar a guardar, o mesmo acontece com a organização do seu computador. Se não organizar corretamente os seus ficheiros, dificilmente os encontrará quando precisar deles. Aliás, a organização digital é um dos 10 hábitos que ajudam a melhorar a sua produtividade diária.

5 dicas para organizar o seu Computador

Aqui ficam 5 dicas para organizar e manter organizado o seu computador:

  • Mantenha o seu desktop limpo – evite utilizar o desktop para guardar os documentos. Não há nada pior que entrar no computador e encontrar o seu ecrã principal cheio de documentos. No entanto, se usar o desktop para guardar alguns documentos temporariamente, por exemplo, antes de os arquivar, alinhe os documentos a um dos lados para que seja mais fácil de os visualizar.
  • Crie pastas e sub-pastas para organizar os seus documentos. Evite espalhar os documentos pelo computador ou guardar em pastas sem uma ordem específica. Crie pastas com nomes que sejam fáceis de reconhecer para si, e agrupe temas ou categorias de arquivos que façam sentido juntos.
    • Por exemplo, organize fotos criando uma pasta chamada fotos, e depois crie uma para cada ano e depois dentro de cada ano crie pastas para eventos específicos. Organize por datas para que as pastas fiquem organizadas cronologicamente. Assim, vai ser mais fácil e rápido encontrar uma determinada foto.
  • Coloque nome nas pastas e chame corretamente os ficheiros – nada pior do que andar à procura de um ficheiro entre as 10 pastas “New Folder” que existem no computador, ou a versão correta de um ficheiro entre vários com nomes parecidos ou iguais com a terminação em 1, 2 ou 3. É fundamental que nomeie corretamente as pastas e os ficheiros.
    • Uma forma fácil de identificar as pasta é personalizá-las o ícones: abra a pasta e, dentro dela, clique com o botão direito do rato. Selecione “Propriedades”, abra a aba “Personalizado” e então, “Imagens de Pasta”. Isso permitirá mudar o ícone comum da pasta e personalizá-la. No caso da pasta de fotos, uma ideia é usar a imagem de uma câmara, por exemplo.
  • Faça um backup regular dos conteúdos do seu computador – compre um disco externo ou use um serviço de cloud para ter uma cópia de segurança de todos os seus documentos.
  • Faça uma limpeza regular – esvazie o lixo, limpe os ficheiros temporários, apague ficheiros que já não necessita. Um computador cheio de lixo vai torna-lo mais lento.

Se não tem um computador organizado, está na hora de reservar um tempo para o fazer. Se acha que vai ser uma tarefa muito grande, divida em tarefas mais pequenas e vá fazendo aos poucos.


Dicas para Organizar o seu Computador

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply