
‘Destralhar a casa’: o que significa e porque deve fazê-lo
Se sente que perde demasiado tempo a organizar a sua casa, e mesmo assim parece que nunca nada está arrumado, talvez esteja na hora de destralhar.
A verdade é que todos temos aquela divisão, cantinho ou roupeiro da casa onde colocamos tudo o que não sabemos bem onde guardar. E aquela gaveta que até dá medo de abrir, só de pensar em toda a tralha que por lá anda. Mas tudo isto são sinais de que a sua casa está mesmo a precisar de um bom destralhe.
O que é destralhar?
De acordo com o Dicionário da Lingua Portuguesa: des·tra·lhar (des- + tralha + -ar), é um verbo transitivo e intransitivo que significa “Retirar ou desembaraçar- se de tralha ou de coisas inúteis”. Na prática, e associado à nossa casa, estamos a falar de nos libertarmos de objetos que já não fazem sentido ter me nossa casa, de libertarmos espaço ocupado por coisas que já não usamos. Em suma, é fazer escolhas sobre os objetos que efetivamente queremos ter em casa. As chamadas “tralhas” que vamos acumulando ao longo dos anos sem nos apercebermos até que um dia nos deparamos com coisas a mais em casa: quer seja porque começamos a fazer uma arrumação em determinada divisão ou porque, por exemplo, vamos mudar de casa.
Destralhar não é uma tarefa fácil para todas as pessoas. Há quem tenha mais facilidade em eliminar coisas e fazer escolhas, outras pessoas simplesmente bloqueiam por apego, medo ou indecisão… Pois são tantas as razões que nos podem levar a manter um objeto que claramente não vai ser usado me casa.
No processo de organização, destralhar é um dos primeiros passos, uma vez que nunca se deve organizar sem antes fazer uma seleção dos objetos. Por isso, sempre que decida fazer uma organização em sua casa, já sabe que antes de voltar a guardar as coisas no sítio, deverá fazer uma seleção do que é para ficar. Faz sentido, certo? Nunca devemos organizar sem antes destralhar. Não é por acaso que a palavra Destralhar vem antes de Organizar no dicionário!
Por quê destralhar a casa?
A nossa casa deve ser o nosso local de refúgio, onde nos sentimos em paz e relaxadas. E isso não é possível:
- Quando temos ‘demasiadas coisas’ e pouco tempo para as organizar
- Quando nos sentimos sobrecarregadas com a quantidade de coisas que temos de limpar
- Quando nunca sabemos onde encontrar o que precisamos
Eu mesma já fui assim, e do que mais me recordo é do quão ansiosa me sentia quando pensava na quantidade de horas que ia ficar a limpar e arrumar, mesmo depois de um dia inteiro de trabalho… Mas depois percebi que não tinha (nem devia) ser assim.
Por causa disso, comecei cada vez mais a procurar por soluções que me ajudassem a acabar com esta sensação de ser refém da minha própria casa… e foi aí que o destralhe entrou na minha vida. O tempo que ganhei para o que é realmente importante para mim foi o que o fez ficar para sempre.
Acredito mesmo que destralhar é o o segredo para conseguir limpar e organizar a casa da forma mais simples e eficaz possível, enquanto ganha tempo para si e para a sua família. O ato de destralhar ajuda a que nos libertemos dos chamados excessos. Nunca pensou que o estado da sua casa é o reflexo também da sua mente? Uma casa desarrumada, significa muitas vezes que também a nossa cabeça está desordenada.
Por onde começar a destralhar a casa?
Se se identifica com tudo o que falei antes e gostava de dar os primeiros passos ou mesmo simplesmente procura um incentivo extra para destralhar a sua casa pode começar por ler o meu artigo “Como começar a destralhar a casa”, onde para além de lhe dar dicas do que fazer, ainda lhe disponibilizo uma Lista Gratuita com “50 Coisas para Destralhar da sua Casa”.
Se quer acabar com:
- As horas infinitas à procura de coisas
- Os armários tão cheios que já nem as portas fecham
- A sensação de estar tudo fora do lugar mesmo quando acabou de arrumar
- O sentimento de culpa de ter gasto dinheiro e tempo em tudo o que não necessita
….não deixe passar esta oportunidade. E porque sei que por vezes dar este passo pode não ser uma tarefa fácil, criei um Desafio Destralhar a Casa em 30 Dias, onde lhe vou mostrar como é possível destralhar a sua casa de forma leve e descomplicada, com pequenos passos bem simples e fáceis de aplicar.
Desafio Destralhar a Casa em 30 Dias
Com este desafio vou:
Durante 30 dias vou dar-lhe um mini-desafio diário. Nada complicado, afinal o dia-a-dia de uma família já é estressante por si mesmo. Mas garanto-lhe que no final do desafio não só se sentirá mais leve como também verá a sua casa da mesma forma!
- Guiá-la e ajudá-la a perceber o que não faz sentido manter
- Ajudá-la a deixar de se sentir estressada com a rotina e limpeza da casa
- Dar-lhe tempo para o que é realmente importante para si
E porque acredito que juntas vamos mais longe, criei um grupo no WhatsApp para que possa partilhar dúvidas e receios, trocar experiências, e sentir-se motivada e apoiada ao longo de todo o desafio. Nunca duvide do poder de nos sentirmos em comunidade.
Entre aqui e veja tudo o que desafio Destralhar a Casa em 30 Dias tem para lhe oferecer!

