Como limpar a máquina da loiça

limpeza da casa

Uma das tarefas que não pode falhar todos os meses aqui em casa é fazer a manutenção da nossa máquina da loiça. Como já falei neste artigo e partilho na minha página de instagram, faço uma limpeza mais a fundo, retirando os filtros e uma lavagem com a máquina vazia a 60º uma vez por mês. Esta cadência tem a ver com a utilização diária (e por vezes duas vezes ao dia) da nossa máquina.

Se fazer uma manutenção regular da máquina de lavar loiça ajuda a prolongar o seu tempo de vida, também garante um melhor funcionamento e loiça bem lavada. Por esse motivo, é indispensável que faça com a regularidade que achar melhor, uma limpeza geral. Não sabe como? Hoje explico o passo-a-passo de como fazer a manutenção e limpeza da sua máquina de lavar loiça.

Lavar à mão ou na máquina?

De acordo com a Deco “no programa normal ou automático, a máquina gasta, em média, 13 litros de água por ciclo. Lavar à mão, com enxaguamento incluído, implica gastar uma média de 60 litros”. Ainda tem dúvidas sobre a poupança que tem ao usar a máquina para lavar a loiça em casa?

Quando deve limpar a sua máquina da loiça?

Considerando uma utilização normal , ou seja, utilizar todos os dias ou dia sim dia não, a máquina deve ser limpa mensalmente. O processo de limpeza, como vai ver a seguir, não é assim tão complicado, por isso, sugiro que o inclua no seu cronograma de limpeza.

Marque na sua agenda, por exemplo, fazer a manutenção o primeiro fim-de-semana de cada mês. Eu faço sempre ao domingo, pois é quando o bi-horário dura o dia todo e assim não estou preocupada com as horas. Outra opção, é fazer durante a noite. Programe a lavagem e depois acorde no dia seguinte com a máquina limpa e pronta para mais um mês de trabalho.

No entanto, e apesar de fazer esta limpeza mensalmente, não deixo de dar uma vista de olhos na máquina depois de casa utilização, ou seja, verificar que não fica água no fundo da máquina, que a loiça ficou bem lavada, que não há muito restos de comida no filtro ou que se tenha partido algum copo. Também estou atenta a algum barulho estranho durante a lavagem.

Se não sabe à quanto tempo fez a última limpeza, estes são alguns dos sinais que podem dar a entender que a sua máquina está a precisar de uma:

  • Loiça mal lavada (restos de comida e sentir gordura ao toque)
  • Mau cheiro
  • Filtro sujo e com restos de comida
  • Pulverizadores entupidos
  • Porta e paredes da máquina com sujidade

Porque lavar a máquina da loiça?

Da mesma forma como a máquina da roupa pode acumular detergente e gerar maus odores e bolor no seu interior, o mesmo pode começar a acontecer com a sua máquina da loiça. A máquina da loiça é o ambiente perfeito para bactérias e fungos resultado da acumulação de restos de comida e detergente e por esse motivo convém lavar o seu interior.

Para além de melhorar o seu funcionamento, a manutenção regular da sua máquina vai prolongar a sua vida útil e evitar despesas desnecessárias antes de tempo. Inclusive, problemas que possam vir a surgir na canalização, resultado da acumulação de calcário.

Como limpar a máquina da loiça

5 passos para limpar a máquina da loiça

Todos os meses, sigo estes 5 passos para fazer a limpeza e manutenção da máquina:

  1. Retiro o filtro e os chuveiros e lavo tudo – começo por retirar o filtro da máquina e os chuveiros e lavo com água morna e uma escova. Nos chuveiros tenho o cuidado de verificar que nenhum buraco está entupido e de retirar algum resto de comida que possa estar preso. Depois de lavar volto a colocar no sítio.
  2. Limpo a borracha da porta e a porta – a borracha da porta é um local que, por norma, acumula restos de comida e pode cheirar mal. Passo um pano na borracha a toda a volta da máquina, mas em especial na que se encontra na parte inferior da porta – tendo o cuidado de limpar no interior da borracha.
  3. Limpo o interior da máquina – passo um pano húmido nas paredes e fundo da máquina para retirar algum excesso de sujidade.
  4. Faço um ciclo completo com a máquina vazia – para terminar, faço um ciclo completo de lavagem com a máquina vazia.
    1. Produtos de marca – pode usar um produto específico para limpeza da máquina. Existem vários no mercado de marcas conhecidas e muitos supermercados já têm um produto de marca própria a preços bastante acessíveis (algumas sugestões no final deste artigo). Basta seguir as instruções de cada produto e concluir assim a limpeza da sua máquina da loiça, mas por norma, é um programa completo superior a 60graus.
    2. Solução natural – se preferir usar algo mais natural, pode colocar uma taça, na prateleira de cima da sua máquina, com vinagre de limpeza até cerca de metade da taça e fazer um ciclo.
  5. Faço uma segunda lavagem no filtro – depois do programa terminar, verifico que a embalagem de detergente está vazia e volto a retirar o filtro e limpar. É natural que o filtro volte a ficar sujo depois desta lavagem mais intensa. Desta forma garante que a sua máquina fica completamente limpa e pronta para mais um mês de lavagens!

Aproveito também, no fim, para encher o depósito de sal e abrilhantador.

Limpeza do interior
Máquina da Loiça

Ainda, 1 a 2 vezes por ano, afastamos a máquina para limpar por cima, atrás e verificar o estado das saídas e tubagens. Limpo com detergente suave e água morna as superfícies e depois seco-as totalmente.

IMPORTANTE: Esta é a manutenção que faço da minha máquina da loiça, conforme as indicações do manual de instruções da marca. Não se esqueça de consultar o manual da sua máquina para verificar as dicas de manutenção, limpeza e de segurança. Se não sabe onde o colocou, procure na internet e faça download do manual online.

Produtos de Limpeza da Máquina da Loiça

Cuide dos seus eletrodomésticos

Cuidar da sua casa, não é só preocupar-se com a sua limpeza. A manutenção dos electrodomésticos também é uma parte fundamental. São estes aparelhos que lhe dão uma ajuda preciosa no seu dia-a-dia e são os seus grandes aliados nas rotinas diárias. Cuidar deles e fazer a manutenção de forma correta e regular permite que, por um lado, funcionem melhor, mas também durem mais tempo. Não se esqueça de incluir a manutenção no seu Cronograma de Limpeza. Para dar uma ajuda extra, use o meu Planner Casa Organizada.

Planner Casa Organizada

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply