5 ideias para organizar receitas

organização receitas

Se gosta de cozinhar e de coleccionar receitas, hoje partilho 5 ideias de como pode organizar este item e deixar de perder tempo à procura da sua receita preferida. Existem várias opções de acordo com o seu gosto pessoal, o tempo e o esforço que quer investir, se procura começar do zero ou se quer organizar arquivo passado. O importante é que, escolha a opção que escolher, a tarefa de registar, guardar e consultar as suas receitas preferidas passe a ser simples.

5 ideias para organizar receitas

Caderno ou livro de receitas – se gosta de escrever as suas receitas ou adaptar alguma que já conhece, uma boa solução pode ser ter um caderno de receitas. Pode ser um caderno normal, ou pode adquirir um específico para receitas, que já tem campos predefinidos e basta preencher. O importante é que crie um sistema para registar as suas receitas e que as organize para facilitar a sua posterior actualização e procura. Crie, por exemplo, um índice e separe por categoria de receita (sobremesa, entrada, etc). Existem vários no mercado como por exemplo:

Fichas – Estas opção é das minhas preferidas. Pode ter uma caixa ou dossier com todas as receitas em fichas, organizadas por temas (almoço, petiscos, sobremesas…), e na hora de cozinhar a receita, basta tirar a ficha e voltar a guardar quando terminar. Pode usar a parte da frente para escrever a receita e a parte de trás para escrever a lista de ingredientes. No final deste artigo, disponibilizo um template gratuito para que organize as suas receitas em fichas. Basta imprimir. Eu usei estas fichas. Mas se não quer estar com trabalhos, a Purple Pineapple tem uma caixa muito gira para guardar as suas receitas com os cartões e separadores incluídos.

Apps – Se por outro lado, prefere usar ferramentas digitais para organizar as suas receitas, tem diversas apps que permitem criar os seus próprios livros de culinária. A MyCookBook permite-lhe criar o seu livro de receitas eletrónico (e mais tarde até mandar imprimir um livro com todas as receitas). Mas existem várias apps de receitas que já trazem uma série delas guardadas como a Tasty – um guia de cozinha com mais de 3000 receitas na ponta dos dedos ou a Kitchen Stories onde pode fazer download de milhares de receitas gratuitas, vídeos de passo-a-passo e artigos sobre culinária, com a possibilidade de publicar as suas próprias receitas.

Dossier – Se prefere coleccionar as receitas de revistas e jornais, fascículos culinários ou mesmo escrever as suas receitas em folhas e guardar, ter um dossier pode ser a melhor opção. Só precisa de ter um dossier e separadores. Organize por categoria de receita, tenha todos os recortes organizados e sempre à mão. Para dar um ajuda, vai encontrar no final deste artigo um template gratuito para que organize as suas receitas.

No computador – Crie uma pasta no seu computador para arquivar todas as receitas e ebooks que encontra online. Crie sub-pastas para organizar as receitas por categorias e facilitar a sua consulta.

Caso tenha uma coleção grande livros de receitas, uma sugestão é usar post its para assinalar as suas receitas preferidas e assim facilitar a sua procura. Crie as regras e escolha post its de cores diferentes para categorias diferentes.

Já escolheu a sua preferida? Se sim, está na hora de começar a organizar as suas receitas. Aproveito para deixar algumas sugestões de categorias que pode usar para organizar as suas receitas: entradas, saladas, sopas, lanches, bolos, sobremesas, petiscos, carne, peixe, vegetariano, bebidas e massas.


Sugestão de mais alguns produtos para ajudar a organizar as suas receitas:

Este artigo contém links de Afiliados Amazon, o que significa que ao comprar algum produto através de um link recebo uma pequena comissão. Obrigada por apoiar o Blog Conxita Maria – A Arrumadinha.


Checklists gratuitas para ajudar a organizar as suas receitas

Para ajudar a organizar as suas receitas criei 2 ficheiros:

  • Modelo de Cartão de Receita – use este download para organizar as suas receitas em cartões de 15*10. Imprima frente e verso para maximizar o espaço do cartão, e guarde numa caixa ou arquivador.
  • Modelo Ficha de Receita – use este modelo para organizar as suas receitas num dossier ou pasta.

Para fazer download destas listas e checklists, basta clicar no botão de download por baixo da imagem. Não tem a password de acesso? Veja mais abaixo como a pode obter.

Ficha de Receita
Cartão de Receita

Para fazer download destes documentos precisa de uma password que está disponível unicamente para um grupo seleto de seguidores da Comunidade Arrumadinha. Para fazer parte desta Comunidade basta preencher o seguinte formulário:

Caso já faça parte desta Comunidade, mas não se recorda da password, por favor envie-me um e-mail para conxitamariablog@gmail.com


Como organizar as suas Receitas

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply