Cabides: como escolher o certo

organização

Em tempos partilhei, em jeito de brincadeira-séria, uma Mandamento Arrumadinha que dizia “Não usarei cabides de lojas e lavandarias no meu roupeiro” na minha página de Instagram. Digo em jeito de brincadeira- série, porque quem nunca? Quem nunca guardou um cabide da loja no seu roupeiro, ou guardou a camisa diretamente da lavandaria no roupeiro? Mas o certo é que se existem diferentes tipo de cabides é por alguma razão. E porque sei que não é um tema de fácil perceção, exatamente por haverem diferentes tipos de cabides no mercado, decidi reunir neste artigo toda a informação que precisa para aprender a escolher o cabide certo para a sua roupa. Vamos a isso?

6 tipos de cabides para organizar a sua roupa

Existem muitos tipos de cabides no mercado, e para não a confundir muito, escolhi só 6 por serem os mais utilizados.

Cabide de madeira – são muito resistentes e duradouros e por isso ideias para casacos, blazers, camisas e vestidos, em especial peças mais pesadas e estruturadas. No entanto, costumam ser mais caros e ocupam mais espaço do que qualquer outro tipo de cabides e por isso, desaconselhado se tem pouco espaço no roupeiro. No mercado existem em várias cores, sendo que os mais usados são os de cor de madeira e brancos.

Cabide de Madeira
Cabides de Madeira
Cabides de Madeira

Cabide de veludo (ou flocado) – os meus preferidos , pois são finos e por isso ocupam muito menos espaço do que outros cabides. O que significa que conseguem guardar muitas mais peças, do que por exemplo, com cabides de madeira. Para além disto, não deixam escorregar as peças o que é ideal para blusas ou tops mais delicados. De qualquer forma, este cabide serve para qualquer tipo de roupa: camisas, blusas, calças, t-shirts…Existem em diversas cores o que é um plus, pois pode combinar a cor dos cabides com a cor do interior do seu roupeiro. Pessoalmente tenho todos os meus cabides de veludo (com a exeção dos que uso para casacos e blazers, que são de madeira), no entanto tenho em preto o que por vezes pode ser chato, pois deitam um pouco de pelo e acabo por ter de limpar o pó com mais frequência, para apanhar esse cotão. Por esse motivo, caso opte por este tipo de cabide, sugiro que escolha de cores claras, como por exemplo estes de cor marfim.

Veludo da Primark
Cabide de veludo

Cabide com pinças – este tipo de cabide é caracterizado por ter 2 pinças em cada lado, e é utilizado para pendurar peças como saias, calções e até calças. Hoje em dia já pode encontrar este tipo de cabide em diversos materiais como madeira, plástico, acrílico e veludo. E até comprar as pinças em separado e aplicar a cabides que já tenha, como é o caso destas que já utilizei em cabides de veludo.

Cabide de pinças para calções

Cabide de acrílico ou plástico – antes de mudar para os de veludo, eram de plástico os cabides que usava. Economizam espaço e são, por vezes, mais baratos. No entanto, o cabide de plástico tem a tendência para deformar com o tempo, em especial se usar para pendurar peças mais pesadas, por esse motivo o cabide plástico deve ser usado para peças mais leves e com alças. Já os de acrílico são mais duráveis e esteticamente bem mais bonitos, podendo usar para pendurar qualquer tipo de roupa.

Cabide de Plástico da Ikea

Cabide de metal – este tipo de cabide é resistente se for de boa qualidade. Esqueça os de metal das lavandarias, que são de arame. Esses cabides duram pouco e podem estragar os tecidos, para além de enferrujarem com facilidade. Os de metal, de boa qualidade, podem usar-se para pendurar qualquer tipo de roupa e poupam muito espaço pois são bastante fininhos. Ideal para colocar alguma peça a secar no estendal.

Cabide infantil – são cabides de tamanho mais pequeno, ideais para roupa de criança. Existem de diversos materiais: plástico, veludo, madeira, de cetim e até perfumados. Se pretender pendurar a roupa do seu filho, não duvide em apostar na compra deste tipo de cabides, pois os cabides de adulto não são apropriados para organizar a roupa de criança. São demasiado grandes e vão deformar a roupa. Uma dica que acho sempre útil partilhar é utilizar cabides de criança para pendurar as calças de adulto. Por serem mais pequenos, são perfeitos para encaixar as calças, que num cabide de adulto acabam por ter a tendência de ficarem tombadas para um lado.

Cabides de Criança

Opções para organizar acessórios

Para além dos cabides mais tradicionais de que falei antes, existem muitos outros no mercado que servem para organizar peças de roupa e acessórios. De seguida vou mostrar alguns:

Cabide para lenços

Cabide para gravatas

Cabide “poupa espaço”

Cabides para calças

Cabides para Cintos

Cabides para Malas

Espero ter ajudado a tirar as suas dúvidas em relação ao cabide certo para organizar as suas roupas. Agora que já escolheu o cabide, espreite algumas das minhas dicas essenciais para tirar maior partido deles e proteger da melhor forma a sua roupa. E se ainda tem dúvida sobre o que pode pendurar em cabides ou dobrar, espreite este artigo onde explico tudo. Boas organizações!


como escolher o cabide certo
Aprenda a escolher o cabide certo

Este artigo contém links de Afiliados Amazon, o que significa que ao comprar algum produto através de um link recebo uma pequena comissão. Obrigada por apoiar o Blog Conxita Maria – A Arrumadinha.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply